CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Liberdade recebe toda a beleza do Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri é celebrado desde 1979 com decorações típicas e apresentações culturais

Por: Redação

No final de semana dos dias 15 e 16 de julho, sábado e domingo, a Praça da Liberdade recebe toda a beleza do tradicional Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas! No sábado, o evento acontece das 10h30 às 19h e, no domingo, das 10h30 às 18h. A entrada é Catraca Livre.

O evento é realizado desde 1979 e é a principal comemoração anual do bairro. As ruas a praça são decoradas com kussudamas, grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas.

São pendurados tanzaku, pequenos pedaços de papel, nos quais as pessoas colocam seus pedidos. Ao longo da celebração, são realizadas apresentações de tambores Taikô, danças folclóricas e shows. Para realizar seu pedido, compre um tanzaku, escreva o seu pedido para as estrelas e o pendure nos galhos dos bambus. Amarelo significa dinheiro; azul, proteção e saúde; branco, paz; laranja, felicidade; rosa, amor; verde, esperança e vermelho gratidão.

A origem do festival deriva de lenda oriental sobre um amor impossível. A princesa Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou por Kengyu, um pastor de gado. Dedicados ao romance, eles deixaram de lado as tarefas e as obrigações diárias.

Por causa da falta de responsabilidade, o pai de Orihime decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. Sentindo a tristeza da filha, ele autorizou o casal a se encontrar uma vez por ano (no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar) com uma condição: eles precisavam atender a todos os pedidos vindos da Terra.