Festival de Finos Filmes está recheado de curtas e debates imperdíveis

São 13 produções e bate-papos com Bruna Linzmeyer, Linn da Quebrada e outras feras para conferir em casa 🎬

Até 06 de junho de 2021

Todos os dias

Filmes: 24h | Debates: confira abaixo

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Que tal curtir aquele combo maneiro de filmões e papos sobre política, cultura, identidade e filosofia? Vem aí a 8ª edição do Festival de Finos Filmes, que, desta vez, acontece online e tem participação de nomes como Bruna Linzmeyer, Linn da Quebrada, Alê Santos, Christian Dunker, Jeferson Tenório, Kenia Maria e Sabrina Fidalgo.

“Perifericu” retrata a juventude LGBTQIAP+ em uma periferia de SP
Créditos: reprodução - curta-metragem "Perifericu", de Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda
“Perifericu” retrata a juventude LGBTQIAP+ em uma periferia de SP

A programação conta com 13 curtas-metragens, que podem conferidos entre os dias 27 de maio e 6 de junho por meio da plataforma Spcine Play. Já os bate-papos acontecem no canal do MIS – Museu da Imagem e do Som no Youtube. E o melhor: é tudo de graça!

Um dos destaques é “Perifericu” (2019), de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira. Na trama, Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de SP. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso a cidade, os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências.

Já o documentário “Batalha” (2019), de Caio Castor, Clara Lazarim, Guilherme César e Rica Saito, acompanha a polarização política no Brasil às vésperas das eleições presidenciais de 2018. A equipe gravava uma entrevista com a jornalista Marília Melhado sobre os discursos de ódio contra a esquerda, quando foi bruscamente interrompida por apoiadores de Jair Bolsonaro.

Esse episódio, que aconteceu dentro da Universidade Mackenzie, é o ponto de partida do filme. O local é emblemático, pois foi onde aconteceu a famosa “Batalha da Maria Antonia”, um conflito político entre estudantes em plena ditadura militar que resultou na morte de um jovem.

O curta experimental “Antes do Azul” (2019), de Romy Pocztaruk, propõe a imaginação de um tempo e um lugar que desafia as antigas noções de existência, passagem do tempo e projeção de futuro.

Rumo a um futuro pós-tecnológico, o filme expõe o espectador a um jorro de imagens-pensamento que demonstram a potência da arte em colocar em evidência aquilo que muitas vezes é deixado de lado.

E “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo, narra o dilema de Flaviana: é carnaval e ela não sabe como se livrar do amante que se recusa a sair de seu chuveiro. Essa belezura é estrelada pelas feras Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer.

“Alfazema” é outro destaque do Festival de Finos Filmes
Créditos: reprodução - curta "Alfazema", de Sabrina Fidalgo
“Alfazema” é outro destaque do Festival de Finos Filmes

A programação do 8º Festival de Filmes Finos também celebra as edições anteriores com sete filmes que marcaram o evento nos últimos anos. Esses curtas já estão disponíveis para os assinantes do Belas Artes À La Carte (que custa R$9,90 ao mês).

Gostou? Então, fique ligade aqui plataforma da Spcine Play para não perder nadinha!

Não perca os debates!

Durante o Festival de Finos Filmes online acontecem seis debates. Cada um deles promoverá arrecadações para uma instituição diferente: Casa Chama, ONG Mulheres da Luz, FICA (Fundo Imobiliário Comunitário para Aluguel) e Aldeia Tekoa Kalipety.

#DicaCatraca: programe-se com a nossa Agenda Cultural Online

Confira todos eles:

“Brasil Dividido: Ontem e Hoje”
Quando: 2 de junho, às 20h
Com Kenia Maria e Jeferson Tenorio, a partir dos filmes “Batalha” (Caio Castor, Clara Lazarim, Guilherme César, Rica Saito) e “Ser Feliz no Vão” (Lucas H. Rossi). Mediação de Yasmin Santos.

“Trabalho, Cuidado e Família”
Quando: 3 de junho, às 20h
Com Luana Alves e Fabiana Endo, a partir dos filmes “Construção” (Leonardo da Rosa) e “Pausa para o Café” (Tamiris Tertuliano). Mediação de Riva Feitoza.

“Traumas Históricos em Imagens”
Quando:
4 de junho, às 18h
Com Christian Dunker e Ilana Feldman, a partir dos filmes “Aquele Que Cruzou o Mar” (Jonas Riemer), “Colegas”, (Jannis Alexander Kiefer) e “A Mentira” (Rafael Spínola e Klaus Diehl). Mediação de Felipe Poroger.

“Para Seguir Sonhando”
Quando:
4 de junho, às 20h
Com Alê Santos e Valéria Barcellos, a partir dos filmes “Inabitável” (Matheus Farias e Enock Carvalho), “Portugal Pequeno” (Victor Quintanilha) e “Perifericu” (Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda). Mediação de Marina Lourenço.

“Perspectivas para o Cinema Brasileiro”
Quando:
5 de junho, às 18h
Com Bruna Linzmeyer e Sabrina Fidalgo, a partir do filme “Alfazema”, premiado no Festival de Brasília em 2019. As duas falam sobre o filme e a situação do cinema brasileiro atual. Mediação de Lyara Oliveira.

“Outro Mundos Possíveis: Arte e Educação”
Quando: 6 de junho, às 18h
Com Linn da Quebrada e Milena Oliveira, a partir dos filmes “Antes do Azul” (Romy Pocztaruk) e  “àprova” (Natasha Rodrigues).

Quer outras dicas para aproveitar em casa?