Últimas notícias:

Loading...

‘Sonhos’, filme de Kurosawa, é exibido com trilha sonora ao vivo

Sessão especial acontece no Estúdio Mawaca, na zona sul de São Paulo

Por: Redação

18 de agosto de 2018

19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Para homenagear Akira Kurosawa (1910-1998), um dos mais importantes cineastas orientais, o Estúdio Mawaca exibe o filme “Sonhos” (1990) com sonorização ao vivo. O tributo acontece no dia 18 de agosto, às 19h, e o ingresso custa R$ 20 e pode ser comprado pela internet.

Foto do filme "Sonhos"
Crédito: ReproduçãoEstúdio Mawaka exibe filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa, com trilha sonora de Yume Project

O filme é composto por uma série de curtas-metragens que refletem sobre o egoísmo e a destruição imposta a si mesmo e ao planeta. Foi o primeiro longa do diretor em Hollywood e tem até a participação do diretor Martin Scorsese como Van Gogh.

Quem faz a trilha sonora é a Yume Project, grupo formado por brasileiros e nipo-descendentes que exploram instrumentos e sonoridades típicas das duas culturas.

Para este filme, as composições são de Anselmo Mancini, responsável por dirigir e executar as músicas no comando do piano e dos samples. Juntam-se a ele o Kooi Kawazoe (shamisen e koto), o Moisés Pantolfi (vibrafone e percussão) e o Silnei Döomaci (flauta transversal e piccolo).

Apesar de ter quebrado barreiras geográficas e culturais, Akira Kurosawa foi considerado um cineasta de segunda categoria no Japão. Ao longo de 50 anos de carreira, dirigiu mais de 30 filmes, incluindo algumas adaptações de William Shakespeare. Em 1950, ganhou  o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o prêmio máximo no Festival de Veneza por  “Rashomon”. O diretor conquistou a admiração de George Lucas, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e outros importantes nomes da cinematografia mundial.

Compartilhe:

Tags: #Cinema #Mundo
?>