Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão tem grandes concertos

A 51ª edição do evento enaltece a música clássica com apresentações presenciais e online de grandes orquestras e instrumentistas. Confira abaixo:

Nos dias

03/07 - 01/08

2021

Em diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Quem ama música clássica não pode perder o maior evento dedicado a esse gênero na América Latina: o Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão, que promove 43 concertos imperdíveis em sua 51ª edição.

Neste ano, o evento tem formato híbrido. Os concertos acontecem com plateia reduzida no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e na Sala São Paulo, na capital. E todas as apresentações são transmitidas ao vivo e de graça pelo Youtube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão homenageia Beethoven e Piazzolla
Créditos: divulgação - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo
Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão homenageia Beethoven e Piazzolla

Para retirar os ingressos para as apresentações presenciais, basta acessar este link. No entanto, vale lembrar que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou e é preciso avaliar bem o risco de exposição ao vírus. Caso você decida ir ao evento, siga as recomendações disponibilizas no site.

A programação é marcada por homenagens a dois grandes compositores: o alemão Ludwig van Beethoven (1770 -1827), que teria feito 250 anos em 2020, e o argentino Astor Piazzolla (1921-1992), que completaria 100 anos.

Além das músicas dessas duas lendas, vários concertos reúnem obras de grandes compositoras do passado e do presente, como Fanny Mendelssohn, Cécile Chaminade, Lili Boulanger, Clarice Assad e Marisa Rezende.

Como manda a tradição, a Jazz Sinfônica é um dos destaques do Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão. A orquestra, conhecida pela fusão entre o popular e o erudito, faz quatro concertos com participações especiais de Roberta Sá (no dia 4 de junho), Nelson Ayres & Vanessa Moreno (no dia 11), Mart’nália (no dia 18) e Renato Braz (no dia 1º de agosto).

Já a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo interpreta em diversos concertos obras de compositores consagrados, como o russo Sergei Rachmaninov (1873-1943), o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), o venezuelano Antonio Estévez (1916-1988) – além dos dois homenageados.

Ainda tem apresentações da Ojesp – Orquestra Jovem do Estado, da Orquestra do Theatro São Pedro, da São Paulo Chamber Soloists, da Orquestra Experimental de Repertório, dos pianistas Hércules Gomes e Lucas Thomazinho, do Quarteto Camargo Guarnieri e do Escualo Ensemble.

Outro destaque é a programação pedagógica da mostra, que conta com 20 masterclasses transmitidas ao vivo diretamente da Sala São Paulo para a plataforma Educação Osesp.

Entre os professores convidados estão o trompetista Pacho Flores, a pianista Yulianna Avdeeva, a flautista Silvia Careddu, o violinista Boris Brovtsyn, o contrabaixista Martin Heinze e o trombonista Joe Alessi.

51 anos de música

Inspirado no Festival de Tanglewood, que acontece nos EUA, o Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão foi criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima.

Ao longo de todo esse tempo, o evento se consolidou como o maior festival de música clássica da América Latina e tem um papel importante na formação de instrumentistas no estado de SP, pois oferece bolsas de estudo e a oportunidade de encontro com grandes nomes da música nacional e internacional.

Curtiu? Então, clique aqui para conferir a programação completa do Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão

Dá uma olhada nestes outros rolês incríveis: