Festival Varilux celebra 10 anos de cultura francesa no Brasil

Mostra celebra seu milionésimo espectador em 2019
Até
19
de junho 2019
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Confira programação de cada cinema participante do festival

Cidade

Por: Redação | Comunicar erro

Festival levanta a bandeira da diversidade cultural cinematográfica ante o monopólio de blockbusters nas salas de cinema brasileiras

A maratona de filmes franceses de 2019 já está confirmada para junho com a décima edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que apresenta o público paulistano a recente safra da cinematografia francesa.

No ano em que completa dez anos, o Varilux vai bater a marca de um milhão de espectadores. Para muitos, essa marca pode ser pequena comparada aos espectadores de filmes blockbusters que ultrapassam esses números em um único dia.

Mas os curadores do festival estão muito felizes e motivados a criar um espaço onde a criação audiovisual não seja apenas o fruto de algoritmos, mas sim um território de expressão artística que continue a inventar e nos surpreender.

Destaques do Festival Varilux

A programação do Festival Varilux é composta de 17 longas produzidos na França, entre eles os destaques ficam para:

“Graças a Deus”(Grâce à Dieu)

Cena de Graças a Deus último filme de François Ozon
Crédito: reprodução“Graças a Deus”, último filme de François Ozon, é destaque na programação do Festival Varilux

Último filme de François Ozon e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano – prêmio do júri -, tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese. O filme estreou na França em fevereiro de 2019, apenas alguns dias antes do julgamento do Cardeal e suscitou muitos debates.

“Astérix e o Segredo da Poção Mágica” (Asterix – Le Secret de la Potion Magique)

cena de asterix e obelix
Crédito: reproduçãoO fenômeno da animação francesa, Asterix e Obelix, não pode ficar de fora da programação do Festival Varilux

A animação de Alexandre Astier e Louis Clichy é um verdadeiro fenômeno, que vendeu cerca de quatro milhões de ingressos na França. O público brasileiro já conhecia esse famoso personagem de quadrinhos – que se tornou um símbolo da resistência francesa à globalização – do Varilux de 2010, quando integrou à programação a animação “Asterix e o domínio dos Deuses”.

“A Revolução em Paris” (Un Peuple et son Roi)

cena de A revolução em paris
Crédito: reproduçãoPra seguir a linha revolucionária do Festival Varilux, o filmes “A Revolução em Paris” se destacada na programação

O ambicioso e espetacular filme histórico de Pierre Schoeller retrata a gênesis da Revolução Francesa. Essa produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet e Denis Lavant, entre outros.

GOSTA DE CINEMA? CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CIDADE NA AGENDA CULTURAL DA CATRACA LIVRE

Além dos filmes, a programação conta com sessões de debates com participação dos artistas, ações e sessões educativas e o 3º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual).

Clique aqui para ver a lista completa de filmes do Festival Varilux. Se quiser conhecer a programação paralela aos filmes, clique aqui.

Locais de exibição

O Festival Varilux de Cinema Francês 2019 vai invadir 12 cinemas da cidade de São Paulo, entre eles CineSala, Cine Belas Artes, Espaço Itaú de Cinema, Cinesystem e Teatro da Aliança Francesa.

A programação francesa fica em cartaz entre 6 e 19 de junho e os valores dos ingressos são os mesmos praticados em cada unidade. Aqui você encontra a programação de São Paulo completinha.

Se liga nessa dica

Se você, assim como os curadores do Festival Varilux, é da resistência artística do cinema, vai amar a programação da mostra de cinema permanente que rola no Bixiga. Toda semana tem sessão de um clássico italiano! Tá imperdível!

Compartilhe:

Tags: #Cinema
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
2
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
3
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
4
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
5
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
6
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
7
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
8
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …