Festival de Folcore reúne grupos de vários estados brasileiros

Por: Bruno Motta

Com a proposta de valorizar a cultura popular, a terceira edição do “Festival Internacional de Folclore do Ceará” promove um encontro entre grupos tradicionais de diversos estados brasileiros e de alguns países latino-americanos. As atividades acontecem de 20 a 23 de novembro, em vários espaços da capital , como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Cuca Mondubim. A entrada é Catraca Livre.

Festival recebe 18 grupos nacionais

A programação tem espetáculos de danças tradicionais, bate-papos, oficinas, aula-show e intercâmbio artístico. Os homenageados são os folcloristas e pesquisadores Lourdes Macena, Lyrysse Porto e Francisco Silva de Freitas.

Um dos destaques é o seminário “Patrimônio da Terra da Luz: Diálogo com os povos africanos e suas vivências e das lideranças e grupos culturais”, que comemora o dia da “Consciência Negra”, no Auditório do Dragão, das 9h às 17h.

Essa série de palestras é seguida por uma apresentação do Grupo Parafolclórico Terra da Luz. Interessados em participar da atividade devem se inscrever aqui.

Outras atrações são os grupos Fulô do Sertão de Senador Pompeu (CE), Maria Bonita, (CE), Maracatu Az de Ouro (CE), Xaxado Cabras de Lampião (PE), Flor Ribeirinha (MT) e Muiraquitã (PA).

Os visitantes do festival têm ainda a oportunidade de conhecer um pouco da cultura da Colômbia no espetáculo do grupo Coorporación Dancística, trazido diretamente de Medelin.

Confira a programação no site do “III Festival Internacional de Folclore do Ceará”.