Festival virtual ‘A Gente Que Fez!’ é perfeito para a criançada!

Sim, é isso mesmo que você entendeu: uma comissão de crianças escolheu toda a programação cultural desse evento lindão

Até 28 de março de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

A molecada vai simplesmente pirar quando ouvir falar do festival online “A Gente Que Fez!”, que reúne uma programação incrível de teatro, música, dança e oficinas, escolhida por uma comissão de crianças… E olha que só tem atrações incríveis!

Grupo Esparrama apresenta a divertida peça “Fim?” na mostra “A Gente Que Fez!
Créditos: Sissy Eiko - divulgação
Grupo Esparrama apresenta a divertida peça “Fim?” na mostra “A Gente Que Fez!

A mostra é totalmente grátis e acontece entre os dias 3 e 28 de março, em diversos horários, pela plataforma de conferências Zoom. Para não perder nadinha, basta acessar este site, conferir a programação completa e já reservar o ingresso das atividades que você quer curtir.

Idealizado pela companhia Catarsis – Arte para Infância e Juventude, o festival tem como conceito principal o protagonismo da criança no fazer. Por isso, toda a produção do evento, da escolha das atrações à aprovação da identidade visual, contou com a participação ativa de uma comissão formada por várias crianças.

Os pequenos se dividiram em diferentes grupos, de acordo com a própria vontade deles, e cada um desses núcleos era responsável por cuidar de um aspecto diferente do festival. É claro que todas as atividades eram orientadas por profissionais adultos e que todos os encontros aconteceram por meio de conferências online. Bem bacana, né?

O que assistir?

Uma das atrações da mostra “A Gente Que Fez!” é uma vivência bem incrível com o grupo de percussão corporal Barbatuques, que acontece no dia 6, às 10h. Na atividade, comandada por Marcelo Pretto e Luciana Cestari, a criançada aprende a descobrir ludicamente os sons produzidos com o próprio corpo e com outros objetos ao seu redor.

Barbatuques faz uma oficina incrível de percussão corporal para criançada no Festival “A Gente Que Fez!”
Créditos: @barbatuques/Facebook
Barbatuques faz uma oficina incrível de percussão corporal para criançada no Festival “A Gente Que Fez!”

Outras oficinas são “Dança – Teatro”, “A Dança do Seu Jeito”, “Brincadeiras Teatrais”, “Dança Lúdica”, “Maquiagem Cênica”, “Figurino”, “Sensibilização Musical” (para bebês), “Criação Teatral em Tempos de Isolamento” (para artistas), “Luz de Casa” (para técnicos e artistas) e “Oficina do Brincar” (para educadores e pessoas interessadas).

Marionetes incríveis comandam a ópera “Onheama”, do grupo O Pequeno Teatro do Mundo, inspirada no poema “A Infância de um Guerreiro”, do amazonense Max Carphentier, e exibida no dia 6, às 15h.

“Onheama” é uma ópera com marionetes inspirada na mitologia indígena
Créditos: Melissa Guimarães - divulgação
“Onheama” é uma ópera com marionetes inspirada na mitologia indígena

A peça recupera a lenda indígena sobre o eclipse, uma ação maléfica de Xivi, a terrível onça celeste que devora Guaraci, o Sol, e depois sai à caça das estrelas e de Jaci, a Lua. No dia em que Xivi conseguir engolir tudo o que reluz no céu, o mundo acabará. Somente um guerreiro corajoso e de coração puro como Iporangaba poderá salvar a Amazônia e a Terra do terrível monstro.

A história da famosa paleontóloga inglesa Mary Anning, que viveu no século 19 e estudou os dinossauros, é tema do espetáculo teatral “Mary e os Monstros Marinhos”, da Companhia Delas. A transmissão ocorre no dia 14, às 16h.

A peça da Companhia Delas conta para os pequenos a história de uma grande cientista inglesa: Mary Anning
Créditos: Maria Tuca Fanchin
A peça da Companhia Delas conta para os pequenos a história de uma grande cientista inglesa: Mary Anning

A peça narra a trajetória dessa grande pesquisadora que começou a trabalhar com apenas 12 anos e sobreviveu a tempestades e deslizamentos de terras para fazer grandes descobertas científicas. Ela foi capaz de remontar o primeiro esqueleto do gigante ictiossauro. É muito girl power!

Um show bem divertido da POIN – Pequena Orquestra Interativa vai colocar a molecada para chacoalhar o esqueleto no dia 20, às 17h. O sexteto, formado por músicos que tocam violão, acordeom, flauta, violino, sousafone e percussão, convida a plateia para produzir um som junto com a banda.

E o Grupo Esparrama, conhecido por se apresentar em janelas de frente para o Minhocão em SP, encena o espetáculo “Fim?” no dia 28, às 16h. Na trama da peça, o mundo simplesmente acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, muros e restos lamacentos de um rio de água doce.

Nesse cenário, as baratas Beatriti e Margueriti acreditam que agora o mundo será apenas delas. Mas o que elas não sabem é que dois seres muito esquisitos e atrapalhados, os palhaços Batatinha e Nerdolino, também sobreviveram. Eles estão perambulam com um mapa, uma semente e muita esperança.

Ainda tem um montão de atrações maravilhosas no festival “A Gente Que Fez”. Para conferir a programação completa é só clicar aqui.

Olha estas outras dicas para curtir online: