1º Festival de Cinema Russo exibe grandes filmes de graça
Você tem a chance de assistir oito filmes campeões de bilheteria direto do seu sofá!
Que tal curtir uma programação diferentona no streaming? A Spcine Play recebe, até o dia 30 de dezembro, a primeira edição do Festival de Cinema Russo – Russian Film Festival, com longas que foram sucesso de bilheteria nesse imenso país nos últimos quatro anos.

O evento é 100% gratuito e acontece também na Austrália, no México e na Espanha. Os espectadores podem assistir até oito produções dos mais diversos estilos, incluindo uma animação.
E o que aproveitar nesse evento? O suspense “O Texto” (2019), de Klim Shipenko, é inspirado no best-seller de de Dmitry Glukhovsky. Na trama, conhecemos Ilya Goryunov, um rapaz de 27 anos, que durante toda a sua estadia em um presídio sonha em se encontrar com a mãe, a namorada e o homem culpado por sua prisão, um jovem oficial do Serviço Federal de Controle de Drogas, Pyotr Khazin.

Ao ganhar a liberdade, no entanto, ele percebe que será impossível retomar sua vida da mesma forma. O encontro com Pyotr acontece e Ilya, em um descuido do oficial, consegue acessar os dados de seu telefone – todas as fotos e vídeos, correspondências com seus pais e com a namorada, Nina, e estranhas negociações com seus colegas. Ilya então se faz passar por Pyotr e as consequências são inimagináveis.
Se encanta com o universo da dança? Então não perca “Bolshoi” (2016), de Valery Todorovsky. O drama conta a história da jovem e excepcionalmente talentosa dançarina Yulia Olshanskaya, que mora em uma pequena cidade mineradora, mas teve a sorte de conhecer o ex-bailarino Pototsky.

Ele prevê um futuro brilhante para a moça, digno do principal palco do país. No entanto, ela vai descobrir que o grande balé não se resume apenas aos tutus brancos, nos camarotes deslumbrantes e nas magníficas fitas de seda.
Para quem aprecia um romance com aquela dose de comédia, uma boa opção é “Vamos nos Divorciar” (2019), de Anna Parmas. A ginecologista Masha é tão focada no trabalho que não percebe o fim do próprio casamento.

Porém, acostumada a conseguir tudo o que quer, ela começa a lutar para reconquistar seu marido infiel, Misha. Para isso, vai usar todo o seu “arsenal de combate”, que inclui forças sobrenaturais.
Para uma opção mais família, aposte em “O Reino Gelado: Terra dos Espelhos” (2018), de Alexey Tsitsilin e Robert Lence. Na história, um rei quase perdeu sua família pelas ações malignas da Rainha da Neve. Quando ele encontra uma forma de acabar com a magia do mundo, todas as criaturas com poderes mágicos são banidas para a “Terra dos Espelhos” – e somente uma pessoa consegue resolver esse problema.
Esse foi apenas um pequeno gostinho do Festival de Cinema Russo. O evento é produzido pela Roskino, uma organização promotora de conteúdos russos em todo o mundo. Para conferir a programação completa e assistir aos longas, clique neste link.
Quer outras dicas de programas para curtir em casa? Então, se liga:

Em parceria com Agência Fática
A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.