2ª edição do GIF promove experiências em realidade virtual

Game "Distortions" é uma das atrações do evento

Universidade

Por: Redação | Comunicar erro

Visitantes podem jogar o psicodrama musical “Game Distortions”, interpretar um guerreiro nórdico no “Viking Days” ou até criar topografias em tempo real com a “Incrível Caixa de Areia”

Os fãs de tecnologia têm um encontro marcado no dia 16 de junho: o Festival GIF, que acontece no Instituto Europeo di Design (IED). Com a proposta de refletir sobre imagem, tecnologia e design no século 21, o evento apresenta uma intensa programação com exposição, experiências em realidade virtual, palestras e workshops voltados para  os mais diferentes públicos.

Game
Game "Distortions" é uma das atrações do evento
Game
Game "Distortions" é uma das atrações do evento
Game
Game "Viking Days" é uma das atrações do evento
Game
Game "Viking Days" é uma das atrações do evento
Documentário
Crédito: Verônica DominguesDocumentário "Rio de Lama" também será exibido no festival
Documentário em realidade virtual
Crédito: Verônica DominguesDocumentário em realidade virtual "Fogo mna Floresta", de Tadeu Jungle, será exibido no GIF

As atividades começam às 14h e terminam às 19h e a entrada é Catraca Livre. Para participar, basta se inscrever no site do IED.

Para descontrair o evento, o ilustrador e animador Daniel Grizante preparou uma exposição de GIFs animados. O encerramento será com show da banda banda Julia and The Boys.

Imersão

Para quem quiser se divertir com experiências imersivas, o pátio do IED oferecerá uma série delas. Quem curte jogos, terá a disposição o “Distortions”, uma aventura musical com gameplay e narrativa em que uma garota faz uma jornada por um vale surreal feito de memórias de uma relação passada; o “Viking Days”, composto por uma série de mini-jogos que fazem o jogador se sentir um guerreiro nórdico e o “What if”, atividade de exploração coletiva sobre futuros alternativos.

Os amantes de cinema também terão espaço no GIF. Os documentários “Rio de Lama”, curta-metragem sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG; e “Fogo na Floresta em VR”, que apresenta o cotidiano de uma aldeia de índios Waurá, no Xingu, dirigidos por Tadeu Jungle, serão exibidos durante o evento.

Outras vivências interessantes são as instalações “Corpos são Paisagens”, de Monica Rizzoli, em que o usuário coloca-se dentro do IED/SP e interage com o ambiente; “A Incrível Caixa de Areia”, de Alexandre Gonzáles, em que é possível criar topografias que são projetadas em tempo real; o trabalho de Heitor Loreiro, em que desenvolve-se um padrão visual do participante e do entorno usando processing e “Grupo aMuDi – Levante (bandeiras)”, em que uma imagem projetada muda de acordo com a quantidade de pessoas com celulares conectados.

Bate-papos e formação

Quer se aprofundar mais sobre os temas realidade virtual e aumentada, ilustração digital, narrativas visuais ou cidades colaborativas? Estão programadas cinco palestras relacionadas a esses temas.

Os participantes também podem se inscrever para os workshops. Serão oferecidas técnicas de produção para um grafite, iluminação audiovisual, criação com colagem para projeção mapeada, técnicas de fotografia com celular, oficina de encadernação e estamparia e até caligrafia.

Confira a programação completa:

Palestras

Auditório

14h | Abertura: Imagem e tecnologia nas narrativas visuais, com Patrícia Weiss (Chairwoman da Branded Content Marketing Association (BCMA South America); Head de Branded Content & Entertainment strategy na ASAS)

15h30 | IEDTalks

SXSW 2018: Homem x Máquina, com Rodrigo Buldrini (Diretor de arte da marca Época Negócios, da editora Globo)

Ilustração digital, com Indio San (Trabalha como diretor associado da Santa Transmedia, é professor de design gráfico e digital no Istituto Europeo de Design (IED/SP) e também é ilustrador e diretor de arte freelancer)

O papel do designer na construção de cidades mais colaborativas, com Carla Link (Trabalha como consultora de inovação e design. Atualmente está à frente da Talking City, empresa de design focada em desenvolver ecossistemas de inovação e governo aberto e é consultora do Pátio Digital – área de inovação aberta da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Professora do IED São Paulo)

Realidade virtual e aumentada, com Rawlinson Terrabuio (Cofundador e CEO da BEENOCULUS empresa brasileira, líder do mercado de soluções para realidade virtual na América Latina)

16h30 | Mesa de encerramento: Design do futuro, futuro do designer, com mediação de Luiz Félix e participação de Bruno Macedo e Letícia Pires

Exposição

Recepção

Exposição de GIFs animados com curadoria do ilustrador e animador Daniel Grizante.

Experiências

Pátio
14h às 19h: Mostra de experiências interativas, curadoria Eliane Weizmann

Thiago Girello – Distortions : jogo de aventura musical com gameplay e narrativa inovadores onde uma garota faz uma jornada por um vale surreal feito de memórias de uma relação passada.

VRMonkey – Game Viking Days: série de desafios de mini-jogos usando controladores de movimento VR para imergir o jogador em muitas atividades diárias de um guerreiro nórdico.

Tadeu Jungle : documentários “Rio de Lama” (curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG) e “Fogo na Floresta em VR” (primeiro documentário em realidade virtual, realizado no Xingu – que apresenta o cotidiano de uma aldeia dos índios Waurá)

Monica Rizzoli – Corpos são paisagens: instalação em que o usuário coloca-se dentro do espaço interno do IED/SP e interage com o ambiente. Um self é produzido e impresso em tempo real, transformado a projeção do corpo do usuário em parte da paisagem local.

Alexandre González – A Incrível Caixa de Areia: instalação interativa de mapeamento topográfico e simulação hidrográfica em tempo real.

Heitor Loreiro: instalação interativa que cria um padrão visual do participante e do entorno usando processing.

Grupo aMuDi – Levante (bandeiras): instalação com imagem projetada que muda de acordo com a quantidade de pessoas com celulares conectados.

Bruno Macedo – Jogo What if: jogo de exploração coletiva de futuros alternativos

Lançamento do livro “Aprenda Fotografia de A a Z”, do professor do IED São Paulo, Alex Gimenes

Show

19h: banda Julia and The Boys

Salas

15h às 18h | Salas de Experiências
Vagas limitadas

Rafael Kamada – Grafite (Lab 23): processo de criação, técnicas e produção de um grafite.

Fábio Ranzani: experiências de iluminação para audiovisual (Estúdio e lab 25): técnicas de iluminação audiovisual em estúdio.

Alexandre González – Criação com colagem para projeção mapeada nos arcos do IED (Pátio):
processo de criação com colagem para mapeamento de vídeo e finalização com a projeção nos arcos do IED.

Taís de Aquino – Técnicas de fotografia com celular (Sala 26 e Pátio): com parceria da HP – degustação da impressora HP Sprocket- cada participante poderá imprimir uma foto.

Inauguração da Sala do papel Fedrigoni (Sala 22)

Luiz Masse e Paula de Freitas – Oficina de encadernação e estamparia: encadernação manual e técnicas artesanais de carimbo.

Silvia Cavalcanti – Caligrafia: técnica de lettering com canetas em fundo escuro para aplicação do poema PAPEL de Carlos Drummond de Andrade na parede da sala.

[tab:END]

Que tal se aventurar em jogos Escape?

Compartilhe:

Tags: #Cursos #eventos #game #geek #Grátis #Livros #Música #Show #Tecnologia
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
2
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
3
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
4
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
5
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
6
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
7
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
8
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …