Festival gratuito discute política, cultura e sociedade no IMS

Pensando para 'abrir cabeças', o Festival serrote reúne escritores, artistas e pesquisadores em debates gratuitos

O IMS Paulista recebe a segunda edição do Festival serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. O festival gratuito reúne escritores, jornalistas, pesquisadores e artistas para apresentações e debates sobre política, cultura e sociedade.

Instituto Moreira Salles recebe segunda edição do Festival serrote para discutir política, cultura e sociedade
Créditos: Bruno Fernandes
Instituto Moreira Salles recebe segunda edição do Festival serrote para discutir política, cultura e sociedade

A programação começa com a serrote ao vivo, uma apresentação que reúne leituras, música ao vivo e projeções. A ideia é recriar no palco a experiência de leitura da revista. Esta edição conta com a participação da antropóloga Aparecida Vilaça, da jornalista Patrícia Campos Mello, do artista visual Daniel Jablonski e dos escritores Daniel Galera, Marília Garcia e Ricardo Aleixo. Tudo isso acompanhado ao vivo pela banda Hurtmold.

O evento também promove três debates. Um com as antropólogas Aparecida Vilaça, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Manuela Carneiro da Cunha, professora da Universidade de São Paulo, falando sobre a questão indígena. Com vasta experiência entre tribos da Amazônia, as duas falam sobre a história da luta por direitos dos índios e as ameaças que eles enfrentam no atual contexto político. A fala é mediada pela crítica literária e editora Rita Palmeira.

A mexicana Alma Guillermoprieto, uma das principais jornalistas da América Latina. Ela cobriu os conflitos e aspectos culturais da região, passando por países como Cuba, Colômbia e o próprio Brasil. Na conversa, que conta com a mediação da jornalista Carol Pires, Guillermoprieto relembra sua carreira de quatro décadas, que conta com colaborações em veículos como New Yorker, Newsweek e New York Review of Books, entre outros.

Festival Serrote

#tbt Confira o vídeo com os destaques do primeiro Festival SerroteEm 21 e 22 de abril, o IMS Paulista recebeu a sessão especial "serrote ao vivo" e debates sobre ensaio, literatura, jornalismo, política e urbanismowww.festivalserrote.ims.com.br

Posted by Revista serrote on Thursday, May 10, 2018

O festival termina com um debate de lançamento da 31ª edição da serrote. A conversa reúne dois colaboradores deste número: a historiadora Heloisa Murgel Starling, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, e o crítico Fred Coelho, professor da PUC-Rio. Os dois discutem a história da república brasileira e o fracasso dos projetos de futuro concebidos por artistas e pensadores brasileiros. A mediação é de Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote.

Para quem quiser participar dessa imersão no Festival serrote, basta comparecer no IMS Paulista nos dias 29 e 30 de março. O evento tem entrada gratuita e a programação completinha você confere abaixo:

29 de março

20h | serrote ao vivo – Apresentação com Aparecida Vilaça, Daniel Galera, Daniel Jablonski, banda Hurtmold, Marília Garcia, Patrícia Campos Mello e Ricardo Aleixo

30 de março

15h | No espelho dos índios – Debate com Aparecida Vilaça e Manuela Carneiro da Cunha. Mediação: Rita Palmeira

17h | Uma vida de repórter na América Latina – Encontro com Alma Guillermoprieto. Mediação: Carol Pires

19h | O Brasil como frustração – Debate com Fred Coelho e Heloisa Murgel Starling. Mediação: Guilherme Freitas