De graça: maior festival LGBTQ da América Latina chega a SP

Abertura do Festival Mix Brasil tem show gratuito do Johnny Hooker
Até
25
de novembro 2018
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sábado - Domingo
Diversos horários

Cidade

Mega programação celebra o cinema, o teatro, a música e a literatura!

Está prestes a começar a maior celebração à diversidade da América Latina! Entre os dias 15 e 25 de novembro, a 26ª edição do Festival Mix Brasil ocupa seis espaços na cidade de São Paulo com uma programação GRATUITA recheada de cinema, teatro, música, literatura, laboratório audiovisual, conferência e games.

Jhonny Hoooker
Crédito: Raul Aragão | I Hate FlashAbertura do Festival Mix Brasil tem show gratuito do Johnny Hooker

Este ano,foram selecionados 110 filmes para o evento, sendo que 44% deles são dirigidos por mulheres. A participação do Brasil é um dos grandes destaques: foi a edição com o maior número de produções nacionais, totalizando 20. Além disso, o público pode assistir obras de diretores e atores consagrados que integraram a seleção oficial dos Festivais de Berlim, Toronto, Sundance, Cannes e Locarno.

A abertura do Festival Mix Brasil acontece no dia 15 de novembro, às 17h, com show do cantor Johnny Hooker na área externa do Auditório do Ibirapuera (v. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera). Há também atrações no CineSesc (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César), Spcine Olido (Av. São João, 473 – Centro), Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino), Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 – Consolação), Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso).

Brasileiros

Os 20 longas nacionais fazem parte tanto da Mostra Competitiva quando do Panorama Brasil. Entre os que concorrem a prêmios estão Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, “Lembro Mais dos Corvos”, de Gustavo Vinagre e “O Segredo de Davi”, de Diego Freitas.

A programação de curtas também é um destaque no festival. Este ano serão exibidos 39 trabalhos brasileiros, sendo 16 curtas em competição. As produções estão dividaspelos temas “Afetos Familiares”, “Boy Fugaz”, “Eternamente Soul”, “Fetiche: Free Your Mind”, “Meninas Mistério”, “Resistir para Existir”, “Sampa”, “Território/Territórios”, além da tradicional sessão “Crescendo com a Diversidade”, voltada ao público infantil.

Teatro

O Mix Brasil também apresenta espetáculos teatrais, shows e atrações ligadas à literatura e games. O “Dramática em Cena” ofereces peças como “As 3 Uiaras de SP City”, texto de Ave Terrena Alves e direção de Diego Moschkovich; “Demônios”, direção de Marcelo D’avilla e Marcelo Denny e a “A Ira de Narciso”, texto de Sergio Blanco e tradução de Celso Cury, direção de Yara de Novais.

Música

Para os amantes de música, o projeto Rainbow Cities mostra shows de Diego Moraes, Liniker e Mel, novos talentos Drag Queen, novas bandas e coreografias. Já o tradicional show do Gongo, desta vez comandado por Marisa Orth, acontece no dia 25, às 16h30, no CCSP. É o momento em que realizadores desapegados apresentam seus vídeos de até cinco minutos para o julgamento do público do Mix Brasil.

Literatura

Há também espaço para debates literários. São 16 mesas com a participação de 63 nomes fundamentais do mercado editorial nacional que discutem o lugar da comunidade LGBTI na literatura. Entre os destaques estão o Encontro entre João Silvério Trevisan e Italo Moriconi relembrando vida e obra de Roberto Piva (Museu da Diversidade, 23/11 15h), os três TRANSaraus que reunirão poetas e artistas de slam LGB e principalmente T e ‘Fascismo na Poética de Pasolini’ (Sala de debate 24/11 14h) quando serão apresentadas representações do fascismo feitas pelo cineasta e escritor italiano e sua repercussão em tempos de extremismos.

Política

Política, mercado, identidade, saúde e feminismo são os temas centrais dos 25 encontros previstos na Conferência Mix Brasil. Com a curadoria de André Fischer, Gustavo Bonfiglioli e Ariel Nobre da Pajubá e outros grupos e coletivos, os encontros cobrem temas como Gestão de Prazeres, LGBTI pós-eleições, Gordofobia, Espiritualidade Trans e Empreendedores LGBTI no Tanque dos Tubarões.

Games

Pela primeira vez, o Festival Mix Brasil realiza o BIG MIX Jam 4Diversity, primeira Game Jam sobre a diversidade de São Paulo. O evento acontece na EBAC – Escola Britânica de Artes Contemporâneas (Rua Mourato Coelho, 1404 – Vila Madalena) e reúne desenvolvedores de jogos e profissionais do audiovisual para criar jogos com o tema #PensoLogoResisto.

Acompanhe a programação completa no site.

Compartilhe:

Autor: Por: Redação