Frida Kahlo domina SP com duas mostras de fotos de seu acervo

Museu da Imagem e do Som e Espaço Cultural Porto Seguro recebem exposições complementares com passaporte único

Se uma exposição da Frida já é coisa boa, imagina DUAS! É isso mesmo que você leu: São Paulo recebe duas mostras com fotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo! o/

As coleções já passaram por Portugal, México, Polônia e Curitiba, e agora ocupam dois espaços da capital paulistana: o Museu da Imagem e do Som (Frida Kahlo – Suas Fotos) e o Espaço Cultural Porto Seguro (Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México). A abertura acontece no dia 3 de setembro e segue com visitação até 20 de novembro, com passaporte único de R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). No primeiro dia da mostra e em todas as terças-feiras, a entrada é Catraca Livre.

O valor do ingresso dá acesso aos dois espaços culturais, que ainda contam com serviço de uma van que transporta os visitantes gratuitamente de um local para o outro. Esquemão, hein?

Segundo o curador, Pablo Ortiz Monasterio, “O acervo reflete de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua tormentosa vida: a família, o seu fascínio por Diego e os seus outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo isto revestido da grande paixão que teve pelo México e pelos mexicanos”.

Após a morte de Frida Kahlo, em 1954, uma coleção de suas memórias ficou guardada por meio século a pedido de seu marido, Diego Rivera, em um banheiro na Casa Azul, local onde Frida viveu grande parte da sua vida e onde veio a falecer. Só em 2007, a equipe da Casa Azul teve autorização para abrir este banheiro e, na data, um conjunto de 6.500 fotografias do acervo da artista foi revelado.