Festival de Circo reúne artistas brasileiros e gringos em SP

A noite de abertura do Festival de Circo é marcada pelo espetáculo As Destemidas, concebido e realizado somente por artistas mulheres

Por: Redação
Até
07
de abril 2019
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Diversos horários
Confira a programação

Respeitável público, a Cidade do Circo está de volta! Em abril, é realizada a segunda edição do FIC – Festival Internacional de Circo, evento onde artistas de várias partes do mundo invadem a capital paulista para apresentarem espetáculos com malabarismos, mágicas, contorcionismos, acrobacias e muita palhaçada.

Espetáculo "El Esplendor de La Fealdad", da Diminuto Circus
Crédito: Rodrigo MuñozEspetáculo “El Esplendor de La Fealdad”, da Diminuto Circus

A programação deste ano tem como inspiração o tema “O Circo falando com a cidade”, e traz aproximadamente 50 espetáculos e mais de 100 atrações para divertirem o público. Há participantes de diversos países e estados brasileiros, entre eles as companhias Duo Looky (Israel), Diminuto Circus (Chile), Laguz Circo (CE) e Cia. dos Palhaços (PR).

A noite de abertura é marcada pelo espetáculo As Destemidas, concebido e realizado somente por artistas mulheres. A apresentação celebra as três homenageadas desta edição do FIC: Andrea Macera (Palhaça Mafalda), Beth Dorgam (Palhaça Elisabeth The Queen) e Lu Lopes (Palhaça Rubra). Elas foram escolhidas por conta de suas histórias na arte da palhaçaria e por representarem as mulheres artistas de circo.

Os destaques da programação são espetáculos desenvolvidos em residências artísticas, que abordam temas da diversidade cultural. Retomando o sentido universalista do circo, que sempre abrigou as diferentes nacionalidades e toda a variedade social que encontrava, cada espetáculo homenageia uma temática específica. Assim, além da abertura feita por artistas mulheres, dirigidas por Luciana Donegá, os temas abordados trazem sempre circenses que os representem.

Espetáculo 'Os Mequetrefe
Espetáculo 'Os Mequetrefe", do Grupo ParlapatõesLuiz Doroneto
Espetáculo
Espetáculo "Pedra no Sapato", da Cia. Laguz CircoFabiano Junior

Muitas atividades são realizadas na Cidade do Circo do lado de fora das lonas. No Espaço Intrépida, números aéreos, de cama elástica e de acrobacias têm apresentações a cada 20 minutos. O Espaço Breno Moroni traz muitas atrações de espetáculos de circo criados para espaços abertos. O Espaço Tapete Mágico é uma Praça do Chapéu e traz espetáculos do movimento de artistas de rua para divertirem o público. Também acontecem desfiles de artistas pelas ruas da Cidade do Circo, com apresentações curtas de malabares, pernas de pau, pirofagia e mágicos.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Para entrar nesse mundo mágico, anote na agenda: o evento se estende entre os dias 3 e 7 de abril na Cidade do Circo, um complexo montado no Centro Esportivo Tietê, que recebe artistas diversos se apresentando em três lonas de circo, estação para acrobacias, trapézio e palco externo. A entrada? Gratuita de tudo!

1
Pista Cláudio Coutinho: natureza fora da mesmice no RJ
Ideal para caminhadas, a Pista Claudio Coutinho te leva para um passeio cercado de natureza: de um lado o mar …
2
As melhores sorveterias para refrescar o calor de Salvador
Calor, sol escaldante, praia… em Salvador é verão o ano todo, minha gente! E pra refrescar esse calorão todo, bora …
3
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
4
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
5
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
6
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
7
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
8
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!