18° Festival de Inverno de Paranapiacaba: confira a programação

Em julho, o Festival de Inverno chega à sua 18ª edição
Até
29
de julho 2018
Domingo - Sábado
Das 09:00 às 22:00

Cidade

Por: Redação | Comunicar erro

A vila mais inglesa da Grande São Paulo recebe dois finais de semana repletos de música, intervenções artísticas, oficinas culturais, artesanato, cinema, e muito mais! Já sabe do que estamos falando? Mas é claro que é o 18° Festival de Inverno de Paranapiacaba, carinhosamente apelidado de FIP.

Realizado aos sábados e domingos, dias 21, 22, 28 e 29 de julho, o evento tradicional conta com entrada totalmente grátis e muita arte dividida entre os quatro dias de sua realização.

Paranapiacaba - São Paulo, Brasil
Em julho, o Festival de Inverno chega à sua 18ª edição

Em quatro dias de super programação, podemos garantir uma experiência totalmente diferente do que você provavelmente está acostumado, com direito a curtir de perto o FOG, neblina que encobre a cidade a partir das 16h diariamente.

Das 10h às 18h, o Festival conta com a Casa Lúdica, montada para as crianças com sala de jogos e quintal de brincadeiras; Mais Lazer, com tenda de desafios, jogos populares e projeções de vídeos; Registra! Santo André, com exibição de fotografias inéditas; Feira do Vinil, onde rolam vendas de mais de cinco mil discos; e a Feira de Artes e Antiguidades, que apresenta artesanatos exclusivos de marcas independentes.

Todos os eventos citados acima ocorrem na Rua Campos Salles.

Festival de Inverno de Paranapiacaba
O Festival de Inverno de Paranapiacaba é carinhosamente apelidado de FIP!

Está ansioso(a)? Então confirme presença no evento oficial do Facebook e chama geral para curtir o melhor do inverno em SP!

Em 2017, o festival recebeu mais de 70 shows, 25 oficinas, 17 intervenções de artes cênicas, mostra de audiovisual, feiras de artesanato e antiguidades, dança, circo e mostra fotográfica e contação de histórias.

Confira as atrações de 2018: 

  • Sábado | 21 de julho

10h | Você é Show!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Palco do Mercado

10h às 18h | Visões da vila ferroviária – Edu Guimarães
Exposição que conduz a um passeio além dos pontos turísticos de Paranapiacaba. Por meio de fotos do cotidiano, a proposta é que o visitante entre em contato com cenas que parecem distantes no tempo. (Intervenção e exposição)
Campos Salles, 456

10h às 18h | O Fantástico Imaginário na Vila de ParanapiacaBa e Santo André
Mostra promove o encontro entre estética do Rock com o imaginário, história e paisagem/arquitetura de Santo André, em especial com a Vila de Paranapiacaba. Temas como o imaginário fantástico medieval e literatura de horror do Rock são apresentados em tinta acrílica sobre tecidos. (Exposição)
Rua Campos Salles, 455

10h às 18h | Sudários Urbanos
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto apresenta o Salão Expandido, com artistas que participaram do Salão de Arte Contemporânea deste ano. Nesta obra, o artista apresenta uma de instalação de vídeo, som e telas com gravuras. Através de um tema comum, apresenta as relações do corpo urbano com as ruas das cidades pelo viés de uma “rastrografia”, ou seja, as marcas do ir e vir reveladas no chão, que aqui é tido como plataforma de inscrição. Este trabalho foi realizado em São Paulo (Brasil), Amsterdã (Holanda), Veneza (Itália), Casablanca (Marrocos), Paris (França), Havana (Cuba) e Roma (Itália). Será um produzido um Sudário durante o FIP. (Instalação)
Campos Salles, 456

10h às 18h | Marcelo Guedes e Larissa Cattelani
No intervalo das apresentações do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba também tem atração. Serão tocadas músicas de trabalhos autorais de artistas da Região, como forma de incentivo à produção cultural local e à música autoral. Os locutores Marcelo Guedes (ator e palhaço) e Larissa Cattelani (atriz) farão interações com o público.
Palcos

11h | Na Granja – Amarelo Companhia de Teatro
A história de uma estranha amizade que se depara com a morte. Cadu Garcia e Edson Thiago interpretam um galo e um ganso, dois amigos que criam um mundo próprio, misturando memória e invenção. Os personagens recitam trechos de autores como Mario de Andrade, Rubem Alves, Manoel de Barros e Lygia Fagundes Telles. (Teatro)
Rua Fox

12h | Orquestra Humanação Popular – Terra Preta
Conjunto de sopros e percussão constituído a partir de pesquisas rítmicas regionais do Brasil como Carimbó, Ciranda, Coco de Roda, Maracatu, entre outros, apresenta ‘Terra Preta’, um repertório autoral e instrumental. Com Paulino Cesário (Lino), Clóvis Gomes (Jogo Duro), Vitor Alexander, Rafael Bras, Ícaro Donato, Clóvis Araújo, Roberto Oliveira, Pedro Ribeiro, Vinicius D’Assunção (Vini), Jorge Fofão e Kelly Silva. (Intervenção e show)
Rua Direita

12h | Banda Janela
Grupo formado por quatro amigos que em buscam o “Eu Maior” e levam seus ideais de vida para cima do palco. Sabendo do poder de um instante, abrem suas janelas e dedicam todos os momentos para sentir e fazer sentir. As músicas são autorais e inéditas. Com Tata Alves, Cauan Dias, Carol Lorac e Atila Adam. (Show)
Palco do Mercado

12h às 14h | Espetáculo de Circo Intimisterium
Uma intervenção itinerante com mágicas de proximidade apresentadas por um personagem misterioso. Pequenos e íntimos desafios da lógica e entendimento de mundo e das coisas como as conhecemos. Provocação e perguntas deixam o mistério no ar, intimamente plantados em cada espectador. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h | Vivência Malabarismo Possível
Crianças e adultos poderão experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. Serão disponibilizadas sete instalações. A atividade acolhe desde pessoas inexperientes àquelas que queiram experimentar novos estímulos criativos. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h | Intervenção Poética: Palavras Errantes
Ao narrar seus pequenos episódios, que são como breves abraços, uma contadora de histórias dá notícias das bênçãos escondidas nos infortúnios e que não há atalho para as coisas que realmente importam. Com sua saia cheia de bolsos, carrega palavras ou objetos que pertencem a uma pequena estória. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 16h | Roda de Leitura
Com Muda Práticas Culturais e Educativas. Espaço permanente de mediação de leitura com livros ilustrados para todas as idades, bancos e almofadas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Audiotur Ficcional em Paranapiacaba
Experiência sonora individual que toma o FIP como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um aparelho reprodutor de MP3. Percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção. Não recomendado para menores de 10 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | DJ Simoníssima
Simoníssima é Dj, pesquisadora musical e gestora cultural, conhecida pelos seus sets criativos e buena onda, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. Produz e apresenta o programa “Seleta Coletiva – Nas Batidas de um Brasil Plural” na rádio Graviola. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Oficina Paisagem Invertida
Um trailer é utilizado como câmera fotográfica gigante, onde os participantes podem observar a cena exterior projetada e invertida numa tela translúcida. O público praticará a fotografia com câmeras de orifício, construídas com caixas/latas, acompanhando a seguir o processo de revelação química da imagem. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano (espaço externo)

12h às 16h | Oficina Estamparia em Sacolas de Tecido
Noções básicas da técnica de estêncil, pintura seriada a partir de molde vazado obtido por recorte de desenhos em folhas de acetato. As impressões serão desenvolvidas em sacolas de tecido e as padronagens serão relacionadas com a Vila Inglesa de Paranapiacaba. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Oficina Câmera Mágica
Voltada principalmente a crianças e jovens, o objetivo é unir a construção artesanal de um objeto óptico (uma câmara obscura portátil) com a criação visual do mundo por cada indivíduo. O participante levará seu aparato para casa. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina tecimento livre: macramê moderno
A artista ensina técnicas de tecimento livre, em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós. Os participantes vão conhecer as técnicas e produzir um suporte de plantas. Não recomendado para menores de 12 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina caramba, carimbo!
Sem restrições de idade, o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira selecionados para a atividade. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina bololofos
Neste ateliê criativo, as crianças participantes usam a imaginação para criar um boneco de pelúcia original. Elas recebem um boneco em branco que pode ser customizado em qualquer posição, com desenhos, cores, membros, cabelos e acessórios acrescentados com orientação dos artistas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 19h | Santo André de múltiplos tons: Ocupação Sarau na Quebrada
Sarau na Quebrada em Paranapiacaba – Sarau Não Para em Paraná. O coletivo de cultura de rua realiza intercâmbio de saberes e fazeres. Oficinas, bate-papos e apresentações artísticas integram a programação. Com Neri Silvestre, Gláucia Adriani, Helio Neri, Sanara Lids, Palmieri, Cláudia, Vladmir, Angel, Marcia Lima, Gabriel, Tales, Rubinho, Reginaldo, Patrícia e Crispim. (Ocupação de Artes Integradas)
EE Senador Lacerda Franco (Quadra)

14h | Ana Cacimba
O show ‘Delicadeza’ explora o lado compositora de Ana Cacimba e propõe uma reconexão com o seu próprio sagrado feminino. As composições estão imbuídas da cultura afro-indígena e a conexão com o continente africano é facilmente perceptível no cenário, no canto, no toque do tambor. (Show).
Rua Fox

14h | Espetáculo dança performances fabulosas
Os fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez, que mistura elementos humanos, animais e fantasiosos. O público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com os tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

14h | Zefa, a esperta camponesa
Um rei e um monstro colocam o reino na miséria. Charadas impossíveis aparecem como única alternativa. Uma menina esperta e determinada. Aonde essa garota e o povo vão chegar? Inspirada no conto “A Esperta Filha do Camponês”, dos Irmãos Grimm, Zefa é dona de seu próprio destino. Com Bibiana Caneppele e Laura Amaral. (Teatro)
Biblioteca

15h | Folk Como Ocê Gosta
Música, poesia e rock rural. Essa é a definição do Folk Como Ocê Gosta, banda de Bragança Paulista composta por Paulo Garcia, Rodrigo Oliveira, Glaucio Leme e Robert Sinclair. Preservando as origens, o grupo apresenta canções autorais e releituras de clássicos, influenciados por Nando Reis, Belchior, Milton Nascimento, Almir Sater e outros grandes artistas. (Show)
Rua Direita

15h | Você é Show!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Rua Fox

15h | Stefano Moliner Quinteto
Jazz instrumental quase improvisado, temas clássicos, trilhas autorias e improvisações fazem parte do repertório cheio de riqueza musical. Com Cássio Ferreira, Lucas Macedo, Saulo Martins, Ivan de Castro, Eliezer Ignácio e Stefano Moliner. (Show)
Palco do Mercado

15h | Projeto Velocidade
A relação das pessoas com o “Tempo” é o tema de intervenções que demostram reverberações no comportamento, saúde e cotidiano. Com Escola Livre de Dança de Santo André: Aghata Carolina Cunha Pinto, Danielle Satiko Kaneko, Luann Menezes de Souza Dias, Danieli de Castro, Gabriela Castro Cergol, Letícia Mara de Oliveira, Taiane Maiara Klein e Vanessa Mitiko Deguti. (Dança)
Rua da Estação (Pau da Missa)

15h às 16h | Intervenção musical Emblues Beer Band
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e influência do jazz, blues, folk e de música regional brasileira. Com Fábio Véio, Marcel Moreno, Juan Jarandilha, Ivan Valle e Rafael Massi. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h | A Sanfonástica Mulher-lona
A artista, musicista e socióloga Lívia Mattos, sanfoneira da banda de Chico César, apresenta um mini-concerto ambulante comandado por uma personagem vestida de lona de circo, que toca acordeom, transita pelo público e o carrega por todo o Festival, como um picadeiro ao ar livre. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h | Arrastão Multicultural – Balé Popular Cordão da Terra
O grupo traz tambores e vozes para apresentar ritmos e danças da cultura popular como Carimbó, Maracatu, Cacuriá, Coco, Bumba-Meu-Boi, Baianada, Ciranda. A intervenção itinerante arrasta o público com a música e a dança, finalizando a atividade com uma grande roda de Ciranda. (Intervenção)
Itinerante

17h| Harmônicos – Gaitas Sem Limites
Os Harmônicos tocam sucessos de vários estilos, que vão do samba ao rock, passando pelo country e pelo jazz. Mas o repertório eclético não é o que mais impressiona: o diferencial fica por conta das diversas gaitas. Com Geison Cezare, Marcio Scialis, Marcio Maresia e Little Will. (Show)
Rua Fox

18h | A lenda do Véu da Noiva – Juliana Flaminio
Em meio à neblina típica de Paranapiacaba, surge uma noiva fantasma em busca de seu amado. A “Lenda do Véu da Noiva” é uma das histórias que faz parte do patrimônio imaterial da Vila de Paranapiacaba. (Intervenção)
Parte Alta

18h | Hillibilly Roots
O grupo possui um formato acústico, preservando o verdadeiro formato Hillbilly americano. Sem perder suas raízes, manteve instrumentos como o banjo, o bandolin e a característica principal: a Gaita Country. Com Geison Cezare, Marcio Scialis, Alex Fernandes, Leandro Gossi e Edson Junior. (Show)
Palco do Mercado

18h | Moda de Rock
O projeto Moda de Rock adapta versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira e já se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth) o percussionista Marcos Suzano e Renato Teixeira. Com Ricardo Vignini e Zé Helder. (Show)
Rua Direita

18h | Tributo a B.B King – Nuno Mindelis, Victor Biglione e Greg Wilson
Com o objetivo de homenagear um dos maiores ícones do Blues, os renomados guitarristas Nuno Mindelis, Victor Biglione e Greg Wilson prestam tributo com novos arranjos e versões em músicas que remetem a arte de B.B. King. O repertório especial recorda as canções que fizeram mais sucesso entre os 50 discos gravados nos 60 anos de carreira. Não recomendado para menores de 12 anos. Retirada de convites gratuitos com 1h de antecedência. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

  • Domingo | 22 de julho

10h às 18h | Visões da Vila Ferroviária – Edu Guimarães Exposição que conduz a um passeio além dos pontos turísticos de Paranapiacaba. Por meio de fotos do cotidiano, a proposta é que o visitante entre em contato com cenas que parecem distantes no tempo. (Intervenção e exposição)
Campos Salles, 456

10h às 18h | O Fantástico Imaginário na Vila de ParanapiacaBa e Santo André
Mostra promove o encontro entre estética do Rock com o imaginário, história e paisagem/arquitetura de Santo André, em especial com a Vila de Paranapiacaba. Temas como o imaginário fantástico medieval e literatura de horror do Rock são apresentados em tinta acrílica sobre tecidos. (Exposição)
Rua Campos Salles, 455

10h às 18h | Inverno com arte
Projeto trará pintura livre feitas pelos profissionais (live painting) e workshops ministrados pelos membros da comissão de graffiti da cidade. Com Fheit, Small, Tota, Celo e Thiago Vaz. (Live Painting e Workshop)
Rua Schnoor (Alambrado)

