Fortaleza de São João: conheça a história do Rio neste lugar irado

Olha que vista SEN-SA-CIO-NAL! E o melhor: é 0800!

Por: Redação
TERçA QUARTA QUINTA SEXTA SáBADO DOMINGO
Às 9h e às 13h30, com agendamento prévio

Você sabe quando e onde foi inaugurada a Cidade Maravilhosa? Descubra essa história em um passeio irado e grátis pela Fortaleza de São João da Barra, na orla da Guanabara, no bairro da Urca…Esse lugar tem uma vista de tirar o fôlego e rende selfies MA-RA-VI-LHO-SAS.

Fortaleza de São João
Crédito: Halley Pacheco de Oliveira / Wiki Media CommonsConheça a história do Rio de Janeiro na Fortaleza de São João. Irado?

A fortaleza foi construída no contexto da expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, região estratégica que era ocupada desde 1555 e chamada de França Antártica.

Essa colônia francesa foi estabelecida com apoio do povo indígena Tamoios, que já era hostil aos portugueses. A Coroa Francesa se estabeleceu na região com o objetivo de tentar controlar o comércio com as Índias.

Canhões no Forte de São João
Você pode conhecer os canhões usados para proteger a Fortaleza de São João

A conquista lusitana do território aconteceu em 1565, quando cerca de trezentos homens chegaram em cinco navios à Baía de Guanabara liderados por Estácio de Sá, que fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 1º de março daquele ano. Ele se tornou o primeiro governador da capitania do Rio de Janeiro.

Forte São José
Crédito: Andre Sampaio / Wiki RioParte da Fortaleza de São João, o Forte de São José é o terceiro mais antigo do Brasil!

Esse lugar histórico, onde hoje funciona o Centro de Capacitação Física do Exército, é composto por três pequenos fortins, que foram sendo construídos desde essa época para reforçar a segurança na região, e uma grande fortificação, o Forte de São José, construído em 1578 e considerado o terceiro mais antigo do Brasil.

Morro Cara de Cão
Crédito: Sturm/Wiki Media CommonsAlém de visitar a Fortaleza de São João, você pode conhecer o Morro Cara de Cão nesse passeio

Além de tirar muitas fotinhos e conhecer as principais instalações da fortaleza, você pode visitar o famoso morro Cara de Cão, uma área de preservação ambiental administrada pelo Ibama, e o Museu Desporto do Exército. Por isso, a dica é se preparar para caminhar e levar água, boné/chapéu e protetor solar.

A visitação à Fortaleza de São João da Barra é gratuita e acontece de terça a domingo, às 9h e às 13h30, no entanto, é preciso agendar pelo telefone (21) 2586-2291. E todo o passeio é guiado.

Quer conhecer mais da cultura carioca? Dá uma olha neste rolê:

1
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
2
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
3
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
4
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
5
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
6
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
7
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …
8
Confeitaria Colombo: gastronomia certa no Rio de Janeiro
Um combo perfeito de arquitetura, decoração e gastronomia, tem um nome: Confeitaria Colombo. Colaí que vamos te mostrar este rolé inesquecível!