Fonte do Ibirapuera celebra aniversário de SP com show especial

Espetáculo da Fonte do Ibirapuera é tradição no aniversário da cidade

Até 03 de fevereiro de 2019

Todos os dias

Às 20h30 e às 21h

Grátis

A cidade de São Paulo comemora 465 anos em 2019 e a Fonte do Ibirapuera recebe pela segunda vez o espetáculo em homenagem à data. O espetáculo tem 20 minutos de duração e começa contando brevemente a história da cidade a partir de imagens do Pateo do Collegio e passa por momentos marcantes como a inauguração da Avenida Paulista, o Museu do Ipiranga, o Mercadão e muitos outros.

Pela segunda vez após a reforma, Fonte do Ibirapuera tem show de luzes no aniversário de São Paulo
Créditos: Foto Perigo
Pela segunda vez após a reforma, Fonte do Ibirapuera tem show de luzes no aniversário de São Paulo

No ecrã da fonte, o público vai poder ver também muitas referências sobre os bairros característicos da cidade como Liberdade, Bixiga e Vila Madalena. As imagens exaltam a diversidade de cada região e a cultura cultivada em cada um deles.

O terceiro bloco da apresentação é dedicado à diversidade de etnias que São Paulo reúne. Para isso, o espetáculo da Fonte do Ibirapuera mostra diferentes rostos, gênero e estilos, além de dedicar também um momento para falar dos espaços de cultura e lazer que a cidade oferece, mostrando parques, centros culturais, teatros e baladas.

Para finalizar, o graffiti – arte de rua tão marcante em São Paulo – “dá os parabéns” à cidade.

Entre as canções que fazem parte do repertório do espetáculo, estão “O Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, interpretada por Demônios da Garoa, além de temas clássicos de Pietro Mascagni e Giuseppe Verdi.

O show das águas acontece de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, em duas sessões: às 20h30 e às 21h. Todas as apresentações são gratuitas!

Sobre a Fonte Ibirapuera

A Fonte Ibirapuera é uma instalação flutuante com 110 metros de comprimento que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto, a cada coreografia. Cada torre de água da fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até quinze metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens.

Espetáculo com águas da Fonte do Ibirapuera dura cerca de 20 minutos e tem duas sessões por dia
Créditos: Foto Perigo
Espetáculo com águas da Fonte do Ibirapuera dura cerca de 20 minutos e tem duas sessões por dia

Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago.

Além do efeito artístico, a Fonte do Ibirapuera é extremamente importante para melhorar a oxigenação da água dos lagos, melhorando as condições da vida da sua fauna e flora aquáticas.