Horto Florestal recebe tours históricos gratuitos

Durante o ano de 2019, Horto Floresta recebe seis passeios gratuitos que vão contar sua história de preservação

A Caminhada no Horto Florestal é uma iniciativa dos Amigos do Museu Florestal e do Movimento Conservatio - Cultura de Áreas Protegidas

Você pode até ter visitado o Horto Florestal de São Paulo, mas é muito provável que não conhece sua história. Por exemplo, foi lá que surgiu a primeira instituição dedicada à conservação das florestas paulistas no final do século XIX, você sabia?

entrada do horto florestal DE SÃO PAULO
Crédito: divulgaçãoDurante o ano de 2019, Horto Floresta recebe seis passeios gratuitos que vão contar sua história de preservação

Pensando em propagar a origem, importância e personagens envolvidos na criação do atual Parque Estadual Alberto Loefgren, foram programadas seis edições da Caminhada Histórica no Horto Florestal.

A ideia surgiu em 2018, no dia de aniversário do Parque quando foi inaugurada a primeira caminhada em homenagem aos 122 anos de criação do Horto. Depois, mais algumas edições comemorativas rolaram por lá e este ano estão planejadas mais seis passeios pelo espaço.

O trajeto inclui os principais atrativos do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, contando fatos importantes do local, como suas construções, atrativos e personagens, além de informações sobre a origem do Serviço Florestal (atual Instituto Florestal- IF) e suas raízes na Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo, que além do IF, deu origem a outras instituições, como o Instituto Geológico.

Um dos destaques do circuito é a visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi, inaugurado em 1931, e a apresentação de fotos antigas, que possibilita ao público comparar como o Parque era antigamente e como é hoje.

A Caminhada Histórica no Horto Florestal acontece bimestralmente, nos dias 10 de fevereiro, 27 de abril, 9 de junho,  17 de agosto, 12 de outubro e 7 de dezembro, sempre das 9h às 12h. Todos os passeios têm entrada gratuita.

Compartilhe:

Autor: Por: Redação