10h às 18h | Sudários Urbanos – Thiago Zannota
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto apresenta o Salão Expandido, com artistas que participaram do Salão de Arte Contemporânea deste ano. Nesta obra, o artista apresenta uma de instalação de vídeo, som e telas com gravuras. Através de um tema comum, apresenta as relações do corpo urbano com as ruas das cidades pelo viés de uma “rastrografia”, ou seja, as marcas do ir e vir reveladas no chão, que aqui é tido como plataforma de inscrição. Este trabalho foi realizado em São Paulo (Brasil), Amsterdã (Holanda), Veneza (Itália), Casablanca (Marrocos), Paris (França), Havana (Cuba) e Roma (Itália). Será um produzido um Sudário durante o FIP. (Instalação)
Campos Salles, 456

10h às 18h | Paola Campania e Alinega

No intervalo das apresentações do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba também tem atração. Serão tocadas músicas de trabalhos autorais de artistas da Região, como forma de incentivo à produção cultural local e à música autoral. As locutoras Paola Campania (poeta) e Alinega (Mc) farão interações com o público.
Palcos

11h | Fores Amarelas – Cia do Flores
Uma festa em homenagem aos santos da Bahia para celebrar a boa colheita do cacau. À medida que a semente floresce, revelam-se as músicas, executadas ao vivo, a poesia, os “causos” e a história de Davi, um homem pobre, nordestino, trabalhador braçal e trans. Com Alef Barros, Alessandra Moreira, Osni Rossi, Lucas Vedovoto, Josy Santana, Fran Rocha e Claudia Jordão. (Teatro)
Rua Fox

12h | ManaTiana: MiscigeNação
Projeto de música instrumental autoral com influência de ritmos cubanos mesclados a gêneros da música brasileira e somados à linguagem do jazz. Improvisações, groove e uma pitada de psicodelia formam música descontraída e dançante. Com Lua Bernardo, Mariana Oliveira, Rayra Maciel, Carlos Junior, Deivide Bubone e Leandro Melque. (Show)
Rua Direita

12h | Trio Beijo de Moça – Do xote ao baião
Show do primeiro CD Autoral. Formado por Juliana Lima, Cacá Molgora e Ana Wick, o grupo toca desde xote, forró universitário ao baião e faz um resgate à genuína cultura nordestina com influências de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Alceu Valença. (Show)
Palco do Mercado

12h às 14h | Espetáculo de circo Intimisterium – com Ricardo Malerbi
Uma intervenção itinerante com mágicas de proximidade apresentadas por um personagem misterioso. Pequenos e íntimos desafios da lógica e entendimento de mundo e das coisas como as conhecemos. Provocação e perguntas deixam o mistério no ar, intimamente plantados em cada espectador. Parceria Sesc Santo André.
Coreto
12h às 14h

Vivência Malabarismo Possível – Cia do Relativo
Crianças e adultos poderão experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. Serão disponibilizadas sete instalações. A atividade acolhe desde pessoas inexperientes àquelas que queiram experimentar novos estímulos criativos. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h | Intervenção Poética Máquina de Fazer Poemas – Prana Teatro ]
O violino está fazendo um chamado poético! Gire o seletor da Máquina de Fazer Poemas para escolher a palavra que mais gosta, sinta o chacoalhar do mecanismo e, num piscar de olhos, a gaveta abre e entrega um poema fresquinho com a palavra escolhida. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 16h | Roda de Leitura
Com Muda Práticas Culturais e Educativas. Espaço permanente de mediação de leitura com livros ilustrados para todas as idades, bancos e almofadas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Audiotur Ficcional em Paranapiacaba – Bineural – Monokultur
Experiência sonora individual que toma o FIP como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um aparelho reprodutor de MP3. Percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção. Não recomendado para menores de 10 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | DJ Simoníssima
Simoníssima é Dj, pesquisadora musical e gestora cultural, conhecida pelos seus sets criativos e buena onda, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. Produz e apresenta o programa “Seleta Coletiva – Nas Batidas de um Brasil Plural” na rádio Graviola. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Oficina Paisagem Invertida – Cidade Invertida
Um trailer é utilizado como câmera fotográfica gigante, onde os participantes podem observar a cena exterior projetada e invertida numa tela translúcida. O público praticará a fotografia com câmeras de orifício, construídas com caixas/latas, acompanhando a seguir o processo de revelação química da imagem. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano (espaço externo)

12h às 16h | Oficina Câmera Mágica – Cidade Invertida
Voltada principalmente a crianças e jovens, o objetivo é unir a construção artesanal de um objeto óptico (uma câmara obscura portátil) com a criação visual do mundo por cada indivíduo. O participante levará seu aparato para casa. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Oficina Estamparia em Sacolas de Tecido – JAMAC
Noções básicas da técnica de estêncil, pintura seriada a partir de molde vazado obtido por recorte de desenhos em folhas de acetato. As impressões serão desenvolvidas em sacolas de tecido e as padronagens serão relacionadas com a Vila Inglesa de Paranapiacaba. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina Tecimento Livre: Macramê Moderno
A artista ensina técnicas de tecimento livre, em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós. Os participantes vão conhecer as técnicas e produzir um suporte de plantas. Não recomendado para menores de 12 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina caramba, carimbo!
Sem restrições de idade, o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira selecionados para a atividade. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina Bololofos
Neste ateliê criativo, as crianças participantes usam a imaginação para criar um boneco de pelúcia original. Elas recebem um boneco em branco que pode ser customizado em qualquer posição, com desenhos, cores, membros, cabelos e acessórios acrescentados com orientação dos artistas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 19h | Santo André de Múltiplos Tons: ocupação reggae para a juventude – Cultura Rastafari
Contação de histórias infantis com a contadora Michele Mi, roda de capoeira com o mestre Perna, palestra e roda de conversa sobre a Cultura Africana Reggae Rastafari no Brasil com a palestrante Carol AfreeKa, grafite com Felipe Borges, oficina de plantio e distribuição de mudas para replantio com oficineiro Ronaldo Hergovich, oficina de construção de tambores com Fabio Simões, oficina e aula de Dança Africana com Natalia Naty, exposição de artesanato/artística com a expositora Pricila JahLive, alimentação vegetariana por Natache Canal, aulas de Yoga e Heiki com o professor Ygor Jah Cura, shows musicais com a Banda Royal Reggae Band e com o Sound-Sistem Cutive Dub, formado por Tripa Original, Alemão Selecta, Willian Aleixo, todos Colecionadores Seletores de Discos de Vinil e equipamentos vintage. E show com InI Sounds, formado por Diego Fyah Diego InI e Afreekadu Arruda. (Ocupação de Artes Integradas / 420 minutos)
EE Senador Lacerda Franco (Quadra)

13h |Kombi Biblioteca: Mediações de leitura – Casulo Viajante
A Kombi, modelo Sáfari 83, é caracterizada como motor-home, portanto, o leitor se sentirá em casa. Ao abrir a gelateca, poderá se alimentar de poesias. Na sala, literatura do mundo inteiro. Na varanda, aconchegados em uma colcha de retalhos, o leitor viajará para o universo que escolher. Com Brunna Talita Rodrigues, Renato Ribeiro Zukauskas e Bianca Stefano Vyunas (Intervenção)
Biblioteca (área externa)

13h | Solos de Rolos de Rua – Avoa! Núcleo Artístico
Ação artística e urbana dirigida por Luciana Bortoletto. Sob grandes lonas plásticas – de um lado preto, do outro branco – os integrantes do núcleo se inspiraram no manifesto “As Embalagens”, do encenador polonês Tadeusz Kantor (1915-1990), para criar o ‘Solos de Rua’. (Intervenção)
Rua Antonio Olyntho X Rua Campos Salles

14h | Canção do Beco – Mauro Braga
Casca Grossa, um poeta da rua, e o seu companheiro Bafo Quente, um violoncelo, perambulam pelas ruas da cidade. Seguem atentos às pessoas, que passam por eles, mas não os enxergam. Os solitários companheiros constroem paisagens sonoras e convidam os passantes a brincarem com o tempo. (Intervenção cênico-musical)
CIT (área externa)

14h | Cruel Face
Banda de Santo André com vários LPs, CDs, K7s e virtuais lançados no Brasil e exterior, tem como principal objetivo fomentar a cena underground. Com Alexandre Strambio, Eduardo Nicolini e Diego Amaro. (Show)
Rua Fox

14h | Primeiras Trilhas – Paula Knoll
Paula Knoll apresenta contos clássicos e contemporâneos narrados de maneira lúdica, dando vida e personalidade a objetos do cotidiano. Atividade direcionada especialmente a bebês de 6 meses até 3 anos, com limite de 20 participantes acompanhados. (Contação de histórias)
Biblioteca

14h às 15h | Espetáculos de Dança Pow Pow Pow – Bollywood Clown
Em um programa de auditório interativo realizado ao ar livre, um grupo de performers e palhaços juntam comédia circense com música e coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar de jogos de improvisação. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

15h | Kombi Biblioteca: Mediações de leitura
A Kombi, modelo Sáfari 83, é caracterizada como motor-home, portanto, o leitor se sentirá em casa. Ao abrir a gelateca, poderá se alimentar de poesias. Na sala, literatura do mundo inteiro. Na varanda, aconchegados em uma colcha de retalhos, o leitor viajará para o universo que escolher. Com Brunna Talita Rodrigues, Renato Ribeiro Zukauskas e Bianca Stefano Vyunas (Intervenção)
Biblioteca (área externa)

15h | Cortejo de Maracatu – Cia Porto de Luanda
Apresentação do maracatu de Baque Virado, uma manifestação da cultura popular pernambucana surgida em meados do século XVIII. Sendo uma manifestação musical folclórica afro-brasileira, seus cantos são carregados de significados sagrados e sua percussão é contagiante. Com Vanessa Cristina de Novaes, Welisson Guedes, Silvio Ribeiro Viana, Kheity Gomes, Danielle Ribeiro, Edgard Jamelão, Luciana Félix, Gelson dos Santos, Carlos Francisco da Silva, Pablo Paternostro e outros. (Intervenção)
Locobreque

15h | Beto Casemiro e convidados
Músicas instrumentais de compositores como Noel Rosa, Pixinguinha, Chico Buarque, João Bosco, Djavan e Sivuca, além de composições próprias. Apresentação inclui homenagem a Jacob do Bandolim, que faria 100 anos em 2018. Com Humberto Casemiro Maniezo, Vagner Oliveira Gonçalves e Wesley Ferreira Vasconselos. (Show)
Rua Direita

15h | Você é Show!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Rua Fox

15h | Leandro Medina e Banda Le Noir
Show conduzido pelo lirismo poético de Leandro Medina. A banda passeia pelo reggae, ijexá, carimbó, salsa, tecno-brega, pop e samba. Inclui canções já conhecidas como “Xangô te Xinga”, “Valeu Clementina” e “Borzeguita”, gravadas por Fabiana Cozza, e “Pretinha”, registrada por Marcelo Pretto, além de inéditas. Com Leandro Medina, Alex Lino, Flavio Rubens, Adilson Camarão e Raphael Gomes. (Show)
Palco do Mercado

15h | Voodoo Jazz – Academia Voodoo de Corpo e Baile
Espetáculo com danças furiosas e poesias marginais, num cenário perigoso, onde é impossível definir se estamos no passado, no presente ou no futuro. Todo esse momento será registrado através de fotografias fantasmagóricas. Com Letícia Lima, Camila Pan, Wellington Al, Ricardo Januário, Dani de Moraes, Cauê Vieira e Bruno Balan. (Dança)
Rua da Estação (Pau da Missa)

15h às 16h | Espetáculo de Circo Projeto Fusões
Depois que cada um dos malabaristas César Lopes, Duba Becker e Fernando Proença apresenta seu número individual, começa um jogo cômico em que o público é convocado a propor desafios cada vez mais difíceis aos três artistas, sem nenhuma combinação prévio. A habilidade dos artistas é colocada à prova nesse duelo com o público. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h | A Sanfonática Mulher-Lona
A artista, musicista e socióloga Lívia Mattos, sanfoneira da banda de Chico César, apresenta um mini-concerto ambulante comandado por uma personagem vestida de lona de circo, que toca acordeom, transita pelo público e o carrega por todo o Festival, como um picadeiro ao ar livre. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h | Folia de Reis São Francisco de Assis
Trabalho da cultura folclórica brasileira com canções e danças relacionadas à história religiosa do nascimento de Jesus e à visita dos três Reis Magos (Melquior, Gaspar e Baltazar). Com Wagner Martins, Vilson Costa, Rafael Moraes, Valdemar Bonfim, João Brito, Anilton Soares, José dos Santos, José Moreira, Lucas Barbosa, Ryan Leandro, Miguel Figueiredo, Antônio Grecco, Damião dos Santos, Júlio Cavalcanti, Airton Alcantara, Kaique Rampazzo, Adalberto Passos, Lourdes dos Santos, Pedrina Moraes, Domingas Bonfim, Márcia Moraes, Zilda Romano, Marina Zane, Débora dos Santos, Vera Moreira, Silvana Costa, Vilma Paiola e Rosa Paiola. (Intervenção)
Itinerante

16h | CANÇÃO DO BECO – MAURO BRAGA
Casca Grossa, um poeta da rua, e o seu companheiro Bafo Quente, um violoncelo, perambulam pelas ruas da cidade. Seguem atentos às pessoas, que passam por eles, mas não os enxergam. Os solitários companheiros constroem paisagens sonoras e convidam os passantes a brincarem com o tempo. (Intervenção cênico-musical)
CIT (área externa)

17h | NECROMANCIA
Neste show, o tradicional trio de metal do ABC apresenta músicas de seu último álbum, “Back from the dead” e sucessos dos outros CD’s dos mais de 30 anos de carreira. Com Marcelo Indio D’ Castro, Kiko D’Castro e Roberto Fornero. (Show)
Rua Fox

18h | IGOR PRADO BAND
Show do CD ‘Way Down South’, o primeiro sul-americano indicado ao Blues Music Awards (Grammy do gênero). Este foi o álbum mais tocado nos EUA em março e abril de 2015. Com Yuri Prado, Rodrigo Mantovani, Denílson Martins e Igor Prado. (Show)
Palco do Mercado

18h | TORTURE SQUAD – SHOW DE 25 ANOS
Set list especial para o FIP. Além de divulgar oitavo álbum de estúdio, ‘Far Beyond Existence’ (2017), a banda revisita diferentes fases da carreira como Mad Illusions (1999), Area 51 (2001), Horror and Torture (2003), Hellbound (2008), Raise Your Horns (2010). Com Mayara Puertas, Rene Simionato, Wagner Tadeu do Nascimento e Amilcar Christófaro. (Show)
Rua Direita

18h | GUGA STROETER & ORQUESTRA HEARTBREAKERS – 30 ANOS
Desde sua criação, Guga Stroeter & Orquestra HB investem na pesquisa sistemática de três matizes da música contemporânea: Samba, Jazz e Salsa. Pensando em contemplar esses aspectos, o projeto ‘30 anos’ consiste na apresentação de um grande show comemorativo com sua big band, uma oportunidade inédita de realizar e difundir, ao mesmo tempo, a Salsa na voz do cantor Hamilton Moreno e o Jazz nas vozes das cantoras Jesse Monroe e Anna Lu. Não recomendado para menores de 12 anos. Retirada de convites gratuitos com 1h de antecedência. Parceria Sesc Santo André.

  • Sábado | 28 de julho

10h | Você é Show!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Palco do Mercado

10h às 18h | Passando roupas, passando a vida…ou a poética do tempo – Cristina Teles
A performance apresenta uma reflexão sobre o tempo físico e metafórico. A artista realiza o ato de passar e engomar roupas, tão ligado ao cotidiano doméstico, porém de forma poética. As roupas engomadas são colocadas dentro de caixas, como numa tentativa de manter o tempo congelado, guardado. (Intervenção)
Campos Salles, 456

10h às 18h | Espaço Multiarte
Local tem por objetivo promover a interação, troca de experiências e a divulgação de autores e outros agentes culturais locais independentes, bem como das editoras populares, por meio de feira de livros, exposição de pinturas e esculturas e apresentações musicais e poéticas. Com Jerônimo de Almeida Neto, Leonardo José Dutra Campos, Rosilei Mantovani, Eleni Peredo, Aparecida Antunes e Luiza Campos (Intervenção)
Rua Campos Salles, 455

10h às 18h | Invasão de Área – Paulo Tripitelli
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto apresenta o Salão Expandido, com artistas que participaram do Salão de Arte Contemporânea deste ano. O artista, a partir do termo “invasão de área”, utilizado no futebol quando o jogador invade a grande área numa partida, propõe um novo território de jogo, fazendo com que os jogadores “deixem” o campo de futebol e “invadam” o espaço arquitetônico da vila. Essa invasão será representada por meio de impressões digitais em tamanho real e miniaturas de bonecos dos jogadores de futebol espalhados em diversos lugares. Para que o visitante participe do trabalho, estarão disponíveis folhetos sobre a história do futebol no local e um mapa onde poderão ser localizadas/exploradas as intervenções. (Instalação)
Vários locais

10h às 18h | Intervalo Show – Arlete Lelé Ferreira
No intervalo das apresentações do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba também tem atração. Serão tocadas músicas de trabalhos autorais de artistas da Região, como forma de incentivo à produção cultural local e à música autoral. A locutora Arlete Lelé Ferreira (atriz) fará interações com o público.
Palcos

11h | Treinalhaço: a competição de quem erra mais – Coletivo Menelão de Teatro
Beiçolina e MaisOuMenos apresentam o repertório “Nada de mais. Tudo do mesmo, Mais uma vez”. As mais famosas e aclamadas esquetes tradicionais de circo são o fio condutor do encontro dos dois. Com Denise Hyginio, Eduardo Henrique, Hayanne Oliveira e Raffael Santos. (Intervenção)
Rua Fox

12h | Banda Ribeira
O show apresenta um mosaico de ritmos populares afro-brasileiros e latino-americanos: bumba-meu-boi, afoxé, baião e maracatu, cumbia e salsa, samba, terreiro, reggae e ska, tambor de crioula e jongo capoeira. Com Fernando Matarese, Bruno Cardoso, Diego Zuculin, Adilson Fernandes e Ricardo Souza. (Show)
Palco do Mercado

12h às 14h | Intervenção de circo Matcha – Cello Amino
Matcha é o chá usado no Cha-do (Cerimônia do Chá). Circulando entre o público com um carrinho de chá, Amino-san oferece números de mágicas para as crianças e adultos. Para se comunicar com o público, utiliza os sons e entonações do japonês como uma espécie de língua onomatopeica. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h | Intervenção Poética: Palavras Errantes – Emilie Andrade
Ao narrar seus pequenos episódios, que são como breves abraços, uma contadora de histórias dá notícias das bênçãos escondidas nos infortúnios e que não há atalho para as coisas que realmente importam. Com sua saia cheia de bolsos, carrega palavras ou objetos que pertencem a uma pequena estória. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 16h | Intervenção Fotográfica: Monóculos Fotográficos – Roger Sassaki
Os participantes desta atividade acompanham a produção dos monóculos, desde a fotografia com câmera analógica, a revelação do filme e a montagem dos visualizadores com lente. Todos os monóculos ficam expostos para que o público possa relembrar como era ter uma fotografia em um ponto turístico ou evento especial. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 16h | Roda de leitura
Com Muda Práticas Culturais e Educativas. Espaço permanente de mediação de leitura com livros ilustrados para todas as idades, bancos e almofadas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | Audiotur ficcional em Paranapiacaba
Experiência sonora individual que toma o FIP como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um aparelho reprodutor de MP3. Percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção. Não recomendado para menores de 10 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | DJ Simoníssima
Simoníssima é Dj, pesquisadora musical e gestora cultural, conhecida pelos seus sets criativos e buena onda, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. Produz e apresenta o programa “Seleta Coletiva – Nas Batidas de um Brasil Plural” na rádio Graviola. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina de construção de mané gostoso
O Mané gostoso é um brinquedo articulado, suspenso em um fio, preso entre duas varetas de madeira e que pela pressão da mão produz movimentos de malabarismo. O público terá a oportunidade de produzir e personalizar o seu próprio boneco. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina Marchetaria
Oficina de marchetaria onde os participantes aprendem sobre esta técnica e produzem um marcador de páginas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina oráculo das folhas: o que o vento sopra
A oficina tem o objetivo de transmitir para o público a vibração da natureza e da palavra, e somar a essa força a delicadeza do bordado. Os participantes bordarão palavras poéticas em folhas secas e receberão uma semente de árvore nativa a ser cultivada. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | Oficina Dr. Gepetostein e os Brinquedos Mutantes
Inspirados pelo criador do boneco do Pinóquio e pelo doutor Victor Frankenstein, o grupo paulista promove uma oficina para reaproveitar, modificar e ressignificar brinquedos usados, velhos e quebrados. Com a troca das partes de bonecas e bonecos, carrinhos e outros objetos, os participantes usam a criatividade para dar vida aos novos seres do universo da brincadeira. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 17h | Oficina ateliê itinerante: um passeio serigráfico
O público do FIP terá a oportunidade de conhecer a técnica da Serigrafia. Cada participante irá imprimir sua própria gravura com temas dos pontos turísticos da Vila. Após a impressão serigráfica, poderão colorir suas gravuras com o uso de rolinho de espuma com diversas cores no formato de ateliê aberto. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 19h | Santo André de múltiplos tons: Ocupação Estranhos Atratores
Arte independente de vários artistas do ABC. Shows com Krias de Kafka, Take 9001, Giant Gellyfish, Giallos e Der Baum. Exposição de quadros de Rodrigo Silva. Oficina de moda com Renata Regis. Lançamento dos livros “Paris 20” de Eduardo Kaze e “O Baile dos Corações em Fúria”, de Marcelo Mendes. Bate papo sobre feminismo com Fhoutine Marie. Tour Macabro com Léo Alves e Jairo Costa, além da banca Estranhos Atratores. Com Ana Mesquita, Jairo Costa, Mateus Novaes, Claudio Cox, Hector Alves, Alvaro Burns, Lucas Campos, Fabio Muller, Felipe Dominguez, Rodrigo Silva, Eduardo Kaze, Marcelo Mendez, Fernanda Gamarano, Ian Veiga, César Neves, Vanessa Gusmão, Renato Fortunato, Ricardo Arashiro, Luiz Eduardo Galvão, Léo Alves, Fhoutine Marie e Renata Regis (Ocupação de Artes Integradas)
EE Senador Lacerda Franco (Quadra)

