Últimas notícias:

Loading...

‘Cozinhando com Palavras’ leva quitutes literários à Bienal do Livro

Evento conta com a presença de chefs como Monica Rangel, Eduardo Guedes e Morena Leite, além de uma homenagem aos 50 anos da personagem Magali

Por: Redação
Magali, de Mauricio de Sousa (reprodução)
‘Cozinhando com Palavras’ homenageia os 50 anos da Magali na Bienal do Livro

Pegue uma colher de boa literatura, uma xícara de alta gastronomia e doses exageradas de chefs renomados. Misture tudo. Pronto, assim é o “Cozinhando com Palavras“, um projeto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo que novamente marca presença no evento.

Com debates, mini-aulas de culinária e muitas gostosuras, a programação conta com a presença de 40 personalidades, como os chefs Monica Rangel, Eduardo Guedes e Morena Leite, além de autores de livros de gastronomia.

A programação ainda homenageia os 50 anos da personagem Magali, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa.

O “Cozinhando com Palavras” têm curadoria do chef André Boccato e é uma espécie de “gourmet experience“, já tendo sido realizado em outras duas edições.

Visite o Blog da Bienal do Livro de São Paulo e saiba mais sobre as atrações.

Confira abaixo a programação:

22/08

Padaria Brasil – 11h
Consagrado mundialmente e com mais de 30 anos de experiência, o Chef Luiz Farias, reúne em seu livro “Padaria Brasil” receitas que fazem grande sucesso em nossas padarias. Ele vai conversar sobre a evolução do modelo de padaria no país, um tipo de estabelecimento que já faz parte da cultura brasileira.

Os Pães De Que Mais Gosto – 14h
Encontro como o chef padeiro Rogério Shimura, autor do livro “Os Pães de Que Mais Gosto”, que reúne suas 40 receitas favoritas. Conhecido por seu trabalho com o chef Alex Atala, com quem manteve a padaria Em Nome do Pão, ele dedica-se à formação de novos chefs padeiros, em sua escola de panificação, e à sua loja R. Shimura Panificação.

Pão Nosso – 17h
Foi na década de 1990, que o crítico de restaurantes e um dos fundadores do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, Luiz Américo Camargo começou a fazer pães em casa e a pesquisar o uso de fermentação natural. E ele vai falar sobre as boas receitas de pão e sobre seu livro “Pão Nosso”.

Pequenas Histórias de Grandes Receitas – 19h30
Toda história tem uma comida e toda comida tem uma história. Este é o mote do encontro saboroso com o chef de cozinha e editor da Melhoramentos, Breno Lerner, autor de “A Cozinha Judaica” e do premiado “O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha”.

23/08

Rubem Alves: receita de alegria à mesa – 11h

Amante da boa mesa, Rubem Alves criou inusitadas receitas e escreveu diversos artigos sobre o tema. Para ele, a sopa era uma versão culinária do surrealismo e a cozinha, o lugar mais importante da casa. Agora vamos homenagear este escritor versátil e multifacetado, um restauranteur que soube, como poucos, estabelecer o saudável diálogo entre gastronomia e cultura. Com Marcia Camargos – escritora com pós-doutorado em história pela USP, tem 24 livros publicados e vários prêmios literários.

Tendências Gastronômicas – 14h
As novas tendências na gastronomia mundial é o tema desta conversa que reúne o produtor cultural Jô Takahashi, autor de “Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses”, a escritora e crítica gastronômica Marcia Zolatz, do site Cozinha da Marcia, e a chef Daniela Narciso, idealizadora do Chefs de Rua, projeto que reúne a alta gastronomia com a comida de rua.

Mocotó – 17h
O premiado chef Rodrigo Oliveira, que comanda o restaurante de cozinha brasileira de São Paulo, o Mocotó, fala sobre sua trajetória na gastronomia. Fundado em 1973 por seu pai, o restaurante ficou conhecido como uma tradicional Casa do Norte. Mas coube a Rodrigo aprimorar o menu da casa, tornando o Mocotó referência no que há de melhor da culinária do sertão.

Os Melhores Restaurantes do Mundo – 19h30
Amigos há décadas, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Ricardo Amaral percorreram o Brasil e o mundo descobrindo novos pratos e novos chefs. Escreveram o “Guia dos Guias”, um livro com a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, os mais badalados, para ver e ser visto e as grandes apostas. Com textos irreverentes e originais, o guia apresenta fotos e informações detalhadas sobre os restaurantes.

24/08

Festival de Tiradentes – 11h
Há três anos que a Expedição Fartura Brasil vem visitando vários estados brasileiros com o objetivo de conhecer de perto da cadeia produtiva gastronômica do país. O projeto foi idealizado por Rodrigo Ferraz, diretor do Festival Cultural e Gastronômico de Tiradentes, e é coordenado pelo chef e jornalista Rusty Marcellini. Durante as viagens, eles conversam com produtores, chefs, cozinheiros e população locais.

Os Banquetes do Imperador – 14h
Os autores do livro “Os banquetes do Imperador/Menus colecionados por Dom Pedro II: Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do século XIX”, os chefs e pesquisadores André Boccato e Francisco Lellis falam sobre essa incrível aventura pelos mais de 130 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II, quase todos escritos em francês.

Pitadas da Rita – 17h
Rita Lobo é uma referência para os que amam renovar a cozinha no cotidiano. É o que ela ensina no Blog Panelinha, e nos seus livros “Panelinha, Receitas que Funcionam”, “Cozinha de Estar” e no recém-lançado “Pitadas da Rita: Receitas e Dicas Práticas para Deixar o Dia a Dia Mais Saboroso”. Desde 2013, é publisher do selo Panelinha, da Companhia das Letras.

Segredos do Gosto – 19h30
A chef Monica Rangel, do restaurante O Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, é conhecida por sua batalha pela gastronomia brasileira. Em seu livro “Interpretações do Gosto”, ela reúne receitas de petiscos, produtos artesanais, ingredientes da montanha, doces e muito mais, recuperando uma cozinha de tropeiros, de andarilhos, e também da Corte.

25/08

A Arte do Marzipã – 11h
Encontro com a chef Magda Botezelli, especializada na modelagem domarzipã. Há alguns anos, esta cake designer vem enfeitando prateleiras de lojas de doces,mesas de festas e aniversários com seu trabalho. Ela vai mostrar um pouco de sua arte, com a modelagem e a pintura das suas famosas frutinhas de marzipã.

Banquetes dos Orixás – 17h
O chef paraibano Carlos Ribeiro, que comanda o restaurante Na Cozinha, em São Paulo, apresenta um cardápio típico das religiões afro-brasileiras, destacando a influência africana na culinária do Brasil. Ele é autor do livro “Comida de Santo Que se Pode Comer”, com 16 receitas de pratos tipicamente brasileiros.

Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu – 19h30
A chef carioca Roberta Sudbrack é uma incansável pesquisadora da culinária cotidiana brasileira. Em seu livro “Eu sou docamarão ensopadinho com chuchu”, cujo título é uma homenagem à Carmen Miranda, Sudbrack apresenta 25 receitas, o modo de preparo e os bastidores de sua criação.

26/08

Por Uma Vida Mais Doce – 11h
Formada pela ÉcoleLenôtre, uma das principais escolas de pâtisserie do mundo, a jovem Danielle Noce apresenta um pouco de seus conhecimentos como exímia confeiteira. Desde 2011, ela é apresentadora e redatora do site e programa I CouldKill For Dessert. Ela também é apresentadora do programa A Doce Cozinha de Dani Noce no canal da Tastemade Brasil.

Cão Chupando Manga – 14h
Encontro com a escritora e chef Joyce Cavalcante, autora do romance “Cão Chupando Manga”, no qual ela conta a história do migrante Zezito, um audacioso garçom cearense. O cenário político, a ganância dos empresários, o amor livre e muitas receitas gastronômicas são os temperos e ingredientes deste romance.

