6 eventos do Festival Experimenta! para aprender a comer melhor

Você sabe o que está colocando dentro do seu corpo? Aprenda sobre comida, saúde e cultura no 3º Festival Experimenta!, do Sesc SP

Por: Redação
Até
31
de outubro 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Confira os horários na programação

Nós somos aquilo que comemos? Ou comemos aquilo que somos? Para conversar, descobrir, compartilhar, debater e conhecer mais sobre comida, saúde e cultura, o Sesc SP recebe a terceira edição do Festival Experimenta!

homem preparando comida fresca
Crédito: IStock/@JohnnyGreig350 atividades vão invadir as unidades do Sesc São Paulo no Festival Experimenta! com foco em comida, saúde e cultura!

Para você ter uma noção, são mais de 300 eventos dentro do Festival Experimenta!, que pretende instigar a reflexão sobre os nossos hábitos alimentares. Pelo jeito, algo de errado não está certo, não é?

Entre as palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos, que acontecem até 31 de outubro, em todas as unidades do Sesc São Paulo, selecionamos seis eventos indispensáveis para você aprender a comer melhor.

Vamos nessa?

feira de alimentos orgânicos do festival experimenta
Crédito: Natália PinheiroTem coisa melhor que comidinha orgânica free agrotóxico? Na-na-ni-na-não! <3

Barracas com frutas, verduras, mel, café e pães de produtores da Cooperapas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo) tomam conta do espaço de convivência do Sesc Santo Amaro até 31 de outubro, sempre às quintas.

Levem suas sacolas retornáveis e aproveitem o que de melhor (e sem agrotóxico) a terra tem a nos oferecer! O evento tem entrada gratuita e rola das 11h às 16h.

ramo de alecrim
Crédito: DivulgaçãoCoentro e salsinha, qual a diferença?

Você sabe diferenciar as ervas aromáticas? E as hortaliças? Nesta exposição, no Sesc Vila Mariana, é possível visualizar a horta orgânica plantada pelos frequentadores da unidade e reconhecer as principais plantas que compõem o cardápio habitual do brasileiro.

O passeio pelo horta da comedoria da unidade acontece entre os dias 10 e 27 de outubro, de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábado, das 10h às 20h30; e domingo, das 10h às 18h30. A participação é gratuita mediante à inscrição pelo site do Sesc.

DOCES DELÍCIAS: LUGARES EM SAMPA PARA COMER SOBREMESAS VEGANAS

cenoura e abobrinha picadinhas em tábuas na cozinha
Crédito: DivulgaçãoVocê é do #TeamMarmita? Então, essa oficina é pra você!

Levar a própria comida ao trabalho é uma opção saudável e econômica que tem atraído cada vez mais pessoas.

Outra vantagem é a tranquilidade de saber exatamente como a refeição foi preparada e a procedência dos ingredientes utilizados, reduzindo, dessa forma, o risco de possíveis intoxicações alimentares.

Neste encontro com a nutricionista Jane Glebia, os participantes aprendem dicas de como planejar, preparar, “porcionar” e armazenar as marmitas.

A também Chef de Cozinha também vai compartilhar receitas práticas, saborosas e nutritivas.

Com entrada gratuita, o papo rola dia 10 de outubro, das 19h às 21h, no Sesc Santana.

mandiocas
Crédito: DivulgaçãoComida da terra é saúde, cultura e amor!

No foyer do Sesc Vila Mariana, o público vai poder participar de uma oficina para conhecer as identidades culinárias do Brasil, guiada por ninguém menos que Jerá Guarani, agricultora do povo Guarani Mbya, residente da Terra Indígena Tenonde Porã.

Com foco no alimento que a terra produz, a aula “Gosto da Terra: Culinária Guarani” fala sobre comida de verdade, aquela preparada por pessoas de verdade, e que é um patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, pelo simbolismo que representa na história e no cotidiano.

A oficina é gratuita também, mas a retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana. O evento acontece das 19h às 21h.

caquis
Crédito: Fabiana MurgelVocê sabia que há um montão de plantas que a gente acha que não servem de alimento?

Que tal fugir do toma e alface? Esse bate-papo vai abordar as Plantas Alimentícias Não Convencionais, as PANCS, com a galera do Mato no Prato.

Durante o evento, rola um mapeamento das feiras orgânicas da cidade de São Paulo e  os participantes recebem, ao final, um mapa com o endereço e horários das feiras.

A conversa acontece Sesc 24 de Maio, no dia 12 de outubro, das 10h às 12h. A participação é gratuita também com distribuição de ingressos no local, 30 minutos antes da atividade.

Luiz Américo Camargo ministra oficina no Festival Experimenta!
Crédito: DivulgaçãoLuiz Américo Camargo é consultor e produtos de conteúdo especializado em gastronomia e panificação caseira, e autor dos livros Direto ao Pão e Pão Nosso, editados por Rita Lobo pelo selo Panelinha

Luiz Américo Camargo é consultor e produtos de conteúdo especializado em gastronomia e panificação caseira e vai ensinar, numa oficina bacanuda dentro do Sesc Pinheiros, a desvendar alguns segredos para garantir pão feito em casa na mesa dos participantes.

A aula tem entrada gratuita e acontece no dia 11 de outubro, das 19h30 às 21h30. A inscrição tem que ser feita na Sala de Oficinas, no segundo andar da unidade, com 30 minutos de antecedência. Fica esperto, que a oficina tem limite de 20 vagas!

Quer mais? Confira a programação completinha do Festival Experimenta! aqui.

Olha só mais essa diquinha:

1
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
2
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
3
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
4
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
5
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
6
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
7
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
8
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …