Festival Literário no Vale Ribeira reúne papos e shows incríveis!

Evento online recebe nomes como Criolo, Tulipa Ruiz, Rincon Sapiência, Itamar Vieira Junior, Preta Ferreira e Cacique Babau... Vamos nessa?

Até 03 de julho de 2021

Em diversos horários (consulte a programação)

Muita poesia e lirismo compõem a segunda edição virtual do FLI – Festival Literário no Vale do Ribeira, que reúne artistas, escritores e lideranças incríveis para bate-papos poderosos, shows, oficinas e até saraus.

Ou seja, não dá para perder essa festona gratuita, que acontece entre os dias 27 de junho e 3 de julho, com transmissão pelo Youtube ou pelo Facebook das Oficinas Culturais do Estado de SP.

Tulipa Ruiz, Criolo, Itamar Vieira Junior, Rincon Sapiência e Cacique Babau são destaques no FLI – Festival Literário no Vale do Ribeira
Créditos: divulgação - (1) Tulipa Ruiz: Elsa Bouillot | (2) Criolo: Gil Inoue | (3)Itamar Vieira Junior: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim | (4) Rincon Sapiência: Andreh Santos | (5) Cacique Babau: divulgação - Assessoria de imprensa da Poiesis
Tulipa Ruiz, Criolo, Itamar Vieira Junior, Rincon Sapiência e Cacique Babau são destaques no FLI – Festival Literário no Vale do Ribeira

Com tema “Heranças, Presenças e Horizontes”, a 9ª edição do evento é dividida em duas partes – FLI Registro e FLI Iporanga – e tem como principais convidades Criolo, Kiusam de Oliveira, Itamar Vieira Junior, Susy Shock, Cacique Babau, Preta Ferreira, Rincon Sapiência e Tulipa Ruiz.

A ideia é mesclar literatura, música, culinária e cultura popular dessa região do estado de SP, com o objetivo de proporcionar conexões e diálogos entre o público e escritores, pensadores, músicos, representantes de quilombos, aldeias e comunidades caiçaras.

Uma novidade bem legal do evento é o FLI indica, uma lista com os livros dos convidades e obras sugeridas por eles. São sete dias de muita cultura e conhecimento.

FLI Registro

Para abrir o FLI – Festival Literário no Vale do Ribeira em grande estilo,  tem diversas atrações artísticas e musicais já no dia 27 de junho. Entre os destaques, está um encontro inédito entre MCs da região. A dança também se faz presente com apresentações de Fábio Tognin, Cia. Viela de Dança, de Registro (SP), e Hip Hop Rescue, grupo de Miracatu (SP).

O rapper Rincon Sapiência faz um show nessa mesma data, com participação de MC Café 2B. No repertório, ele interpreta os sucessos do disco “Mundo Manicongo: dramas, danças e afroreps”, que traz diferentes ritmos das periferias, como o funk, 150 bpm, pagode e o pop contemporâneo africano.

Outro destaque é uma entrevista imperdível conduzida por Marcelino Freire com Itamar Vieira Junior, autor do badalado romance “Torto Arrado” (Todavia, 2019), vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. O papo, que acontece no dia 28, às 20h, trata de temas pulsantes que estão presentes nas obras e reflexões de escritores nordestinos.

Já o webinar “Literatura indígena: a produção autoral contemporânea e seus ensinamentos” dá boas dicas para quem quer conhecer autores indígenas. A atividade acontece no dia 29, a partir das 15h, e, para participar, é preciso se inscrever aqui.

Se você quiser continuar a se inteirar sobre os direitos dos povos indígenas, não perca uma conversa no dia 30, às 20h, entre a jornalista Renata Tupinambá e o Cacique Babau, da aldeia Serra do Padeiro, Terra Indígena Tupinambá de Olivença, localizada no sul da Bahia. Ele é considerado uma das maiores lideranças indígenas no Brasil.

Pela primeira vez em um festival literário brasileiro, a cantora, escritora, atriz e compositora trans argentina Susy Shock fala sobre sua trajetória e projetos com pessoas travestis, trans e não-binárias em uma entrevista para a pesquisadora Helena Vieira no dia 1º de julho, às 20h.

E outro ponto altíssimo do FLI – Festival Literário no Vale do Ribeira é uma conversa entre Criolo e atriz-MC Roberta Estrela D’Alva, referência na poesia slam no Brasil. No bate-papo, que rola no dia 2 de julho, às 20h, o artista fala da sua carreira, além de fazer reflexões sobre a cultura brasileira, o rap e a poesia.

FLI Iporanga

As lives musicais são destaques no último dia do festival, 3 de julho, a partir das 15h, no chamado FLI Iporanga. Grupos e artistas regionais como Os Filhos de Iporanga, Júlio Cesar, Luciano & Mara Andrade, Fandango de Tamancos de Itaoca, Pedrinho Costa e Rodolfo Vidal & Janelas e Beirais comandam uma série de apresentações de música caipira, dança de tamancos e choro.

Já a cantora e compositora Tulipa Ruiz encerra o evento com um showzinho incrível ao lado do irmão e parceiro musical Gustavo Ruiz (violão). O repertório é uma seleção de sucessos presentes em todos os discos dela.

Curtiu? Então, clique aqui para dar uma olhada na programação completa do FLI – Festival Literário no Vale do Ribeira.

Quer outras dicas para curtir em casa? Espia só: