Últimas notícias:

Loading...

‘Floresta de Números’ cobre Farol Santander com 15 mil peças coloridas

Pela primeira vez no Brasil, mostra exibe o trabalho da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux

Ouça este conteúdo

Até 23 de maio de 2021

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 10h às 20h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Atenção: segundo decreto do Governo do Estado, entre 6 e 19 de março SP entra na fase vermelha, suspendendo eventos culturais e outros serviços não essenciais. Leia mais aqui.

Sempre teve medo dos números? Relaxa, jovem! Uma estranha sensação de paz é provocada pela instalação “Floresta de Números”, da artista francesa Emmanuelle Moureaux, feita com milhares de peças multicoloridos de 0 a 9. A exposição ocupa o 23º andar do Farol Santander (SP) até o dia 23 de maio.

Exposição - Floresta de Números - Emmanuelle Moureaux - Farol Santander
Crédito: Carol Quintanilha - divulgaçãoExposição “Floresta de Números” é feita com 15 mil peças numéricas

Desenvolvida por Moureaux em 2017, a instalação é inspirada nas várias camadas e cores da cidade de Tóquio, no Japão, onde a artista reside. O trabalho segue o conceito de shikiri, que consiste na divisão e criação de espaços utilizando as cores e degradês como elementos tridimensionais.

A sala do Farol Santander é coberta por mais de 15 mil peças numéricas, feitas de papeis e fios e impressas em mais de 100 tonalidades de cores. Os números ficam suspensos no ar e alinhados em camadas, como uma grande floresta em grades tridimensionais.

- Emmanuelle Moureaux - Farol Santander
Crédito: Carol Quintanilha - divulgaçãoA exposição já passou pelo Japão, França, Itália e Taiwan

E você pode caminhar entre as fileiras numerais e curtir uma sensação de quietude e relaxamento em todo o ambiente. O projeto conecta as noções de arte, design e arquitetura.

Antes de chegar ao Farol Santander, a mostra “Floresta de Números” já passou por museus e galerias do Japão, França, Itália e Taiwan. Esta é a primeira vez que a artista exibe seu trabalho aqui no Brasil.

Crédito: Carol Quintanilha - divulgaçãoEsta é a primeira vez que Emmanuelle Moureaux exibe seu trabalho no Brasil

A mostra pode ser conferida de terça-feira a domingo, das 10h às 20h. Os ingressos custam até R$25, são vendidos aqui e dão direito a visitar todo o centro cultural (a dica é comprá-los antecipadamente para evitar filas e aglomerações).

Um pouquinho sobre a artista

Nascida na França, Emmanuelle Moureaux mora em Tóquio desde 1996. É professora adjunta na Tohoku University of Art and Design.

Crédito: Carol Quintanilha - divulgaçãoOs números coloridos transmitem uma sensação de calma e tranquilidade

Inspirada pelas camadas e cores que constroem uma profundidade e densidade complexas nas ruas de Tóquio, e também por elementos espaciais tradicionais japoneses, como painéis corrediços, ela criou o conceito de shikiri, que significa literalmente “dividir (criar) espaços com cores”.

Usando as cores como assinatura, a artista fez diversas obras incríveis, como o projeto arquitetônico para o Banco Sugamo Shinkin, a concepção do espaço do ABC Cooking Studio, instalações artísticas para a UNIQLO e ISSEY MIYAKE, a série de instalações artísticas “100 colors” (ou “100 cores”), e “Floresta de Números”, no National Art Center de Tóquio.

Visita segura

Assim como todos os museus e centros culturais que reabriam na fase verde da quarentena, o Farol Santander segue protocolos de segurança sanitária que devem ser respeitados por todos os visitantes. O uso de máscara de proteção é obrigatório para todes, e, antes de entrar no espaço, você terá a temperatura medida. Respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas indicada pela sinalização no chão.

Além disso, o centro cultural colocou tapetes sanitizantes e secantes logo na entrada e disponibiliza álcool em gel 70% em todos os andares do edifício. Os serviços de limpeza e higienização foram intensificados e os visitantes devem higienizar as mãos antes e após interagirem com as obras.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


SP tem muitas exposições incríveis para você curtir. Dá uma olhada:


Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.