14h | Obras Cecilianas contadas através do Teatro de Lambe Lambe
Narrativas inspiradas na obra poética de Cecília Meireles são contadas através do teatro de Lambe Lambe. Este nome vem das antigas máquinas fotográficas do século XX. O espetáculo é assistido através de um orifício na caixa e atende um espectador por vez. Três caixas, três histórias e três minutos para contar um segredo ao pé do ouvido. Com Alessandra Nascimento, Cida Lima, Ronaldo Barbosa, Lilian Tunes e Andrea Cruz. (Intervenção)
CIT (área externa)

14h | Entre Histórias Fantásticas
Este espetáculo de narração é composto por três histórias originais em formato de literatura fantástica, baseadas em contos e causos que surgiram em Paranapiacaba. Todas as narrações acompanham sonoplastia de improvisação ao vivo. Com Paula Aguiar, Rafael Bira e Icaro Zanzini (Contação de histórias)
Biblioteca

14h | Excesso Bélico – Nova Compilação
Banda formada no início dos anos 1990 com propósito de tocar som autoral divulgando seus ideais e revolta contra o sistema. O grupo apresentará músicas para lançamento do novo CD. Com Gustavo Barbizam, Egnaldo Silva, Adriano Rodrigues Silva e Gustavo Viezzer Bonato. (Show)
Rua Fox

14h às 16h30 | Intervenção teatral onipotência do sonho (RJ)
Intervenções inspiradas no Surrealismo. Figuras masculinas e femininas sem rosto com figurinos que remetem à década de 20. Seres surreais passeiam pelos espaços inspirados nos personagens sem face de Magritte, nos cenários de Man Ray, nos textos de André Breton, Aragon e Artaud. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

15h | Frã Finamore – Homenagem Soul
Frã Finamore escalou uma seleção de amantes da sonoridade Motown para homenagear a Soul Music. Repertório conta com releituras de artistas internacionais como Ray Charles, Marvin Gaye, James Brown e Amy Winehouse, representantes nacionais como Cassiano e Tim Maia, além de canções autorais. Com Franklin Franchini Finamore, Giuliano Antonio Monteiro Ferrari, André Luis Sangiovanni e José Altieri Saturnino. (Show)
Rua Direita

15h | Você é Show!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Rua Fox

15h | Anette Camargo
“My Favorite Things” é o nome de uma das músicas do show homônimo, mas também é a imersão da cantora e pianista Anette Camargo no seu universo particular de arranjos para suas músicas favoritas. No repertório, grandes clássicos do jazz e da música brasileira. Com Libero Dietrich e Rodrigo Digão Braz. (Show)
Palco do Mercado

15h | Varietê Das Dores
Espetáculo com diversas linguagens do circo tradicional: equilibrismo, malabarismo, acrobacias, palhaçaria e relacionamento direto com o público. Com Paollo Preto, Yvie Tinoco e Rennan Magalhães. (Circo)
Rua da Estação (Pau da Missa)

15h às 16h | Trio Sinhá Flor
Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado comemoram 10 anos do grupo com foco nos arranjos vocais das integrantes, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h | Cortejo vem brincar!
Comitiva composta por cinco figuras excepcionais que, durante seu trajeto, apresentam cantigas populares do universo infantil. Destaca-se um artista-performer convidado, que expressa através de sua arte as canções e interage com o público. Com Anderson Areias, Beatriz Amado, Pedro Paiva, Ronaldo Liano e André Medeiros. (Intervenção)
Itinerante

16h | Obras Cecilianas contadas através do Teatro de Lambe Lambe
Narrativas inspiradas na obra poética de Cecília Meireles são contadas através do teatro de Lambe Lambe. Este nome vem das antigas máquinas fotográficas do século XX. O espetáculo é assistido através de um orifício na caixa e atende um espectador por vez. Três caixas, três histórias e três minutos para contar um segredo ao pé do ouvido. Com Alessandra Nascimento, Cida Lima, Ronaldo Barbosa, Lilian Tunes e Andrea Cruz. (Intervenção)
CIT (área externa)

16h30 às 17h10 | Intervenção teatral onipotência do sonho (RJ)
Intervenções inspiradas no Surrealismo. Figuras masculinas e femininas sem rosto com figurinos que remetem à década de 20. Seres surreais passeiam pelos espaços inspirados nos personagens sem face de Magritte, nos cenários de Man Ray, nos textos de André Breton, Aragon e Artaud. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

17h | MC Enézimo e DJ Nato PK
No show de Mc Enézimo, ao lado de Dj Nato, ele interpreta canções de seus dois discos solos e singles clássicos do selo PDD (pau-de-dá-em-doido). (Show)
Rua Fox

18h | Samba Certeiro – Everson Pessoa
No espetáculo, o músico e compositor Everson Pessoa apresenta letras e melodias traduzidas em crônicas irreverentes, regadas de influências do samba, gafieira, MPB, Hip Hop e Côco. Com Everson Pessoa, Cristiano Gonçalves, Natal Baldino Filho, Renê Faria, Alex Souza e Rick Lobsomen. (Show)
Palco do Mercado

18h | MC Marechal
Um dos fundadores do grupo Quinto Andar, Mc Marechal começou com batalhas de rima, desenvolvimento de projetos sólidos que unem literatura, conhecimento, ensino e hip-hop (LIVRAR, Batalha do Conhecimento, Hip Hop nas escolas, entre outros). (Show)
Rua Direita

18h | Nômade Orquestra
A Nomade Orquestra desenvolve trabalho autoral de música instrumental com influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais. Não recomendado para menores de 12 anos. Retirada de convites gratuitos com 1h de antecedência. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

  • Domingo | 29 de julho

10h às 18h | ESPAÇO MULTIARTE – COOPACESSO
Local tem por objetivo promover a interação, troca de experiências e a divulgação de autores e outros agentes culturais locais independentes, bem como das editoras populares, por meio de feira de livros, exposição de pinturas e esculturas e apresentações musicais e poéticas. Com Jerônimo de Almeida Neto, Leonardo José Dutra Campos, Rosilei Mantovani, Eleni Peredo, Aparecida Antunes e Luiza Campos (Intervenção)
Rua Campos Salles, 455

10h às 18h | Arte nossa de cada dia – JHESSE DUQUE E TOTA
Pinturas artísticas (telas) produzidas pelos profissionais Jhesse Duque e Tota, seguida de aula aberta sobre técnicas de impressão de moldes vazados (stencil art) com tinta spray em pequenos pedaços de tecidos, com temáticas sobre mitos e lendas do Vila de Paranapiacaba. (Intervenção)
Rua Schnoor (Alambrado)

10h às 18h | INVASÃO DE ÁREA – PAULO TRIPITELLI
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto apresenta o Salão Expandido, com artistas que participaram do Salão de Arte Contemporânea deste ano. O artista, a partir do termo “invasão de área”, utilizado no futebol quando o jogador invade a grande área numa partida, propõe um novo território de jogo, fazendo com que os jogadores “deixem” o campo de futebol e “invadam” o espaço arquitetônico da vila. Essa invasão será representada por meio de impressões digitais em tamanho real e miniaturas de bonecos dos jogadores de futebol espalhados em diversos lugares. Para que o visitante participe do trabalho, estarão disponíveis folhetos sobre a história do futebol no local e um mapa onde poderão ser localizadas/exploradas as intervenções. (Instalação)
Vários locais

10h às 18h | INTERVALO SHOW – DENISE BRUNO E RICARDO ESCUDEIRO
No intervalo das apresentações do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba também tem atração. Serão tocadas músicas de trabalhos autorais de artistas da Região, como forma de incentivo à produção cultural local e à música autoral. Os locutores Denise Bruno (atriz e palhaça) e Ricardo Escudeiro (poeta) farão interações com o público.
Palcos

