IMS Paulista recebe mostra de cinema negro norte-americano

Mostra no IMS Paulista recebe títulos de nomes célebres, como Charles Burnett e Julie Dash, primeira mulher negra a dirigir um longa comercial nos EUA

Por: Redação

Até 23 de fevereiro de 2019

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Diversos horários

R$ 8 (inteira); R$ 4 (meia-entrada)

Site: ims.com.br

Telefone: (11) 2842-9120

O Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) recebe, na mostra L.A. Rebellion, 14 títulos inovadores produzidos entre as décadas de 1970 e 1980, que questionavam a indústria de Hollywood, trazendo as narrativas negras para o centro da cena.

As produções nasceram após a inserção da política de inclusão étnica da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), que tinha o intuito de diversificar seu quadro de alunos.

Nesse contexto, estudantes afro-americanos ingressaram no curso de cinema, onde produziram filmes inovadores. Este amplo conjunto foi designado pela crítica, posteriormente, como L.A. Rebellion.

Em 2019, os curtas, médias e longas produzidos há mais de 40 anos fazem parte da programação da mostra L.A. Rebellion, do IMS Paulista, e incluem títulos de nomes célebres, como Charles Burnett (vencedor de um Oscar honorário em 2018) e Julie Dash (primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem estreado comercialmente nos EUA).

Na programação também são exibidos outros diretores menos conhecidos, como Zeinabu irene Davis, Alile Sharon Larkin, Haile Gerima, Larry Clark e Billy Woodberry. Compromissados com um projeto de cinema autônomo, eles construíram suas obras na UCLA, em um contexto ainda marcado pelas tensões das lutas pelos direitos civis.

A mostra da L.A. Rebellion acontece de 19 a 23 de fevereiro, no IMS Paulista, em diversos horários. Os ingressos são bem baratinhos e custam até R$ 8. Confira a programação completa:

19 de fevereiro
19h30

“Bush Mama”
Haile Gerima
EUA | 1979, 97′, 16 mm

Sessão seguida de fala dos curadores Luís Fernando Moura e Victor Guimarães

20 de fevereiro
19h30

“Abençoes seus pequeninos corações”
Billy Woodberry
EUA | 1983, 80’, DCP

Após a sessão, haverá uma fala com Mariana Shellard e Aaron Cutler

21 de fevereiro
19h30 – Exibição de curtas*

“Diário de uma freira africana”
Julie Dash
EUA | 1977, 15′, digital

“Mulher africana, EUA”
Omah Diegu [Ijeoma Iloputaife]
EUA | 1980, 20′, digital

“Filha da resistência”
Haile Gerima
EUA | 1972, 36′, 16 mm

*Os três curtas serão exibidos na mesma sessão

21h

“Bem-vindo de volta, irmão Charles”
Jamaa Fanaka
EUA | 1975, 91′, DCP

Sessão seguida de fala do crítico Heitor Augusto

22 de fevereiro
19h30 – Exibição de curtas*

“Um bocado de amigos”
Charles Burnett
EUA | 1969, 22′, DCP

“Ilusões”
Julie Dash
EUA | 1982, 36′, DCP

* Os dois curtas serão exibidos na mesma sessão

21h

“Uma imagem diferente”
Alile Sharon Larkin
EUA | 1982, 52′, 16 mm

Sessão seguida de fala da jornalista Mariana Queen Nwabasili

23 de fevereiro
16h – Exibição de curtas*

“O cavalo”
Charles Burnett
EUA | 1973, 14′, DCP

“Ciclos”
Zeinabu irene Davis
EUA | 1989, 17′, digital

“A bolsa”
Billy Woodberry
EUA | 1980, 13’, DCP

“Seus filhos voltam pra você”
Alile Sharon Larkin
EUA | 1979, 27′, 16 mm

*Os quatro curtas serão exibidos na mesma sessão.

18h

Debate L.A. Rebellion, passado e presente
Conversa com Heitor Augusto, Mariana Queen Nwabasili e mediação de Victor Guimarães
O debate tem entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 ingresso por pessoa

20h30

“Dando um rolê”
Larry Clark
EUA | 1977, 105′, DCP

Sessão seguida de fala de Victor Guimarães