Horto Florestal recebe tours históricos gratuitos

A Caminhada no Horto Florestal é uma iniciativa dos Amigos do Museu Florestal e do Movimento Conservatio - Cultura de Áreas Protegidas

Por: Redação

Você pode até ter visitado o Horto Florestal de São Paulo, mas é muito provável que não conhece sua história. Por exemplo, foi lá que surgiu a primeira instituição dedicada à conservação das florestas paulistas no final do século XIX, você sabia?

entrada do horto florestal DE SÃO PAULO
Crédito: DivulgaçãoDurante o ano de 2019, Horto Floresta recebe seis passeios gratuitos que vão contar sua história de preservação

Pensando em propagar a origem, importância e personagens envolvidos na criação do atual Parque Estadual Alberto Loefgren, foram programadas seis edições da Caminhada Histórica no Horto Florestal.

A ideia surgiu em 2018, no dia de aniversário do Parque quando foi inaugurada a primeira caminhada em homenagem aos 122 anos de criação do Horto. Depois, mais algumas edições comemorativas rolaram por lá e este ano estão planejadas mais seis passeios pelo espaço.

O trajeto inclui os principais atrativos do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, contando fatos importantes do local, como suas construções, atrativos e personagens, além de informações sobre a origem do Serviço Florestal (atual Instituto Florestal- IF) e suas raízes na Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo, que além do IF, deu origem a outras instituições, como o Instituto Geológico.

Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto FlorestalFotos: Amigos do Museu Florestal

Posted by Museu Florestal on Wednesday, January 23, 2019

Um dos destaques do circuito é a visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi, inaugurado em 1931, e a apresentação de fotos antigas, que possibilita ao público comparar como o Parque era antigamente e como é hoje.

A Caminhada Histórica no Horto Florestal acontece bimestralmente, nos dias 10 de fevereiro, 27 de abril, 9 de junho,  17 de agosto, 12 de outubro e 7 de dezembro, sempre das 9h às 12h. Todos os passeios têm entrada gratuita.

1
Pista Cláudio Coutinho: natureza fora da mesmice no RJ
Ideal para caminhadas, a Pista Claudio Coutinho te leva para um passeio cercado de natureza: de um lado o mar …
2
As melhores sorveterias para refrescar o calor de Salvador
Calor, sol escaldante, praia… em Salvador é verão o ano todo, minha gente! E pra refrescar esse calorão todo, bora …
3
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
4
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
5
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
6
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
7
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
8
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!