Indígenas contam sua própria história em exposição na USP

Entrada do espaço dedicado à cultura kaingang na exposição "Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas" do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP
Até
01
de março 2020
Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
segunda, quarta, quinta e sexta, das 9h às 17h
sábado, das 10h às 16h

email: mae@usp.br

telefone: (11)3091-4905

site: www.vmptbr.mae.usp.br

facebook: www.facebook.com

Por: Redação | Comunicar erro

Na mostra, indígenas falam sobre quem eles são hoje, uma vez que suas histórias costumam ser contadas levando em conta apenas o passado

“A sabedoria dos nossos povos ancestrais nos une e nos fortalece” é a frase estampada na placa que indica a área da exposição dedicada aos povos indígenas, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. Ela está escrita na primeira pessoa, assim como a maioria das inscrições relacionadas aos grupos retratados. A frase introdutória, toda a disposição do espaço e os itens expostos foram feitos conforme a preferência deles.

exposição "Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas" do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP
Crédito: Cecília Bastos/USP ImagensEntrada do espaço dedicado à cultura kaingang na exposição “Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas” do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP

A exposição “Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas” teve como proposta atender a três reivindicações dos grupos. Além do direito de falar por si, eles buscam um retorno sobre o que foi feito durante tantos anos com os diversos objetos coletados de seus ancestrais entre o fim do século XIX e 1947 na região paulista.

Por fim, esses povos desejam também falar sobre quem eles são hoje, uma vez que suas histórias costumam ser contadas levando em conta apenas o passado.

Além disso, por meio desse projeto é possível ressignificar o papel do museu e ressaltar sua importância para os próprios povos indígenas, uma vez que eles precisam dessa ancestralidade para manter suas culturas vivas, fortes e resistentes.

exposição "Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas" do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP
Exposição “Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas” apresenta vestimentas tradicionais dos povos indígenas de São Paulo

A exposição fica em cartaz até março de 2020, com portas abertas de segunda, quarta, quinta e sexta, das 9h às 17h, e de sábado, das 10h às 16h. A mostra conta também com duas aberturas, todas com apresentação de dança, artesanato e pintura corporal. No dia 10 de maio, o grupo guarani nhandewa é quem abre o evento e, em 14 de junho, o grupo terena. Em todas as datas, a abertura acontece das 14 às 18 horas, e a entrada é gratuita.

Compartilhe:

Tags: #Agenda São Paulo #Exposição #exposições em cartaz #exposições em sp #Exposições gratuitas #indígena #indígenas #Índio #índios #USP (Universidade de São Paulo)
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
2
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
3
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
4
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
5
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
6
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
7
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
8
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …