Ladeira do Castro: uma galeria a céu aberto na Lapa

Projeto tem o objetivo de revitalizar aérea e torna a ladeira um ponto turístico

Por: Redação

Ligando os bairros da Lapa e Santa Teresa, com grande fluxo de turistas, a Ladeira do Castro se transformou em uma galeria a céu aberto bem no centro da cidade. O beco estreito que vai da Rua do Riachuelo até o Largo dos Guimarães começou a ser grafitado em novembro de 2015 e hoje reúne obras de mais de 40 artistas.

Cazé toca o projeto da Ladeira Castro ao lado de Luciana

“O artista plástico Fernando Sawaya, mais conhecido como Cazé, estava pintando o seu primeiro painel de grafite na Ladeira do Castro quando percebeu o grande potencial para se tornar uma galeria de arte a céu aberto”, conta Luciana Vasconcellos, produtora cultural que assumiu o projeto. Cazé passou a acompanhar a Ladeira do Castro todos os dias, convidar artistas e negociar com os moradores da região a liberação dos espaços. 

“No início da execução do projeto, os moradores relutaram um pouco, mas ao compreenderem os objetivos do projeto eles apoiaram e, com isso, o projeto vem impactando positivamente cada vez mais. Atualmente, temos 60 % dos muros coloridos”, afirma a produtora. A ideia é revitalizar a região e tornar o espaço em um ponto turístico.

A iniciativa, que tem o apoio do Rio Street Art Tour, Yelp e do grafiteiro Fabio Ema, já recebeu o trabalho de nomes como Memi, Tarm, Criz, Marcelo Eco, Aiog, Efixis, Cast, Snc e 8-bitch project. Os muros apresentam trabalhos com colagens, painéis de pastilhas cerâmicas que formam imagens pixeladas e até crochê e renda.

Luciana conta que qualquer artista pode contribuir com o projeto. ” É preciso compreender o projeto e estar engajado em impactar positivamente o espaço. Logo, os artistas entram em contato com o Cazé através da página no Facebook Ladeira do Castro. Ele negocia com os moradores a liberação dos espaços e comunica aos artistas”, explica.

Para 2016 a dupla Cazé e Luciana tem planos para o espaço. “A ideia é ocupar 100% a ladeira com intervenções artísticas nos muros das casas tornar a Ladeira do Castro em um ponto turístico de cultura na cidade do Rio de Janeiro”, diz a produtora.