Últimas notícias:

Loading...

Festival Internacional de Circo: curta atrações grátis por toda a SP 🎪

Quarta edição do FIC acontece de forma presencial e online e reúne espetáculos, debates e oficinas. Saiba tudo:

Por: Redação

Respeitável público! O FIC – Festival Internacional de Circo voltou! Prepare-se para uma intensa programação gratuita, em São Paulo, entre os dias 23 de março e 17 de abril. Lembre-se: os ingressos são sempre distribuídos com uma hora de antecedência.

Inversus, Cia Eós, Festival Internacional de Circo
Crédito: Lucas Pedrosa - divulgação/ Moretti Cultura e Comunicação “Inversus” leva a magia do circo para o Teatro Flávio Império

E essa edição tem uma particularidade: pela primeira vez, o evento passa por TODAS as regiões da cidade.

São 71 atrações em lugares como o Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473 – Centro), o Tendal da Lapa (R. Guaicurus, 1100 – Água Branca), o Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba), a Comunidade Cultural Quilombaque (Tv. Cambaratiba, 286 – Perus) e o Teatro de Contêiner (R. dos Gusmões, 43 – Santa Ifigênia), além de praças públicas na periferia.

Achou pouco? Tem mais! No dia 27 de março, quando é oficialmente comemorado o Dia do Circo, o festival realiza outra ação inédita: uma parceria com as lonas que estão por SP, deixando disponíveis 100 ingressos grátis em cada uma delas.

Reciclown, Cia Raros Circus
Crédito: Pedro Son - divulgação/ Moretti Cultura e Comunicação “Reciclown” é um dos espetáculos apresentados no FIC

Ou seja, o público pode vibrar com os espetáculos cheios de magia do Planet Circus, do Las Vegas, do Circo de RoMa, do Circo Miller, do Orion Circus e do Circo Mix. Mas é só nesse dia! Fique ligade!

  • O que assistir no Festival Internacional de Circo?

No FIC existem vários tipos de atrações, para ninguém botar defeito. Entre os destaques estão as criações pensadas especialmente para o evento, como a “Salto Alto”. Com uma linguagem híbrida e caráter musical, o trabalho aposta no humor para valorizar as mulheres reais e poderosas.

Inspirado na cultura das ballroom de NY nos anos 80, o espetáculo é repleto de glamour, orgulho e resistência. As artistas exploram diferentes técnicas, como acrobacia, dança, teatro físico e lip synk. Quer assistir? “Salto Alto” acontece no dia 17 de abril, às 19h, no Tendal da Lapa.

Aliás, empoderamento e diversidade são as palavras de ordem da quarta edição do Festival Internacional de Circo. Em “As Pretas Ditas”, também criado com exclusividade para o evento, os espectadores mergulham no universo das mulheres pretas, com seu cotidiano de guerreira e de mãe.

Para evocar as forças da natureza, o trabalho foi pensado a partir da fluidez. Dessa forma, espere por números aéreos de corda, tecido, lira, acrobacias de solo, contorção e roda cyr. Gostou? “As Pretas Ditas” ocorre no dia 13 de abril, às 20h30, na lona do Teatro Flávio Império.

“Ponto Linha”, mais uma atração inédita, é um espetáculo musical dirigido por Lu Lopes. Na ação, vários artistas saem da caixinha de DesCostura de Madame Du Porto para se expressarem livremente, misturando as linguagens circenses.

O que chama a atenção são as ações inusitadas, como o músico em equilíbrio em uma bola, um gorducho em cima de um magrelo e os pés em cima da cabeça – tudo com muito contorcionismo, palhaçaria e acrobacias. Não perca: “Ponto Linha” é no dia 14 de abril, às 20h30, na lona do Teatro Flávio Império.

Mas não é só de números exclusivos que vive o Festival Internacional de Circo. No dia 15 de abril, às 19h, no Teatro Flávio Império, a Cia Eós apresenta “Inversus”, uma mistura de dança, teatro e artes circenses. O público se diverte com correntes suspensas, trapézio, tecido e muito mais.

Curte uma comédia? A Cia Raros Circus apresenta “Reciclown” no dia 14 de abril, às 9h30, na lona do FIC no Teatro Flávio Império. Na trama, um gari e um catador de materiais reutilizáveis se encontram em um dia de trabalho. Enquanto um quer terminar o serviço, o outro quer transformar o mundo!

Além das atividades presenciais, o público aproveita uma intensa programação online, exibida pelo canal do festival no YouTube. São documentários, mais espetáculos e outras obras sobre o atual momento do circo no Brasil e no mundo, que discorrem sobre temas como negritude, transgeneridade, situação política e o papel da mulher.

Curtiu? Agora é só conferir a programação completa e desfrutar do FIC 2022.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Quer mais dicas de passeios? Veja:

 

?>