Últimas notícias:

Loading...

‘Baile do Menino Deus’ celebra 17 anos e ganha versão online

Tradicional espetáculo natalino festeja as manifestações da cultura popular brasileira e acontece todos os anos no Marco Zero do Recife

Ouça este conteúdo

Nos dias

23/12 - 24/12
25/12

2021

Às 20h

Em 2020, o Brasil inteirinho vai poder acompanhar um dos espetáculos de Natal mais bonitos e tradicionais do país: o “Baile do Menino Deus“, que acontece há 17 anos na praça do Marco Zero, no Recife. A encenação ganhou uma versão em vídeo, que é transmitida nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h, pelo YouTube ou por este site (com direito a Libras e audiodescrição).

Baile do Menino Deus online
Crédito: Hans Manteufell - divulgaçãoO tradicional “Baile do Menino Deus” celebra as manifestações da cultura popular brasileira

O espetáculo nesse novo formato está sendo gravado desde o dia 12 de dezembro no Teatro Guararapes Recife, em Olinda, e tem direção do cineasta Tuca Siqueira (que também dirigiu “Amores de Chumbo” e “Fashion Girl”) e direção de fotografia de Pedro Sotero (parte da equipe dos filmes “O Som ao Redor” e “Aquarius”).

Com a missão de resgatar as várias formas de celebração do Natal, o “Baile do Menino Deus” evoca manifestações da cultura popular como reisado, lapinha, pastoril, cavalo marinho, guerreiro, chegança e boi de reis.

Baile do Menino Deus
Crédito: Hans Manteufell - divulgaçãoEssa encenação do nascimento de Jesus tem muita música, cores e luzes

Na trama, a dupla de “Mateus”, os personagens principais da montagem, procura uma forma de abrir a porta da casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus para celebrar a vida em clima de festa.

E, nessa saga cheia de música e dança, eles recorrem a sortilégios, a brincadeiras e à invocação de criaturas do imaginário popular brasileiro, como a Burrinha Zabilin, o Jaraguá e o Boi.

Crédito: Hans Manteufell - divulgaçãoA divertida figura dos “Mateus” comanda todo o espetáculo

A nova versão do baile também tem projeções incríveis de vídeo, com imagens reais do Recife, da floresta amazônica (com a proposta de alertar a população para as queimadas nesse importante bioma) e animações gráficas.

O espetáculo tem concepção e direção geral de Ronaldo Correia de Brito, que também assina os textos, letras e pesquisa musical ao lado de Assis Lima, e músicas originais de Antônio Madureira.

Para você ter um gostinho do que vem por aí:

Um pouquinho de história…

Essa encenação super bem-humorada do nascimento de Jesus Cristo aconteceu pela primeira vez no Natal de 1983, com o formato de uma cantata cênica ou ópera popular de rua. E, desde então, cerca de 300 artistas e técnicos participam da montagem todos os anos!

O “Baile do Menino Deus” faz parte da conhecida “Trilogia das Festas Brasileiras”, encenações recifenses que evocam as inúmeras e riquíssimas manifestações da cultura popular brasileira. Os outros espetáculos são “Bandeira de São João” e “Arlequim de Carnaval”.

As muitas cores e sons dessa bela encenação se misturam à exuberante paisagem da Praça do Marco Zero do Recife e costumam atrair milhares de pessoas de vários lugares do país. Só em 2019, a festa quebrou o recorde de 70 mil espectadores!

Ouça as músicas originais de “Baile do Menino Deus”:

O Natal está cheio de programinhas incríveis para curtir em segurança!

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.