Últimas notícias:

Loading...

Festival de Cinema Italiano exibe 24 filmes em edição online

Mostra tem produções contemporâneas, mas também exibe alguns clássicos de cineastas como Pier Paolo Pasolini e Lucchino Visconti

Ouça este conteúdo

Até 07 de dezembro de 2020

Todos os dias

24h

Bambini do meu Brasil, vocês estão preparades para a edição online do Festival de Cinema Italiano? A mostra exibe 24 filmões clássicos e lançamentos na plataforma do Belas Artes à La Carte, entre 24 de novembro e 8 de dezembro.

Para assistir a todas essas produções, você só paga R$9,90 e ainda tem acesso ao catálogo completo desse serviço de streaming por um mês.

Não Odeie
Crédito: Divulgação“Não Odeie” (2020) discute o novo avanço da extrema direita

Entre os filmes atuais, um dos destaques é “Não Odeie” (2020), de Mauro Mancini, que narra o drama de Simone Segre, um renomado cirurgião judeu, cujo pai sobreviveu ao Holocausto. Ele fracassa ao ajudar uma vítima de um acidente de carro que tinha uma suástica nazista tatuada no peito.

E essa culpa o leva a conhecer a jovem Maricá, filha da vítima. Segre a contrata como empregada doméstica, mas acaba entrando em conflito com o irmão dela, Marcello, um jovem infectado pela semente do ódio contra judeus e imigrantes.

Assista também ao documentário “A Verdade Sobre A Doce Vida” (2020), de Giuseppe Pedersoli, baseado nas correspondências originais e inéditas entre o produtor Giuseppe Amato, o distribuidor Angelo Rizzoli e o diretor Federico Fellini, responsáveis pelo clássico “A Doce Vida”.

Festival de Cinema Italiano - A Verdade Sobre A doce Vida
Crédito: DivulgaçãoO documentário “A Verdade Sobre A Doce Vida” (2020) investiga a história por trás desse clássico de Felini

Por meio de uma montagem envolvente de entrevistas, leituras e cenas reconstruídas o filme recria as atmosferas, os contrastes e as paixões que formaram a substância fundadora de um dos filmes mais polêmicos do cinema italiano.

Já o drama “Irmãos à Italiana” (2020), de Claudio Noce, acompanha Valerio, um menino de 10 anos cheio de imaginação que tem sua infância virada de ponta cabeça quando testemunha um atentado terrorista ao próprio pai. Nesse momento difícil, o pequeno fica amigo de Christian e esse encontro em um verão cheio de descobertas vai mudar a vida dos dois.

Crédito: Divulgação“Irmãos à Italiana” tem leve inspiração na história do próprio diretor Claudio Noce,

No Festival de Cinema Italiano, você também tem a chance de lembrar de clássicos como “Morte em Veneza” (1971), de Luchino Visconti. Depois de uma estressante fase artística e pessoal, o compositor austríaco Gustav von Achenbach vai para Veneza em busca de repouso. Sua paz é interrompida quando ele conhece e se apaixona pelo jovem Tadzio, que passa as férias com a família na cidade.

Já o clássico “Gaviões e Passarinhos” (1966), de Pier Paolo Pasolini, mostra Innocenti Totò e seu filho Innocenti Ninetto à deriva em uma estrada na Itália. No meio do caminho, eles encontram um corvo que pode falar e o trio segue uma longa viagem, cheia de discussões sobre ideologia do socialismo.

Festival de cinema italiano
Crédito: DivulgaçãoLembre-se do filme “A Grande Beleza” (2013), vencedor do Oscar em 2014

Outra atração da mostra retrospectiva é o sucesso “A Grande Beleza”(2013), de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade e, desde o grande sucesso de seu romance, escrito décadas atrás, vive uma crise criativa.

Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

Curtiu? Então, clique aqui para conferir a programação completa do 15º Festival de Cinema Italiano.

Mais sessão pipoca? Olha estas outras dicas:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: