Imagem do Topo

Jornada do Patrimônio no Sesc resgata a memória de São Paulo

Instituição preparou 15 roteiros que desvendam a construção das identidades paulistanas

Por: Redação | Comunicar erro
Nos dias
18/08 - 19/08
2019
Diversos horários

Nos dias 18 e 19 de agosto, São Paulo recebe a Jornada do Patrimônio no Sesc. Com a temática “Uma Cidade, Muitas Mãos”, diversas instituições criaram programas especiais para resgatar a memória e a história do município mais populoso do país.

Crédito: Divulgação Facebook @maria.antonia.uspA história de Dona Maria Antonia, uma das fundadoras do bairro do Higienópolis que dá nome ao Centro Universitário da USP,  é contada no Sesc Consolação.

Este ano, o setor de Turismo Social do Sesc São Paulo preparou 15 roteiros gratuitos para o público conhecer mais o DNA da cidade. Para participar das atividades, é preciso se inscrever na central de atendimento das unidades participantes.

Nos passeios, percebe-se a mistura cultural entre índios, portugueses, africanos, italianos, espanhóis, asiáticos, nordestinos e outros povos que participaram da formação de São Paulo. A ideia também é mostrar facetas desconhecidas dos bairros. A Liberdade, por exemplo, foi uma rota importante para a fuga de escravo e o Sesc Carmo é o ponto de encontro de uma caminhada guiada que revela justamente isso. No dia 19 de agosto, às 9h, o tour percorre as ruas da Liberdade e do Bixiga.

Crédito: José CordeiroUm dos passeios promovidos pelo Sesc percorre as ruas da Liberdade e do Bixiga, mostrando a importância dos bairros para a fuga dos escravos

Saindo do Sesc Pinheiros no dia 18 de agosto, às 14h, tem uma visita guiada ao Morro do Querosene, que traz o samba e a roda de capoeira como vivências. Também está programada uma roda de conversa com um historiador e uma moradora do morro e um passeio pelas ruas do bairro para observação dos grafites.

Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

O Sesc Santana oferece duas opções de caminhadas pelo bairro do Perus, que era uma passagem para tropas militares durante o período colonial e o Império. No roteiro “Brincadeiras”, do dia 18, às 9h, o foco é a história da região a partir da revitalização e da ressignificação dos espaços públicos. Já “Memórias e espaços públicos”, do dia 19, às 9h, conta histórias da região nos séculos 19 e 20, trazendo informações sobre o processo de urbanização a partir da inauguração da Estação Perus da São Paulo Railway.

O papel das mulheres na construção da história de São Paulo também é lembrado durante o evento. O Sesc Consolação criou o projeto Três Donas, em que o público conhece de maneira mais aprofundada as três figuras femininas que fundaram o bairro do Higienópolis: Dona Veridiana (dia 19/8, às 10h), Dona Antônia (dia 19/8, às 14h30) e Dona Maria Angélica (dia 19/8, às 9h). O trabalho de pesquisa foi realizado pelo Coletivo PISA: Cidade + Pesquisa.

Para acompanhar as outras atividades, confira a programação no site do Sesc.