IMS Paulista recebe mostra de cinema negro norte-americano
Mostra no IMS Paulista recebe títulos de nomes célebres, como Charles Burnett e Julie Dash, primeira mulher negra a dirigir um longa comercial nos EUA
Até 23 de fevereiro de 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Diversos horários
R$ 8 (inteira); R$ 4 (meia-entrada)
Site: ims.com.br
Telefone: (11) 2842-9120
O Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) recebe, na mostra L.A. Rebellion, 14 títulos inovadores produzidos entre as décadas de 1970 e 1980, que questionavam a indústria de Hollywood, trazendo as narrativas negras para o centro da cena.
As produções nasceram após a inserção da política de inclusão étnica da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), que tinha o intuito de diversificar seu quadro de alunos.
Nesse contexto, estudantes afro-americanos ingressaram no curso de cinema, onde produziram filmes inovadores. Este amplo conjunto foi designado pela crítica, posteriormente, como L.A. Rebellion.
Em 2019, os curtas, médias e longas produzidos há mais de 40 anos fazem parte da programação da mostra L.A. Rebellion, do IMS Paulista, e incluem títulos de nomes célebres, como Charles Burnett (vencedor de um Oscar honorário em 2018) e Julie Dash (primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem estreado comercialmente nos EUA).
Na programação também são exibidos outros diretores menos conhecidos, como Zeinabu irene Davis, Alile Sharon Larkin, Haile Gerima, Larry Clark e Billy Woodberry. Compromissados com um projeto de cinema autônomo, eles construíram suas obras na UCLA, em um contexto ainda marcado pelas tensões das lutas pelos direitos civis.
A mostra da L.A. Rebellion acontece de 19 a 23 de fevereiro, no IMS Paulista, em diversos horários. Os ingressos são bem baratinhos e custam até R$ 8. Confira a programação completa:
19 de fevereiro
19h30
“Bush Mama”
Haile Gerima
EUA | 1979, 97′, 16 mm
Sessão seguida de fala dos curadores Luís Fernando Moura e Victor Guimarães
20 de fevereiro
19h30
“Abençoes seus pequeninos corações”
Billy Woodberry
EUA | 1983, 80’, DCP
Após a sessão, haverá uma fala com Mariana Shellard e Aaron Cutler
21 de fevereiro
19h30 – Exibição de curtas*
“Diário de uma freira africana”
Julie Dash
EUA | 1977, 15′, digital
“Mulher africana, EUA”
Omah Diegu [Ijeoma Iloputaife]
EUA | 1980, 20′, digital
“Filha da resistência”
Haile Gerima
EUA | 1972, 36′, 16 mm
*Os três curtas serão exibidos na mesma sessão
21h
“Bem-vindo de volta, irmão Charles”
Jamaa Fanaka
EUA | 1975, 91′, DCP
Sessão seguida de fala do crítico Heitor Augusto
22 de fevereiro
19h30 – Exibição de curtas*
“Um bocado de amigos”
Charles Burnett
EUA | 1969, 22′, DCP
“Ilusões”
Julie Dash
EUA | 1982, 36′, DCP
* Os dois curtas serão exibidos na mesma sessão
21h
“Uma imagem diferente”
Alile Sharon Larkin
EUA | 1982, 52′, 16 mm
Sessão seguida de fala da jornalista Mariana Queen Nwabasili
23 de fevereiro
16h – Exibição de curtas*
“O cavalo”
Charles Burnett
EUA | 1973, 14′, DCP
“Ciclos”
Zeinabu irene Davis
EUA | 1989, 17′, digital
“A bolsa”
Billy Woodberry
EUA | 1980, 13’, DCP
“Seus filhos voltam pra você”
Alile Sharon Larkin
EUA | 1979, 27′, 16 mm
*Os quatro curtas serão exibidos na mesma sessão.
18h
Debate L.A. Rebellion, passado e presente
Conversa com Heitor Augusto, Mariana Queen Nwabasili e mediação de Victor Guimarães
O debate tem entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 ingresso por pessoa
20h30
“Dando um rolê”
Larry Clark
EUA | 1977, 105′, DCP
Sessão seguida de fala de Victor Guimarães