Conheça melhor a história de São Paulo na Jornada do Patrimônio

Com mais de mil atividades gratuitas, evento conta com roteiros históricos, visitas a imóveis tombados, oficinas e sessões de cinema do Circuito Spcine

Por: Redação Comunicar erro
Até
18
de agosto 2019
Sábado - Domingo
Confira programação

O quanto você conhece da sua cidade? Para aprender um pouco mais sobre as figuras que dão nome às ruas, sobre a história por traz de edifícios antigos, museus e espaços culturais ou sobre as inúmeras culturas que se encontram em São Paulo, não perca a Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana.

Essa vai ser a maior edição do evento com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos da nossa Selva de Pedra! A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine.

fachada lateral da biblioteca mario de andrade
Crédito: divulgaçãoBiblioteca Mário de Andrade tem visitas guiadas por seus corredores e é ponto de encontro pra rolê de bike durante a Jornada do Patrimônio

Programação da Jornada do Patrimônio

A festa de lançamento desta edição do evento será realizada no Beco do Pinto, dia 16, a partir das 18h, com a Pratododia All Stars, que apresenta um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Entre os destaques da programação, que rola oficialmente nos dias 17 e 18 de agosto, está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que no sábado percorre o Triângulo SP, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens históricos, interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira.

VIRADA SUSTENTÁVEL 2019: CONFIRA OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

fachada do theatro municipal iluminada a noite
Crédito: alffoto/ istockVisitas e concertos musicais marcam programação no Theatro Municipal e Praça das Artes

Com direção artística de Georgette Fadel e dramaturgia de Bernardo Galegale, o espetáculo traz Beth Araújo como Marquesa de Santos, Kelly Campelo como Anita Malfatti, Cassio Scapin como Adorinan Barbosa, Laila Garin como Elis Regina, Leopoldo Pacheco como Plinio Marcos, Fernando Sampaio como Piolin e Aílton Graça como Tebas, arquiteto negro e autor de alguns projetos como a torre da primeira catedral da Sé e elementos decorativos da fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Os teatros independentes registrados pelo Conpresp como patrimônio imaterial da cidade oferecem 30 atividades entre oficinas e bilheteria, além de intervenções artísticas gratuitas.

Sesc na Jornada

O Sesc SP é parceiro da Prefeitura de São Paulo na Jornada do Patrimônio desde a primeira edição, em 2015, contribuindo com roteiros de memória, palestras, oficinas, materiais educativos e intervenções artísticas. Para este ano foram programadas 28 atividades realizadas por 13 unidades na capital e região metropolitana.

Os roteiros buscam levar os participantes a encontrar pontos de identificação direta ou indireta com as muitas referências culturais simbólicas presentes na cidade, já que o evento é um momento importante de ampliação e intensificação do sentido de pertencimento, da vinculação afetiva à cidade e do respeito e valorização da diversidade cultural.

fachada do sesc pompeia que participa da jornada do patrimônio 2019
Crédito: DivulgaçãoSesc Pompeia participa da Jornada do Patrimônio com visita patrimonial sobre questão de gênero em diálogo com a produção arquitetônica e urbana

Alguns dos roteiros tratam da resistência, como a história do “Quilombaque”, uma organização criada em 2005 por iniciativa de um grupo de jovens do noroeste da cidade, cujo envolvimento com a arte revelou uma alternativa de enfrentamento à violência e gentrificação vivenciada na região.

CONHEÇA A VILA MARIA ZÉLIA, UM DOS ESPAÇOS MAIS BUCÓLICOS DE SP

Outra destaque de resistência por meio da arte e cultura é contada no passeio ao Centro Cultural e Quilombo Urbano Aparelha Luzia, fundado em abril de 2016, criada pela ativista, artista, educadora e Deputada Estadual por São Paulo Erica Malunguinho.

Toda a programação paralela à Jornada do Patrimônio pode ser conferida no site do Sesc.

Ação Especial

fachada do castelinho da rua apa
Crédito: divulgaçãoO Castelinho da Rua Apa concentra oficinas durante a Jornada do Patrimônio

A ação especial Expedição Fotográfica no Triângulo SP vai ser lançada em 10 de agosto, pré-evento oficial, e desbrava o centro antigo da cidade, convidando os participantes a lançar olhar sobre memórias, pessoas e lugares que traduzem o patrimônio histórico e cultural da cidade. O roteiro percorrido é formado pelo Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja Ordem Terceira do Carmo. Durante o passeio, historiadores narram curiosidades e histórias sobre cada local, enquanto os fotógrafos auxiliam nos registros.

Curtiu? Aproveita que toda a programação da Jornada do Patrimônio tem entrada gratuita e rola durante todo o fim de semana dos dias 17 e 18 de agosto.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial da Jornada do Patrimônio.

Que tal expandir seu passeio?

Você sabia que dá conhecer alguns pontos turísticos de cidades da região metropolitana num passeio sobre trilhos pelo Expresso Turístico da CPTM?