11h | Banda Octopus – Head Live! celebraNDO 6 anos
A banda, com nova formação, tocará material próprio, que abrange toda a carreira, passando pelos registros “Neptune”, de 2014, e “Jahaz”, de 2017, além de músicas novas. Com Thiago Wallkicker, Daniel Marchi, Gabriel Piotto, Vitor Ferraz e Leo Barreto (Bateria). (Show)
Rua Fox

12h | JONAH
Com influências que vão desde Phill Veras e Clarice Falcão a Tiê e Mallu Magalhães, Jonah promete envolver as pessoas com suas letras ácidas, melodias doces e toda a irreverência do seu estilo storyteller. (Show)
Rua Direita

12h às 16h | RODA DE LEITURA
Com Muda Práticas Culturais e Educativas. Espaço permanente de mediação de leitura com livros ilustrados para todas as idades, bancos e almofadas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | AUDIOTUR FICCIONAL EM PARANAPIACABA – BINEURAL-MONOKULTUR
Experiência sonora individual que toma o FIP como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um aparelho reprodutor de MP3. Percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção. Não recomendado para menores de 10 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h | DJ SIMONÍSSIMA
Simoníssima é Dj, pesquisadora musical e gestora cultural, conhecida pelos seus sets criativos e buena onda, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. Produz e apresenta o programa “Seleta Coletiva – Nas Batidas de um Brasil Plural” na rádio Graviola. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MANÉ GOSTOSO – MATSUHIKO
O Mané gostoso é um brinquedo articulado, suspenso em um fio, preso entre duas varetas de madeira e que pela pressão da mão produz movimentos de malabarismo. O público terá a oportunidade de produzir e personalizar o seu próprio boneco. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | OFICINA MARCHETARIA – MARCELO BIONI
Oficina de marchetaria onde os participantes aprendem sobre esta técnica e produzem um marcador de páginas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | OFICINA ORÁCULO DAS FOLHAS: O QUE O VENTO SOPRA – CLARICE BORIAN
A oficina tem o objetivo de transmitir para o público a vibração da natureza e da palavra, e somar a essa força a delicadeza do bordado. Os participantes bordarão palavras poéticas em folhas secas e receberão uma semente de árvore nativa a ser cultivada. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 | OFICINA DR. GEPETOSTEIN E OS BRINQUEDOS MUTANTES – COLETIVO UNSQUEPENSA ARTE
Inspirados pelo criador do boneco do Pinóquio e pelo doutor Victor Frankenstein, o grupo paulista promove uma oficina para reaproveitar, modificar e ressignificar brinquedos usados, velhos e quebrados. Com a troca das partes de bonecas e bonecos, carrinhos e outros objetos, os participantes usam a criatividade para dar vida aos novos seres do universo da brincadeira. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 19h | SANTO ANDRÉ DE MÚLTIPLOS TONS: OCUPAÇÃO Coletivo Rock ABC
Como forma de demonstrar a complexidade cultural do segmento Rock, serão realizados shows com bandas locais e consagradas, Feira de Economia Criativa, exposições fotográfica e de artes plásticas, transmissões simultâneas a realização da ação via web rádios que compõem a cena Rock do Grande ABC. (Ocupação de Artes Integradas)
EE Senador Lacerda Franco (Quadra)

12h | Calango Brabo – O Rock do Sertão
A música regional, o folclore e o som do bom e velho rock’n’roll são ingredientes que deram origem, em 2006, à banda Calango Brabo, trazendo seu som inovador que mistura poesia, ritmo e técnica. Destaque para a única Double Guitar (guitarras siamesas) da América Latina. Com Daniel Ruberti, André Gonçalves, Morais Felix e Caio Caetano. (Show)
Palco do Mercado

13h | OS SONHOS DE HELENA – STULTÍFERA CIA
Helenas tocam a campainha de casas com as quais sonharam. Elas chegam com malas vermelhas e um pedido: tem o tempo de um sonho? Convite aceito, abre-se a porta para um acontecimento poético inspirado no realismo fantástico de “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano. Com Thai Leão, Maria Alves, Mariana Marinho e Paulo Arcuri. (Intervenção)
Biblioteca (área externa)

13h | DANÇARÁNAPIACABA – BACK SPIN CREW
Intervenção faz referência à tradução do termo tupi Paranapiacaba: lugar de onde se vê o mar. No caso, seria “lugar onde se vê a dança”. Com Bruno Luiz dos Santos Paixão, Evandro Ferreira da Silva, Adriana Teodoro do Nascimento, Cristiane Ramos Dos Santos, Alex Oliveira de Sousa Soneka: Edi Carlos José Andrade e Carolina Gomes Moreira. (Intervenção)
Rua Antonio Olyntho / Campos Salles

12h às 16h | INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA: MONÓCULOS FOTOGRÁFICOS – ROGER SASSAKI
Os participantes desta atividade acompanham a produção dos monóculos, desde a fotografia com câmera analógica, a revelação do filme e a montagem dos visualizadores com lente. Todos os monóculos ficam expostos para que o público possa relembrar como era ter uma fotografia em um ponto turístico ou evento especial. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 17h | OFICINA ATELIÊ ITINERANTE: UM PASSEIO SERIGRÁFICO – QUIOSCO CULTURAL
O público do FIP terá a oportunidade de conhecer a técnica da Serigrafia. Cada participante irá imprimir sua própria gravura com temas dos pontos turísticos da Vila. Após a impressão serigráfica, poderão colorir suas gravuras com o uso de rolinho de espuma com diversas cores no formato de ateliê aberto. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h | INTERVENÇÃO DE CIRCO MATCHA (MÁGICA CLOSE-UP) – CELLO AMINO
Matcha é o chá usado no Cha-do (Cerimônia do Chá). Circulando entre o público com um carrinho de chá, Amino-san oferece números de mágicas para as crianças e adultos. Para se comunicar com o público, utiliza os sons e entonações do japonês como uma espécie de língua onomatopeica. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h | INTERVENÇÃO POÉTICA MÁQUINA DE FAZER POEMAS – PRANA TEATRO
O violino está fazendo um chamado poético! Gire o seletor da Máquina de Fazer Poemas para escolher a palavra que mais gosta, sinta o chacoalhar do mecanismo e, num piscar de olhos, a gaveta abre e entrega um poema fresquinho com a palavra escolhida. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

14h | NAÏFS – DAIANE BAUMGARTNER E JOÃO SOBRAL
A marionetista e multiartista Daiane Baumgartner e o compositor e multiartista João Sobral unem suas experiências na Performance Naïfs, onde tramam o cotidiano de uma senhora e um músico inventor que toca com sua vassoura (Vassonora), construindo um ambiente poético e lúdico. (Intervenção)
CIT (área externa)

14h | Carimbó das Caixeiras Nascentes – CAIXEIRAS DAS NASCENTES
Espetáculo interativo inspirado nas danças maranhenses da Festa do Divino Espírito Santo, quando as caixeiras festejam tocando, cantando e dançando músicas tradicionais de sua cultura. Caroço, Cacuriá e Carimbó são danças lúdicas que usam imagens de animais e trabalhos cotidianos pertencentes ao universo tradicional maranhense. Com Cristina Bueno, Inês Vianna, Juliana Siqueira, Cleide Santos, Bianca Medeiros, Joanna Campos, Eliana Pires, Elaine Ávlia, Larissa Cipriano, Renata de Oliveira, Angélica de Fátima Paula, Ana Karina Fagundes, Natália Guidetti, Daniela Gobbo, Minela Dimaura, Karla Araujo, Joana Schossler, Andreia Desiderio, Thaís Tkatchuk, Mariana Menezes, Simone Campana, Ângela Rocha, Aline Zanatta, Eliana Silva, Carol Coronado, Elizete Betanho e Yolanda Soldatti. (Intervenção)
Rua Fox

