IMS Rio promove cinema a preço popular na Sessão Mutual Films

Cineclube, que pretende criar diálogos entre diferentes obras, exibe 'Vinte Dias Sem Guerra' e 'País Bárbaro' nos dias 15 e 25 de novembro

Por: Redação

Alô, cinéfilos de plantão do Rio! O IMS (Instituto Moreira Salles) tem uma programação de cinema fixa a cada dois meses: é a Sessão Mutual Films, que exibe dois filmes no mesmo dia, um seguido do outro, com o objetivo de criar diálogos entre eles. O ingresso é bem baratinho: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Filme 'Vinte Dias Sem Guerra', de Aleksey German
Crédito: Reprodução3ª edição da Sessão Mutual Films no IMS exibe ‘Vinte Dias Sem Guerra’ e o documentário ‘País Bárbaro’

Para a terceira edição do cineclube, no dia 15 de novembro, foram escolhidos “Vinte Dias Sem Guerra” (1976), de Aleksey German, e “País Bárbaro” (2013), de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi. Às 16h, o cinema projeta o título mais antigo, e logo em seguida, às 18h, é exibido o mais recente.

“Vinte Dias Sem Guerra” é uma ficção com narrativa clássica que relata a história de um soldado em licença durante a Segunda Guerra Mundial. Já “País Bárbaro” é um documentário formado a partir de fontes primárias (filmes, fotografias e documentos escritos) da época do fascismo italiano e suas campanhas de destruição em colônias africanas.

Os diretores dos dois filmes compartilham uma luta contínua contra a falsa imagem de pudor e heroísmo de regimes autoritários. Seja a partir da ficção ou da reapropriação de imagens de arquivo, as obras propõem uma reflexão sobre as consequências de propagandas políticas que alardeiam heroísmos baseados em mentiras.

No fim da Sessão Mutual Films, rola ainda um debate com os curadores, Aaron Cutler e Mariana Shellard. E quem não conseguir assistir no dia 15, tem outra chance, no dia 25 de novembro, nos mesmos horários. Irado, né?

Compartilhe: