Festival gratuito discute política, cultura e sociedade no IMS

Pensando para 'abrir cabeças', o Festival serrote reúne escritores, artistas e pesquisadores em debates gratuitos

O IMS Paulista recebe a segunda edição do Festival serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. O festival gratuito reúne escritores, jornalistas, pesquisadores e artistas para apresentações e debates sobre política, cultura e sociedade.

escadarias do IMS Paulista
Crédito: Bruno FernandesInstituto Moreira Salles recebe segunda edição do Festival serrote para discutir política, cultura e sociedade

A programação começa com a serrote ao vivo, uma apresentação que reúne leituras, música ao vivo e projeções. A ideia é recriar no palco a experiência de leitura da revista. Esta edição conta com a participação da antropóloga Aparecida Vilaça, da jornalista Patrícia Campos Mello, do artista visual Daniel Jablonski e dos escritores Daniel Galera, Marília Garcia e Ricardo Aleixo. Tudo isso acompanhado ao vivo pela banda Hurtmold.

O evento também promove três debates. Um com as antropólogas Aparecida Vilaça, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Manuela Carneiro da Cunha, professora da Universidade de São Paulo, falando sobre a questão indígena. Com vasta experiência entre tribos da Amazônia, as duas falam sobre a história da luta por direitos dos índios e as ameaças que eles enfrentam no atual contexto político. A fala é mediada pela crítica literária e editora Rita Palmeira.

A mexicana Alma Guillermoprieto, uma das principais jornalistas da América Latina. Ela cobriu os conflitos e aspectos culturais da região, passando por países como Cuba, Colômbia e o próprio Brasil. Na conversa, que conta com a mediação da jornalista Carol Pires, Guillermoprieto relembra sua carreira de quatro décadas, que conta com colaborações em veículos como New Yorker, Newsweek e New York Review of Books, entre outros.

O festival termina com um debate de lançamento da 31ª edição da serrote. A conversa reúne dois colaboradores deste número: a historiadora Heloisa Murgel Starling, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, e o crítico Fred Coelho, professor da PUC-Rio. Os dois discutem a história da república brasileira e o fracasso dos projetos de futuro concebidos por artistas e pensadores brasileiros. A mediação é de Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote.

Para quem quiser participar dessa imersão no Festival serrote, basta comparecer no IMS Paulista nos dias 29 e 30 de março. O evento tem entrada gratuita e a programação completinha você confere abaixo:

29 de março

20h | serrote ao vivo – Apresentação com Aparecida Vilaça, Daniel Galera, Daniel Jablonski, banda Hurtmold, Marília Garcia, Patrícia Campos Mello e Ricardo Aleixo

30 de março

15h | No espelho dos índios – Debate com Aparecida Vilaça e Manuela Carneiro da Cunha. Mediação: Rita Palmeira

17h | Uma vida de repórter na América Latina – Encontro com Alma Guillermoprieto. Mediação: Carol Pires

19h | O Brasil como frustração – Debate com Fred Coelho e Heloisa Murgel Starling. Mediação: Guilherme Freitas

Compartilhe:

1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.