Festival exibe óperas ao ar livre no Parque Lage

Clique aqui e confirme presença no evento do Facebook

Os amantes da música erudita, no Rio de Janeiro, já podem comemorar: a partir do dia 22 de outubro, a cidade recebe a segunda edição do Festival Ópera na Tela. Em uma tenda montada ao ar livre no Parque Lage, o público carioca irá assistir a 13 óperas inéditas recentes por apenas R$ 20! Na programação, que vai até 30 de outubro, obras mais clássicas e célebres apresentadas em teatros de cidades gringas, além de festivais líricos de grande prestígio. As apresentações acontecem sempre às 20h, com exceção da abertura, no dia 20, que será interpretada às 18h30.

E quem for conferir as óperas pode ir sossegado! O espaço contará com cadeiras confortáveis, tela gigante, som e imagem de alta qualidade para proporcionar uma experiência inesquecível para quem assistir aos espetáculos. Na abertura do evento, no dia 22, um recital ao vivo do barítono napolitano Vito Priante, um dos nomes mais procurados hoje nos grandes palcos líricos europeus, será encenado. Coisa fina!

Logo após, será projetada a primeira produção de uma ópera dirigida por Woody Allen, Gianni Schicchi, de Puccini, apresentado pela Ópera de Los Angeles, com o cantor de ópera mais famoso do mundo, Plácido Domingo. Após Puccini, serão apresentadas duas óperas com outro cantor ilustre, Jonas Kaufman, em Pagliacci e Cavalleria Rusticana, clássicos populares de Mascagni-Leoncavallo, produzidas pelo festival de Salzburg.

Entre outros destaques da programação está “La Traviata de Verdi“, encenada pelo “popstar” da ópera mundial, o mexicano Rolando Villazon, que confiou o papel de destaque para o tenor brasileiro Atalla Ayan. Menção especial também para o “Fausto de Gounod“, do Teatro Regio Di Torino; “Iolanta/O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, da Ópera de Paris (com Vito Priante) e “O Navio Fantasma”, de Wagner, numa encenação destacada pela crítica do Olivier Py (diretor do festival de Teatro de Avignon), no Theater and der Wien em Viena.

Confira a programação:

[tab:22/10]

18h30 – Abertura

Recital do barítono Vito Priante acompanhado pelo pianista Dominique Trottein.

GIANNI SCHICCHI, de Giacomo Puccini – Opera de Los Angeles

Maestro: Grant Gershon

Direção: Woody Allen e Kathleen Smith Belcher

Orquestra e Coro da Opera de Los Angeles

Um ato – duração: 0h50

Elenco: Plácido Domingo, Arturo Chacon-Cruz, Andriana Chuchman, Meredith Arwady

Sinopse: Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

CAVALLERIA RUSTICANA / PAGLIACCI, de Pietro Mascagni / Ruggiero Leoncavallo – Festival de Páscoa de Salzburgo.

Maestro: Christian Thielemann

Diretor: Philippe Stözl

Cavalleria: 1 ato – duração: 1h14

Pagliaci: 2 atos – duração: 1h26

Elenco Cavalleria: Jonas Kaufmann, Annalisa Stroppa, Ambrogio Maestri.

Sinopse: Turiddu fica noivo de Lola antes de partir em uma missão militar. Lola não o espera e casa-se com o carroceiro Alfio. Ao retornar, Turiddu seduz Santuzza, mas se torna amante de Lola. Santuzza vê Alfio e lhe conta sobre a traição. O carroceiro jura vingança e desafia Turiddu para um duelo que culmina na morte do traidor.

Elenco Pagliacci: Jonas Kaufmann, Maria Agrest, Tansel Akzeybek.

Sinopse: A companhia teatral I Pagliacci chega a uma aldeia na Calábria, na Itália. Nedda, a jovem esposa de Cânio, tem um romance com Silvio e promete fugir com nele naquela noite após o espetáculo. Apaixonado por Nedda, o comediante Tonio alerta Cânio, que pega a esposa em flagrante. Durante a encenação, Cânio enlouquecido pelo ciúme mata Nedda e Silvio.

[tab:23/10]

IOLANTA/ QUEBRA NOZES, de Piotr Ilitch Tchaikovsky – Ópera de Paris

Diretor musical: Alain Altinoglu/Marius Stieghorst

Direção: Dmitri Tcherniakov

Coreografia: Sidi Larbi Cherkaoui, Edouard Lock, Arthur Pita

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Um Ato – duração: 3h (opera e balê)

Elenco Iolanta: Alexander Tsymbalyuk, Sonya Yoncheva, Arnold Rutkowski, Andrei Jilihovschi, Vito Priante, Roman Shulakov

Elenco Bailarinos O Quebra Nozes: Marion Barbeau, Stéphane Bullion, Corpo de Baile da Ópera de Paris.

Sinopse Iolanta: A princesa Iolanta é cega de nascence, mas não sabe da existência da visão. Buscando a cura da menina, o rei encontra um médico mouro que revela que a cura depende de que Iolanta saiba a verdade e queira enxergar. O rei declina. Um conde a visita, se apaixona e revela a verdade. Iolanta faz o tratamento e se cura.

Sinopse O Quebra‐Nozes: No jantar de Natal,Clara vê um anjo que profetiza que a noite será mágica. Drosselmeyer chega à festa fazendo truques mágicos e dá vida a bonecos. O presente mais desejado é o Quebra Nozes. Clara adormece e sonha com um mundo mágico e encantado que explora junto do soldado.

[tab:24/10]

LUCIA DE LAMERMOOR, de Gaetano Donizetti – Grand Teatro Liceu de Barcelona

Maestro: Marco Armiliato

Direção: Damiano Michieletto

Orquestra Sinfônica e Coro do Gran Teatre Del Liceu

Três atos – duração: 2h15

Elenco: Juan Diego Flórez, Elena Mosuc, Marco Caria, Simón Orfila, Albert Casals, Jorge Rodríguez Norton.

Sinopse: Na Escócia, Lucia di Lammermorr vive um romance secreto com Edgardo, de uma família inimiga. Os amantes trocam alianças secretamente e Edgardo viaja. Uma armação faz Lucia crer que o amado tem outra e aceita um casamento arranjado. Edgardo retorna e amaldiçoa a noiva. Lucia pira, mata Arturo e morre, com promessa de encontrar Edgardo no paraíso. Vendo a morte da amada, Edgardo apunhala-se.

[tab:25/10]

OTELLO, de Verdi – Festival de Pascoa de Salzburgo

Maestro: Christian Thielemann

Direção: Vicent Boussard

Orquestra Staatskapelle Dresden

Quatro atos – duração: 2h20

Elenco: José Cura, Dorothea Röschmann, Carlos Alvarez, Benjamin Bernheim, Christa Mayer, Georg Zeppenfeld, Bror Magnus Tødenes

Sinopse: O Alferes Iago faz Otello crer que sua mulher Desdemona o trai como lugar-tenente Cássio, que ele havia destituído do posto. Cego de ciúme, o mouro assassina Desdemona com suas próprias mãos. Ao descobrir a verdade, suicida-se cheio da culpa que o inundava e o sufocava de morte.

[tab:26/10]

FAUSTO, de Charles Gounod – Teatro Regio di Torino

Maestro: Gianandrea Noseda

Direção: Stefano Poda

Orquestra e Coro do Teatro Regio di Torino:

Cinco atos – duração:3h

Elenco: Charles Castronovo, Ildar Abdrazakov, Irina Lungu, Vasilij Ladjuk, Ketevan Kemoklidze.

Sinopse: Alemanha, século XVI. Pensando em suicídio, Fausto convoca o satã e faz um acordo para vender sua alma em troca do elixir da juventude. Transformado, sai em busca da jovem Marguerite. Apoiado por Mefistófeles, a conquista, concebe um filho e a abandona. Arrependido, retorna para salvá-la da execução mas, horrorizada, Marguerite pede proteção divina e morre.

[tab:27/10]

O NAVIO FANTASMA, de Richard Wagner – Theater an der Wien-Vienna

Maestro: Mark Minkovski

Direção: Olivier Py

Orquestra Les Musiciens Du Louvre e Coro Arnold Schoenberg

Três atos – duração: 2h15

Elenco: Samuel Youn, Ingela Brimberg, Lars Woldt, Bernard Richter, Manuel Gunther, Ann-Beth Solvang e Pavel Strasil.

Sinopse: O capitão do Navio Fantasma é amaldiçoado a navegar para sempre até encontrar um amor fiel. Em uma emergência, atraca em um porto e conhece Senta. Senta rompe com seu noivo Erick e se entrega ao capitão jurando fidelidade. Erick tenta persuadi-la. O capitão vê a cena, entende que foi traído e parte de volta para o mar. Senta se joga no oceano tentando unir sua alma à dele. O Navio fantasma desvanece-se e ambos ascendem ao céu.

[tab:28/10]

O TROVADOR, de Verdi – Ópera de Paris

Maestro: Daniele Callegari

Direção: Alex Ollé (La Fura Del Baus)

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Diretor musical: Philippe Jordan

Quatro atos – duração: 2h10

Elenco: Ludovic Tézier, Hui He, Ekaterina Semenchuk, Marcelo Alvarez, Roberto Tagliavini,

Marion Lebègue

Sinopse: Leonora ama Manrico sem saber que ele é irmão de Conde Luna, homem para quem está prometida. Os irmãos se enfrentam sem saber do parentesco. Acreditando na morte de seu amado, Leonora vai para um convento. Manrico aparece e leva a jovem ao altar. O casamento é interrompido quando recebem a notícia de que Azucena, mãe de Manrico, está sendo levada à fogueira. Manrico é preso e morto por Luna. Leonora se envenena e Azucena revela que Luna matou o próprio irmão.

[tab:29/10]

LA TRAVIATA, de Verdi –Festival de Baden Baden

Maestro: Pablo Heras-Casado

Direção: Rolando Villazon

Orquestra e Coro Balthasar Neumann Ensemble

Três atos – duração: 2h30

Elenco: Olga Peretyatko, Atalla Ayan, Simone Piazzola

Sinopse: Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz. E da sociedade parisiense mudam-se para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e tem raiva. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

[tab:30/10]

SANSÃO E DALILA, de Camille Saint-Saens – Opera de Paris

Maestro: Philippe Jordan

Direção: Damiano Michieletto

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Três atos – duração: 2h

Elenco: Anita Rachvelishvili, Aleksandrs Antonenko, Egils Silins, Nicolas Testé, Nicolas Cavallier, John Bernard, LucaSannai e Jian–‐Hong Zhao

Sinopse: Oprimidos pelos filisteus, os hebreus têm em Sansão um líder. Para descobrir a origem de sua força sobrenatural, Dagom resolve usar Dalila como espiã. Ela seduz Sansão e descobre que sua força vem dos cabelos. Sansão é capturado pelos filisteus, tem seus cabelos cortados e, indefeso é levado para o sacrifício. Pedindo a Deus que restituísse suas forças, Sansão derruba os pilares e todo o templo cai sobre ele e seus inimigos.

NOS CINEMAS:

OS DOIS FORCARI, de Giuseppe –Teatro Allá Scala di Milano

Maestro: Michele Mariotti

Direção: Alvis Hermanis

Orquestra do Teatro Allá Scala:

Três atos – duração: 2h09

Elenco: Placido Domingo, Francesco Meli, Anna Pirozzi, Andrea Concetti e Chiara Isotton.

Sinopse: Os dois Foscari são Francesco e seu filho Jacopo, que voltou do exílio para enfrentar as acusações de traição. Jacopo é inocente, mas nem os apelos de sua mulher Lucrecia nem os do seu poderoso pai são suficientes para salva‐lo da condenação pelo hostil Conselho dos Doze.

RIGOLETTO, de Verdi – Opera de Paris

Maestro: Nicola Luisotti

Direção: Claus Guth

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Três atos – duração: 2h30

Elenco: Michael Fabiano, Quinn Kelsey, Olga Peretyatko, Rafal Siwek, Vesselina Kasarova, Isabelle Druet, Mikhail Kolelishvili, Michal Partyka, Christophe Berry, Tiago Matos, Andreea Soare, Adriana Gonzalez e Florent Mbia.

Sinopse: Bobo da corte do Duque de Mântua, Rigoletto é odiado por todos, especialmente pelo Conde Ceprano, cuja esposa, o Duque deseja. Amaldiçoado pelo Conde Monterone, tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo Duque disfarçado. Em uma armadilha contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o Duque, e cai em desespero.

PELLEAS E MELISANDE, de Debussy – Festival d’Aix em Provence

Maestro: Esa Pekka Salonen

Direção: Katie Mitchell

Orquestra Philharmonia e Coro da Cape Town Opera

Cinco atos – duração: 3h

Elenco: Stéphane Degout, Barbara Hannigan, Laurent Naouri, Franz Josef Selig, Sylvie Brunet-Grupposo, Chloé Briot e Thomas Dear.

Sinopse: Golaud descobre Mélisande num ribeiro no bosque. Eles casam-se. Ela se apaixona por Pelléas, irmão de Golaud. Encontram-se junto à fonte, onde Mélisande perde o seu anel de casamento. Golaud suspeitados amantes e manda seu filho Yniold espiona-los. Golaud mata Pelléas e fere Mélisande. Mais tarde, ela morre após dar à luz a uma menina anormalmente pequena.

[tab:END]