14h | ESPETÁCULO TEATRAL AS PRESEPADAS DE DAMIÃO – DAMIÃO E CIA DE TEATRO
Baseado em contos populares de enganar a morte, o espetáculo de rua narra a história de Damião, homem pobre e amigo da vadiagem, que tem seu destino transformado ao ser visitado por dois misteriosos viajantes: Jesus Cristo e São Pedro. Com interpretação de matrizes estéticas da cultura popular brasileira encontradas no Maracatu, no Cavalo-marinho e na Folia de Reis, a trupe narra a saga desse anti-herói. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

14h | Precisamos Falar Sobre o Despejo de Carolina
Intervenção cênica e poética acerca das diversas expressões da questão social, especialmente a população negra nas grandes periferias, e trazendo aos dias atuais a situação de uma mãe solo, trabalhadora e negra que busca descobrir onde está o seu filho. Com Lília Reis, Patrícia Vianna e Evalni de Oliveira. (Intervenção)
Biblioteca

15h | OS SONHOS DE HELENA – STULTÍFERA CIA
Helenas tocam a campainha de casas com as quais sonharam. Elas chegam com malas vermelhas e um pedido: tem o tempo de um sonho? Convite aceito, abre-se a porta para um acontecimento poético inspirado no realismo fantástico de “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano. Com Thai Leão, Maria Alves, Mariana Marinho e Paulo Arcuri. (Intervenção)
Biblioteca (área externa)

15h | O Tempo em Mim – MÔNICA ESTELA
Se você pudesse enviar uma mensagem através do tempo, o que você escreveria? Januário é um operário do século XIX que trabalha na construção da Estrada de Ferro. Após uma forte neblina, percebe que a Vila onde estava alojado já não é mais a mesma. Passado e futuro transformam o operário em um viajante do tempo e suas memórias e mensagens são agora a sua única bagagem. (Intervenção)
Locobreque

15h | Choro de Bengala – “Lugar De Onde Se Vê O Mar”
Grupo de Santo André apresenta resgate das muitas apresentações de diversos grupos de Choro que já se apresentaram no Festival de Inverno ao longo dos anos. Com Bebê do Góes, Beto Casemiro, André Moura e Denisson Souza. (Show)
Rua Direita

15h | VOCÊ É SHOW!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Rua Fox

15h | As Gerações do Rock Rural
O show inédito traz as duas gerações do Rock Rural brasileiro. O repertório inclui clássicos como Senhorita (Zé Geraldo), Casa no Campo, Rua Ramalhete (Tavito), Sobradinho, Espanhola (Sá, Rodrix e Guarabyra) e Romaria (Renato Teixiera) com uma pegada mais moderna de folk rock. Com Tuia, Fernando Moura, Felipe Rosa e Wanderley Alves Jr. (Show)
Palco do Mercado

15h às 16h | INTERVENÇÃO MUSICAL FUÁ/CORTEJADA – GRUPO PIFANOS FLAUTINS DE MATUÁ
Danças e ritmos brasileiros tradicionais, como o frevo, o cavalo-marinho, o maracatu, o xote, o baião e o coco tomam a rua neste espetáculo. O repertório traz músicas autorais, de domínio público e de mestres da cultura tradicional. O público é convidado a participar das coreografias. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h | Eureka on the Street – Banda em Movimento
A banda transforma suas referências em algo bem brasileiro, fruto da fusão de diferentes estilos musicais: os norte-americanos, como o Jazz, o Blues e o Funk, e as influências brasileiras, como a MPB, o Samba e o Baião. Com Osmar de Aguiar, Haroldo Maciel, Adão Vargas Junior, Willian Cassio, Frank Edson de Oliveira, Henrique Messias e Marcos Vinicius Rabelo. (Intervenção e show)
Itinerante

16h | NAÏFS – DAIANE BAUMGARTNER E JOÃO SOBRAL
A marionetista e multiartista Daiane Baumgartner e o compositor e multiartista João Sobral unem suas experiências na Performance Naïfs, onde tramam o cotidiano de uma senhora e um músico inventor que toca com sua vassoura (Vassonora), construindo um ambiente poético e lúdico. (Intervenção)
CIT (área externa)

17h | HAMELETE: O CORDEL – GRUPO CARETA
A proposta de reconstrução da mais famosa peça shakespeareana propõe uma releitura de Hamlet na estrutura do cordel. Ao trabalhar com a versatilidade das formas e ritmos, oferece a possibilidade de uma leitura onde o peso da tragédia é minimizado, mas sem ausentar o aspecto reflexivo da obra. Com Luizinho Beltrame, Alberto Vizoso, Yves Carrasco, Marcelo Jacob, Octávio da Matta, Lívia Simardi, Patrícia Palhares, Âmer Menegassi e Tamiris Ferreira. Direção: Lívia Simardi. Texto: Octávio da Matta. Recomendado para maiores de 12 anos (Teatro) – Rua Fox

18h | RODA DE MESTRES
Três mestres cantadores e um jovem artista celebram o encontro entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo. Os poetas e brincantes populares Sinhá Rosária (80 anos – Campinas/SP), João Bá (82 anos – Crisópolis/BA), Tião Mineiro (72 anos – Boa Esperança/MG) e o jovem violeiro e pesquisador da cultura popular João Arruda (32 anos – Campinas/SP), acompanhados por Esther Alves e Yandara Pimentel, formam esta roda por onde giram cantorias, prosas, poesia e muita alegria. (Show)
Palco do Mercado

18h | Dada Yute convida DENISE D´PAULA e ANDRÉ SAMPAIO – HOMENAGEM A FELA KUTI
O cantor e compositor Dada Yute pela primeira vez se apresenta no Festival de Paranapiacaba e convida ao palco Denise D’Paula e André Sampaio. O público poderá conferir seus grandes sucessos e a homenagem ao cantor nigeriano Fela Kuti. Com Felipe Renzo Rocha Brito, Daniel de Oliveira, Tomaz de Paula A. Freitas, Guaraci P. Pereira, Ronnie Kleber de Souza, Denys Willy, Alessandra Itamara e Caue Granello (Dada Yute) (Show)
Rua Direita

18h | A lenda do Véu da Noiva – JULIANA FLAMINIO
Em meio à neblina típica de Paranapiacaba, surge uma noiva fantasma em busca de seu amado. A “Lenda do Véu da Noiva” é uma das histórias que faz parte do patrimônio imaterial da Vila de Paranapiacaba. (Intervenção)
Parte Alta

18h | HISTÓRIAS DE COZINHA COM CAMBUCI – WAL VOLK, CARLOS RIZZO E ALUNOS DA ELCV
Exibição no telão do documentário que reúne série de entrevistas com as empreendedoras que organizaram o Grupo Gastronômico “Caminhos do Cambuci de Paranapiacaba”. Realização de Wal Volk, Carlos Rizzo e alunos da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André: Rodrigo Gama, Erika Kika e Carolina Menegati.
Rua Campos Salles, em frente ao 459

18h às 20h | ORQUESTRA SINFÔNICA DE SANTO ANDRÉ – SOLISTA: CARMELO DE LOS SANTOS
A Orquestra Sinfônica de Santo André realiza tradicional concerto no FIP com participação do violinista Carmelo de Los Santos. O programa inclui obras de Ronaldo Miranda, Max Bruch e Brahms. Não recomendado para menores de 12 anos. Retirada de convites gratuitos com 1h de antecedência. Parceria Sesc Santo André.
Clube Lyra Serrano


  • Conheça a história de Paranapiacaba, sede do Festival de Inverno:

Compartilhe:

Autor: Por: Redação