Ilú Obá de Min participa da Festa do Rosário da Penha

Tradicional bloco afro é uma das atrações do dia 16 de junho

16 de junho de 2018

Das 10:00 às 21:00

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

Considerada um patrimônio das culturas populares afro-brasileiras, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França promove, anualmente, a Festa do Rosário. O evento vai até o 1º de julho e está recheado de programações especiais. No dia 16, sábado, o Ilú Obá de Min apresenta “Akotirenes: O Yibi das Mulheres Quilombolas”, a partir das 16h.

Bloco Ilú Obá De Min se apresenta na Festa do Rosário da Penha
Bloco Ilú Obá De Min se apresenta na Festa do Rosário da Penha

A ideia do espetáculo é valorizar as mulheres negras que lutam por terras, direitos igualitários, respeito, melhores condições de trabalho e pela liberdade de ir e vir sem serem julgadas e discriminadas. Essa proposta se relaciona com os ideais do grupo, cujo nome traduzido do yorubá significa mãos femininas que tocam tambor para Xangô.

Além do bloco, o dia 16 traz a Feira Afro Meninas Mahin a partir das 10h, a banda de Drum & Bass Corp Dom Paulo, Maestro Wagner Silva (13h), o espetáculo “A Fabulosa Charanga dos Excêntricos”, com uma banda formada por palhaços músicos do Circo Teatro Palombar(14h), apresentação “Mistura Popular”, do músico e bonequeiro J. E. Tico (15) e a Missa Afro-brasileira com Padre Jalmir Matias de Oliveira na Igreja do Rosário (19h).

A Festa do Rosário chega a sua 17ª edição com o objetivo de mostrar uma reelaboração de tradições, com base na participação comunitária na pesquisa e na produção cultural. Ela extrapola as fronteiras da igreja, com atrações no Centro Cultural da Penha, no Memorial Penha de França e arredores.

Para mais informações, acesse o site do Largo do Rosário.

Quer acompanhar mais festas em junho?