Festival de Circo reúne artistas brasileiros e gringos em SP

A noite de abertura do Festival de Circo é marcada pelo espetáculo As Destemidas, concebido e realizado somente por artistas mulheres

Até 07 de abril de 2019

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários

Confira a programação

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Telefone: (16) 3234-9484

Respeitável público, a Cidade do Circo está de volta! Em abril, é realizada a segunda edição do FIC – Festival Internacional de Circo, evento onde artistas de várias partes do mundo invadem a capital paulista para apresentarem espetáculos com malabarismos, mágicas, contorcionismos, acrobacias e muita palhaçada.

Espetáculo “El Esplendor de La Fealdad”, da Diminuto Circus
Créditos: Rodrigo Muñoz
Espetáculo “El Esplendor de La Fealdad”, da Diminuto Circus

A programação deste ano tem como inspiração o tema “O Circo falando com a cidade”, e traz aproximadamente 50 espetáculos e mais de 100 atrações para divertirem o público. Há participantes de diversos países e estados brasileiros, entre eles as companhias Duo Looky (Israel), Diminuto Circus (Chile), Laguz Circo (CE) e Cia. dos Palhaços (PR).

A noite de abertura é marcada pelo espetáculo As Destemidas, concebido e realizado somente por artistas mulheres. A apresentação celebra as três homenageadas desta edição do FIC: Andrea Macera (Palhaça Mafalda), Beth Dorgam (Palhaça Elisabeth The Queen) e Lu Lopes (Palhaça Rubra). Elas foram escolhidas por conta de suas histórias na arte da palhaçaria e por representarem as mulheres artistas de circo.

Os destaques da programação são espetáculos desenvolvidos em residências artísticas, que abordam temas da diversidade cultural. Retomando o sentido universalista do circo, que sempre abrigou as diferentes nacionalidades e toda a variedade social que encontrava, cada espetáculo homenageia uma temática específica. Assim, além da abertura feita por artistas mulheres, dirigidas por Luciana Donegá, os temas abordados trazem sempre circenses que os representem.

Muitas atividades são realizadas na Cidade do Circo do lado de fora das lonas. No Espaço Intrépida, números aéreos, de cama elástica e de acrobacias têm apresentações a cada 20 minutos. O Espaço Breno Moroni traz muitas atrações de espetáculos de circo criados para espaços abertos. O Espaço Tapete Mágico é uma Praça do Chapéu e traz espetáculos do movimento de artistas de rua para divertirem o público. Também acontecem desfiles de artistas pelas ruas da Cidade do Circo, com apresentações curtas de malabares, pernas de pau, pirofagia e mágicos.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Para entrar nesse mundo mágico, anote na agenda: o evento se estende entre os dias 3 e 7 de abril na Cidade do Circo, um complexo montado no Centro Esportivo Tietê, que recebe artistas diversos se apresentando em três lonas de circo, estação para acrobacias, trapézio e palco externo. A entrada? Gratuita de tudo!