Conversando com Wessel – 17h
Filho de LászloWessel, fundador da marca mais conceituada de carnes no Brasil, István dirige a Wessel Culinária & Carnes ao lado do seu filho Daniel, e dedica-se, ainda, à atividade que lhe proporciona grande prazer: escrever. Sua paixão por gastronomia, vinhos e charutos, aliada ao dom da escrita e senso de humor refinado, resultará em deliciosa e instrutiva apresentação.

1.000 Receitas – 19h30
Há mais de vinte anos, Palmirinha Onofre cativa milhões de fãs com suas receitas na televisão. Em 1999, ganhou um programa só seu na TV Gazeta – o TV Culinária. E, hoje, apresenta o Programa da Palmirinha, no canal Bem Simples, da Fox InternationalChannels Brasil. Além de vários livros de receita, ela também escreveu o autobiográfico “A Receita da Minha Vida”.

27/08

Atitudes Saudáveis na Cozinha – 11h
Uma conversa com a personal chef Carla Elage, que comanda o Carla Elage Gastronomia desde 2002 e está à frente do Brilat Café, em São Paulo, desde 2005, com o professor de literatura, gramático e escritor, Roberto Juliano, autor do livro “O Dilema do Vegano: Crônicas, Viagens e Receitas”.

Gastronomia Sertaneja – 14h
Especialista em educação, mas com um profundo conhecimento da cozinha do sertão pernambucano, Ana Rita Dantas Suassuna é autora do elogiado livro “Gastronomia Sertaneja: Receitas que Contam Histórias”, no qual ela descreve o universo da alimentação sertaneja, dos ingredientes aos apetrechos da cozinha.

Comer Rezando – 17h
É com versos que a ilustradora e poetisa Tânia Carneiro Leão ensina receitas de pratos variados, como um “Arroz de Pato”, ou um “Manjar de Manga”, que segundo a autora era a sobremesa preferida de Jorge Amado e do poeta Carlos Pena Filho. Ela é autora do livro de poemas culinário “Comer rezando: receitas rimadas e ilustradas”.

As Doceiras – 19h30
Sócia proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas, Carla Pernambuco pode ser definida como uma chef multimídia. Além de ser uma das mais conceituadas chefs do Brasil, ela também é blogueira e escritora, com oito livros publicados. Com Carolina Brandão, ela é autora do livro “As Doceiras”, com releituras de receitas clássicas.

28/08

Raízes da Cultura Gastronômica Brasileira – 11h
Antropólogo e museólogo, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana, Raul Lódy tem uma trajetória de pesquisa e recuperação de documentos da história da alimentação no Brasil. Ele é o organizador do livro “Farinha de Mandioca: oSabor Brasileiro e as Receitas da Bahia”, que trata da farinha de mandioca, base alimentar dos indígenas.

iChef – 14h
Carlos Bertolazzi começou sua carreira como chef após terminar seus estudos no Piemonte e trabalhar no Flipot, na Itália. Em seu livro “iChef: histórias e receitas de um chefe conectado”, o chef-proprietário dos restaurantes Zena Caffè e Per Paolo fala de sua carreira e de todo o processo de construção de um profissional da cozinha.

Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos – 17h
Chamada de “ouro em pó”, a farinha de mandioca faz parte da história do Brasil. E sobre esta história, com suas receitas tradicionais e modernas, que a chef Aldryne Leite irá falar. Ela é co-autora do livro “Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos”, em parceria com o chef Marco Antônio Souza.

Mistura Morena – 19h30
Chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho, de São Paulo, Morena Leite apresenta suas receitas favoritas com frutas e raízes do Brasil, compiladas no seu livro “Mistura Morena”. Desde pequena, Morena convive com panelas e restaurantes. Mas foi no CordonBleu, onde estudou, que ela encontrou a técnica para orientar seu trabalho: brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais.

29/08

O Que Vai Ter Lá Em Casa Hoje? – 11h
Reunindo arte e gastronomia, a artista plástica TetéDroghetti apresenta suas receitas rápidas, fáceis e extremamente saborosas, transformando definitivamente a cozinha em arte. Ela é autora do livro “O Que Vai Ter Lá Em Casa Hoje?”, que nasceu de sua paixão e curiosidade pelo mundo da culinária.

Cozinha de Saudade da Avó – 14h
Autor dos livros de receita “Torta da Avó”, “Bolo da Avó” e o recém-lançado “Pudim da Avó”, o fotógrafo, jornalista e chef André Boccato conversa sobre essas receitas maravilhosas e tão cheias de boas lembranças. Curador do Cozinhando com Palavras, Boccato é também autor de 12 títulos em culinária e gastronomia.

Sex and The Kitchen – 17h
Criador do Blog Cuecas na Cozinha, Alessander Guerra adora um bom tempero. E não só no prato, mas na vida de modo geral. É com bons ingredientes que ele escreveu o romance-gastronômico “Sex and The Kitchen”, no qual descreve, com sabor e 70 receitas elaboradoras por vários chefs, as aventuras de seus protagonistas, P e G.

O País das Bananas – 19h30
Colunista do caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, e diretor de redação da Revista Gosto, J. A. Dias Lopes apresenta receitas da gastronomia brasileira. Ele é autor de “A Canja do Imperador”, “A Rainha que Virou Pizza” e do recém-lançado “O País das Bananas”, no qual recolhe crônicas e 81 receitas genuinamente nacionais.

30/08

Jaboteco – 11h
Encontro de boteco com a presença de autores premiados no Jabuti Gastronômico. Trata-se de um bate papo informal com finalistas dos últimos anos.

Quindim – 14h
Doceira de mão de cheia, Cátia Farias, junto de seu marido e filhos, transformou um período de dificuldade em oportunidade, criando a primeira casa do mundo especializada em quindins gourmets, o Bendito Quindim. Produzidos de maneira artesanal, ela oferece 15 versões criativas de quindins.

Loucuras de Chocolate – 17h
Simone Izumi é arquiteta. Mas dois anos depois de sua graduação, rendeu-se aos encantos da confeitaria e chocolateria. Proprietária da Divas Chocolates desde 2004 e autora do blog Chocolatria, ela é autora do livro “Loucuras de Chocolate”. Ela produz os chocolates vendidos na Sanrio Café, loja oficial da HelloKitty em São Paulo.

A Presença do Vinho na Ópera – 19h30
Com trechos retirados de óperas de Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Mascagni, J.Strauss II, Arrieta e Thomas, este encontro com o crítico musical Sérgio Casoy e com o enólogo AguinaldoZackia Albert aborda as várias referências feitas ao vinho nas óperas. São cenas em contextos variados que vão desde a mais pura comédia até os dramas de alta densidade.

31/08

Gastronomia nas Telenovelas – 11h
Doutor em Teledramaturgia pela USP e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, Mauro Alencar vai conversar sobre a cozinha nas telenovelas brasileiras, comentando cenas de “Feijão Maravilha”, “Escrava Isaura”, “Avenida Brasil”, “Chocolate com Pimenta” e “A Próxima Vítima”, entre outras. Para participar da conversa, o ator Dalton Vigh, que fezo chef Renê Velmont, na novela “Fina Estampa”.

Sabores do Mundo – 14h
Inspirado na Copa de 2014, o chef Edu Guedes recuperou receitas que aprendeu em suas inúmeras viagens pelo mundo, recriando cada uma delas especialmente ao gosto e ao estilo de vida dos brasileiros. Elas estão reunidas no livro “Sabores do Mundo”. Ele apresenta suas receitas no programa “Hoje em Dia”, na Rede Record.

Magali, 50 anos – 17h
Quem não se lembra de Magali, devorando uma bela melancia. A personagem comilona da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, completa 50 anos. E para comemorar essa data, o Cozinhando com Palavras promove um encontro especial.

Compartilhe: