Imagem do Topo

Grupo Tapa comemora 40 anos com peça clássica de Anton Tchekhov

"O Jardim das Cerejeiras" retrata uma Rússia no início do século 20, logo antes de passar por uma significativa revolução social

Por: Redação Comunicar erro
Até
25
de janeiro 2019
Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
De quintas, sextas e sábados, às 20h30, e, aos domingos, às 19h

Completar 40 anos de trajetória é algo bem marcante. Por isso, o Grupo Tapa resolveu comemorar! Entre os dias 10 de janeiro e 25 de fevereiro de 2019, o Teatro Aliança Francesa recebe o espetáculo “O Jardim das Cerejeiras”, um clássico do escritor russo Anton Tchekhov ((1860-1904).

Grupo Tapa no espetáculo "O Jardim das Cerejeiras"
Crédito: Ronaldo Gutierrez - Divulgação - Grupo TapaGrupo Tapa encena espetáculo “O Jardim das Cerejeiras” no Teatro Aliança Francesa

Dividido em quatro atos, o espetáculo revela o cotidiano de uma família aristocrata em decadência, que resiste em vender o seu jardim das cerejeiras, ao qual atribui valor afetivo, apesar de estar improdutivo há tempos. Um homem de negócios tenta adquirir a propriedade e transformá-la em um balneário para veranistas, de olho no potencial turístico.

Para Tchekhov, a peça caracteriza-se como uma comédia com elementos de farsa. No entanto, Constantin Stanislavski, o diretor da primeira montagem, em 1904, sempre acreditou que fosse uma tragédia. De qualquer forma, foi o último texto publicado pelo dramaturgo russo e a história acontece no início do século 20, no momento em que a Rússia está prestes a enfrentar uma importante revolução social.

Enquanto escrevia “O Jardim das Cerejeiras”, Tchekhov lutava com uma tuberculose crônica. Por isso, alternou momentos de tristeza e de alegria profunda. O texto já foi montado em diversos países do mundo.

Com direção de Eduardo Tolentino de Araujo, a montagem de “O Jardim das Cerejeiras” do Grupo Tapa tem no elenco Adriano Bedin, Alan Foster, Alexandre Martins, Anna Cecília Junqueira, Brian Penido Ross, Clara Carvalho, Gabriela Westphal, Guilherme Sant’Anna, Mariana Muniz, Natália Beukers, Paulo Marcos, Riba Carlovich, Sergio Mastropasqua e Zécarlos Machado.

Os ingressos para o espetáculo custam entre R$ 15 e R$ 60 e podem ser comprados pela internet.