Conheça detalhes da história de São Paulo na Jornada do Patrimônio

Além dos passeios recheados de memórias, público confere uma intensa programação de shows e espetáculos teatrais. Vem saber mais:

O quanto você conhece da sua cidade? Para aprender um pouco mais sobre as figuras que dão nome às ruas, sobre a história por traz de edifícios antigos, museus e espaços culturais ou sobre as inúmeras culturas que se encontram em São Paulo, não perca a Jornada do Patrimônio 2022 – Tão perto, tão longe.

São mais de 350 atividades espalhadas por todos os cantinhos da Selva de Pedra, entre os dias 20 e 21 de agosto. E a programação envolve várias linguagens artísticas, como música, teatro, moda, grafitti, artes visuais, circo e dança. Ou seja, tem atrações para todos os gostos e idades!

Cinemateca Brasileira é um dos espaços que participam da Jornada do Patrimômnio
Créditos: Divulgação
Cinemateca Brasileira é um dos espaços que participam da Jornada do Patrimômnio

A ideia do evento é justamente a de descentralizar a cultura, não só do ponto de vista de ocupar vários espaços da cidade, mas também o de evidenciar práticas de grupos comumente negligenciados. Assim, alguns dos destaques são a atividade “Passinho do Romano”, com Clarin Cia. de Dança, DJ Patatty e show do MC Bin Laden, e as várias atividades em homenagem à ativista LGBTQIA+ Brenda Lee.

Programação da Jornada do Patrimônio

Uma das atrações referentes à Brenda Lee é o musical “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, do Núcleo Experimental, que é exibido na sede do grupo (Rua Barra Funda, 637, Barra Funda) nos dias 19 e 20, às 21h, e 21, às 16h e 20h. Os ingressos custam de R$20 a R$60 e podem ser comprados aqui.

O trabalho conta a história da ativista, conhecida como “anjo da guarda das travestis”. Foi ela quem fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids, do Brasil.

“Brenda Lee” faz apresentações no Núcleo Experimental, na Barra Funda
Créditos: Laerte Késsimos/ divulgação | Pombo Correio Assessoria de Imprensa
“Brenda Lee” faz apresentações no Núcleo Experimental, na Barra Funda

O centro de SP recebe o “Cabaré da Pequena Trupe”, no sábado, às 15h. A atração acontece no Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473) e envolve malabares, acrobacias cômicas, magia, paradas de mão, corda bamba e monociclo. Não é necessário retirar ingresso.

Para quem curte dançar, no dia 20, entre às 16h e às 20h, a Rua Adobe, 35A, no Jd. Romano, recebe a atividade “Passinho do Romano”, comandada pela Clarin Cia. de Dança. O som fica por conta do DJ Patatty e do MC Bin Laden e o público é convidado a balançar o esqueleto.

Que tal arriscar uns passinhos no samba rock? No dia 21, a Casa de Cultura do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri) enaltece o gênero de várias formas. Acontecem oficinas (13h e 14h)  e shows do Preto Soul (17h) e da banda Os Opalas (19h). E nem precisa reservar ingresso!

A Jornada do Patrimônio 2022 pode ser uma oportunidade para você conhecer mais do rap indígena. O rapper Oz Guarani se junta ao Coral Guarani e ao Gaspar Z’África no dia 21, às 16h, para cantar músicas de resistência e valorização da cultura dos povos originários. A performance é na Praça Noêmia Campos de Sica, Jd. Sapopemba (Praça do Botafogo). Não é preciso retirar ingresso.

Gosta de um sambinha? Uma boa pedida é acompanhar a homenagem a Tia Cida dos Terreiros, uma importante assistente social e sambista. No domingo, dia 21, às 17h, Mart’nália, Amigas do Samba, Comunidade Maria Cursi, Irmãos Pessoa, Marcelo Tocão e Timaia se reúnem para  um super show no CEU São Rafael (Rua Carmem Tortola, 30, São Rafael). Os ingressos podem ser retirados no Departamento de Gestão.

Ainda no domingo, às 18h, a Capela São Miguel Arcanjo (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10,  São Miguel Paulista) recebe a Orquestra Paulistana de Viola Caipira para uma apresentação memorável, na intenção de reverenciar esse gênero musical. Não há necessidade de retirar ingresso, é só chegar e curtir.

Além da programação artística, a Jornada do Patrimônio conta com visitas mediadas a espaços simbólicos da cidade, como a Cinemateca Brasileira, o Arquivo Histórico Municipal, o Museu da Santa Casa de São Paulo, o Complexo Cultural Funarte SP, o Templo Beth-El – Museu Judaico de São Paulo e outros tantos. Fique por dentro de todas essas atividades neste link aqui.

Ao mesmo tempo, ocorrem tour temáticos, como a “Jornada fotográfica: Memórias e patrimônios históricos de São Miguel Paulista” e o “Descubra o bairro de São Miguel Paulista”. Saiba tudo sobre esses passeios aqui.

Sesc na Jornada

O Sesc SP é parceiro da Prefeitura de São Paulo na Jornada do Patrimônio desde a primeira edição, em 2015, contribuindo com roteiros de memória, palestras, oficinas, materiais educativos e intervenções artísticas.

Os roteiros buscam levar os participantes a encontrar pontos de identificação direta ou indireta com as muitas referências culturais simbólicas presentes na cidade, já que o evento é um momento importante de ampliação e intensificação do sentido de pertencimento, da vinculação afetiva à cidade e do respeito e valorização da diversidade cultural.

É possível conhecer os grafittis do MAAU – Museu Aberto de Arte Urbana, pensar sobre as diversidades e a Paulista de Histórias Não Contadas ou mesmo descobrir curiosidades sobre o Sesc Pompeia.

Gostou? Toda a programação paralela à Jornada do Patrimônio pode ser conferida no site do Sesc.

Que tal descobrir outros lugares incríveis em SP?