Festival Varilux celebra 10 anos de cultura francesa no Brasil

Festival levanta a bandeira da diversidade cultural cinematográfica ante o monopólio de blockbusters nas salas de cinema brasileiras

Até 19 de junho de 2019

Todos os dias

Confira programação de cada cinema participante do festival

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Os valores dos ingressos são os mesmos praticados em cada unidade.

A maratona de filmes franceses de 2019 já está confirmada para junho com a décima edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que apresenta o público paulistano a recente safra da cinematografia francesa.

No ano em que completa dez anos, o Varilux vai bater a marca de um milhão de espectadores. Para muitos, essa marca pode ser pequena comparada aos espectadores de filmes blockbusters que ultrapassam esses números em um único dia.

Mas os curadores do festival estão muito felizes e motivados a criar um espaço onde a criação audiovisual não seja apenas o fruto de algoritmos, mas sim um território de expressão artística que continue a inventar e nos surpreender.

Destaques do Festival Varilux

A programação do Festival Varilux é composta de 17 longas produzidos na França, entre eles os destaques ficam para:

“Graças a Deus”(Grâce à Dieu)

“Graças a Deus”, último filme de François Ozon, é destaque na programação do Festival Varilux
Créditos: reprodução
“Graças a Deus”, último filme de François Ozon, é destaque na programação do Festival Varilux

Último filme de François Ozon e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano – prêmio do júri -, tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese. O filme estreou na França em fevereiro de 2019, apenas alguns dias antes do julgamento do Cardeal e suscitou muitos debates.

“Astérix e o Segredo da Poção Mágica” (Asterix – Le Secret de la Potion Magique)

O fenômeno da animação francesa, Asterix e Obelix, não pode ficar de fora da programação do Festival Varilux
Créditos: reprodução
O fenômeno da animação francesa, Asterix e Obelix, não pode ficar de fora da programação do Festival Varilux

A animação de Alexandre Astier e Louis Clichy é um verdadeiro fenômeno, que vendeu cerca de quatro milhões de ingressos na França. O público brasileiro já conhecia esse famoso personagem de quadrinhos – que se tornou um símbolo da resistência francesa à globalização – do Varilux de 2010, quando integrou à programação a animação “Asterix e o domínio dos Deuses”.

“A Revolução em Paris” (Un Peuple et son Roi)

Pra seguir a linha revolucionária do Festival Varilux, o filmes “A Revolução em Paris” se destacada na programação
Créditos: reprodução
Pra seguir a linha revolucionária do Festival Varilux, o filmes “A Revolução em Paris” se destacada na programação

O ambicioso e espetacular filme histórico de Pierre Schoeller retrata a gênesis da Revolução Francesa. Essa produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet e Denis Lavant, entre outros.

GOSTA DE CINEMA? CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CIDADE NA AGENDA CULTURAL DA CATRACA LIVRE

Além dos filmes, a programação conta com sessões de debates com participação dos artistas, ações e sessões educativas e o 3º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual).

Clique aqui para ver a lista completa de filmes do Festival Varilux. Se quiser conhecer a programação paralela aos filmes, clique aqui.

Locais de exibição

O Festival Varilux de Cinema Francês 2019 vai invadir 12 cinemas da cidade de São Paulo, entre eles CineSala, Cine Belas Artes, Espaço Itaú de Cinema, Cinesystem e Teatro da Aliança Francesa.

A programação francesa fica em cartaz entre 6 e 19 de junho e os valores dos ingressos são os mesmos praticados em cada unidade. Aqui você encontra a programação de São Paulo completinha.

Se liga nessa dica

Se você, assim como os curadores do Festival Varilux, é da resistência artística do cinema, vai amar a programação da mostra de cinema permanente que rola no Bixiga. Toda semana tem sessão de um clássico italiano! Tá imperdível!