Funmilayo Afrobeat leva o poder da mulher negra ao Ibirapuera

A orquestra é formada por 11 musicistas INCRÍVEIS!

Por: Redação

Criado no ano passado pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e pela trompetista Larissa Oliveira, o Funmilayo Afrobeat Orquestra leva o poder da mulher negra na música para o palco do Auditório Ibirapuera!

O coletivo é formado por onze artistas negras e apresenta músicas autorais e clássicos do Afrobeat – gênero musical consolidado na década de 1970 que combina jazz, funk, highlife e percussão africana e que tem no músico nigeriano Fela Kuti seu maior representante.

FUNMILAYO AFROBEAT ORQUESTRA ibirapuera
Crédito: DivulgaçãoBanda de Afrobeat formada somente por mulheres negras faz única apresentação no Auditório Ibirapuera com participação especial da cantora e compositora Bia Ferreira

O nome do grupo, aliás, homenageia a mãe de Fela, Funmilayo Anikulapo Kuti. Professora e fundadora da Associação Mulheres da Nigéria, a ativista liderou a luta das mulheres por liberdade, pelo direito ao voto e por justiça social.

Bere (como era conhecida), teve sua trajetória interrompida em 1978 de maneira criminosa, quando foi atirada por militares da janela de um prédio e morreu em decorrência dos ferimentos.

Outra mulher negra a ganhar reverência pelo Funmilayo Afrobeat é Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro em 2018, tema da música “NegrAção”, com single lançado nas plataformas digitais no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

O trabalho é uma amostra do que o coletivo pretende ser: uma inspiração para que as mulheres negras ocupem cada vez mais espaços na arte, na política, ou onde elas quiserem. Inclusive, um dos palcos mais icônicos da cidade: do Auditório Ibirapuera!

Além de “NegrAção”, de Stela Nesrine, comparecem no repertório, entre outras, “Vazante de verão”, de Rosa Couto, “Water no get enemy”, de Fela Kuti e “Greedy reedy rulers”, de Sandra Izsadore, cantora, ex-filiada aos Panteras Negras e  madrinha do coletivo ao lado de Seun Kuti, músico e filho de Fela Kuti.

Na apresentação do Funmilayo Afrobeat no Auditório Ibirapuera, que acontece no próximo dia 15 de março, às 19h, a cantora e compositora Bia Ferreira faz participação especial.

O show tem ingressos até R$ 30 e você pode comprar eles online neste link.

  • Se você curtiu esse show, vai adorar esse evento aqui também: