Últimas notícias:

Loading...

Passeios online visitam pontos turísticos e históricos em SP

Guias especializados contam curiosidades de lugares como a Catedral da Sé, a Pinacoteca, a Biblioteca de São Paulo e o Parque Villa-Lobos

Por: Redação

Até 27 de agosto de 2020

Quinta

Sempre às 15h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Prédios carregados de histórias, graffitis coloridos e outros locais cheios de charme fazem de São Paulo uma cidade MA-RA-VI-LHO-SA! E você pode matar a saudade de todo esse nosso patrimônio cultural com as lives turísticas organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo.

Lives turísticas da Secretaria de Cultura
Crédito: Wikimedia CommonsConheça de um jeito diferente a Pinacoteca, a Catedral da Sé, a Biblioteca São Paulo e a Biblioteca e o Parque Parque Villa-Lobos

Desde junho, às quintas-feiras, às 15h, um time de guias profissionais visita diferentes pontos turísticos e edifícios históricos de SP, contando fatos e curiosidades sobre esses lugares. Para acompanhar esses rolês, basta acessar as páginas @turismoprefsp e @saopauloturismo no Instagram ou @turismoprefsp no Facebook.

O mês de agosto chega com mais lives turísticas imperdíveis! No dia 6, o público conhece a Catedral da Sé, também chamada de Catedral Metropolitana, de um jeito diferente.

Lives turísticas Catedral da Sé
Crédito: Creative CommonsConheça a Catedral da Sé em um passeio virtual imperdível

De acordo com o Departamento do Patrimônio Histórico, o projeto arquitetônico da famosa igreja é do alemão Maximilian Hehl. Sua construção teve início em 1913, mas só terminou na década de 1960.

É uma construção eclética, com forte influência neogótica. Tem forma de cruz latina, cinco naves e uma cúpula de inspiração renascentista sobre o cruzeiro. Na fachada há uma rosácea ladeada por duas torres.

Interior da Catedral da Sé
Crédito: Deni Williams/ Wikimedia CommonsO interior da Catedral da Sé é uma atração a parte!

No interior, a verticalidade gótica inspira a espiritualidade; os capitéis das colunas são adornados com representações da fauna e flora brasileiras. Os vitrais foram elaborados pela Casa Conrado, a partir de desenhos de Wasth Rodrigues, e as portas de jacarandá são obra do Liceu de Artes e Ofícios.

Para o dia 13, o passeio virtual é na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O museu foi projetado por Ramos de Azevedo e teve sua inauguração em 1905. Seu acervo é dedicado, sobretudo, à produção artística brasileira a partir do século 19.

fachada da pinacoteca de são paulo
Crédito: DivulgaçãoPinacoteca é o museu mais antigo de São Paulo <3

A instituição conta hoje com cerca de 11 mil peças. Entre elas, destacam-se trabalhos de Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva.

No final dos anos 1990, o edifício passou por uma ampla reforma, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O edifício comporta ainda um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.

O rolê online do dia 20 passa por uma das mais importantes bibliotecas da cidade: a Biblioteca de São Paulo. Localizada dentro do Parque da Juventude, na zona norte, ela já recebeu diversos prêmios, como o IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano, promovido pelo Instituto Pró-livro, e o Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de contar com Certificado de Excelência TripAdvisor.

Biblioteca de São Paulo
Crédito: Roger de Miranda Guedes/ Wikimedia CommonsBiblioteca de São Paulo funciona onde ficava o antigo presídio Carandiru

Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em braille e audiolivro, DVDs, CDs, além de jogos. A biblioteca também conta com recursos tecnológicos, como computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento, além de sala de jogos eletrônicos, ludoteca e auditório.

A programação das lives turísticas em agosto encerra no dia 27  de agosto com o Parque Villa-Lobos e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Fundado em 1989, o parque homenageia o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Sua estrutura conta com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica.

Parque Villa-Lobos
Crédito: Rodrigo Soldon / FlickrPercorra o Parque Villa-Lobos virtualmente

O público ainda pode aproveitar diversas atrações, como uma trilha de pedriscos que passa pelos principais bosques do parque, uma passarela que permite percorrer o Circuito das Árvores, um orquidário e um espaço ao ar livre com taludes, bancos e espreguiçadeiras para os visitantes apreciarem apresentações musicais.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos está em funcionamento desde 2015 e tem um acervo focado em literatura e um olhar também para questões ambientais. Sua programação inclui ontações de histórias, mediações de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Crédito: Dornicke/ Wikimedia CommonsVisite virtualmente a Biblioteca Parque Villa-Lobos

O espaço conta ainda com salas de jogos eletrônicos; ludoteca; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet; auditório; e deck, com vista para o parque.

Acompanhe os passeios anteriores!

 

passeios virtuais
Crédito: @EdificioMartinelli/Facebook | José Cordeiro/Sp Turis | Dedê Almeida/ Prefeitura Municipal de São Paulo | divulgaçãoVisite o Edifício Martinelli, o Prédio Matarazzo, o Beco do Batman e o Mercadão sem sair de casa!

O primeiro passeio virtual da Secretaria de Turismo, que aconteceu no dia 4 de junho, visitou o emblemático Edifício Martinelli, considerado por muitos arquitetos e historiadores o primeiro arranha-céu da cidade. O prédio foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena.

Pensado inicialmente para ter 12 andares, esse prédio começou a ser construído em 1924 e chegou à sua forma final, com 105 metros de altura e 30 andares (sendo 25 deles comerciais e 5 pisos que funcionaram como residência do próprio Martinelli) em 1934.

Desde então, esse rolê incrível já passou pelo Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo), o Mercadão Municipal e o Beco do Batman, o Theatro Municipal, o Catavento Cultural, a Japan House e o MIS – Museu da Imagem e do Som. Se você perdeu alguma dessas lives, não precisa ficar triste, pois elas ficam disponíveis na fanpage do Secretaria de Turismo no Facebook.

Lives turísticas em SP

A proposta das lives da Secretaria Municipal do Turismo é valorizar os cartões-postais da cidade que precisaram interromper seu funcionamento por conta da pandemia de coronavírus.

Autódromo de Interlagos
Crédito: Jose Cordeiro/SPTuris.Em seus 80 anos, o Autódromo de Interlagos ganhou este belo graffiti de Eduardo Kobra

Além dos roteiros já mencionados, o projeto está preparando uma visita ao Autódromo de Interlagos, que recentemente ganhou uma homenagem na forma de graffiti ao saudoso piloto Ayrton Senna (1960-1994), feita pelo consagrado artista Eduardo Kobra.

Acompanhe as datas e roteiros das próximas lives turísticas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Turismo.

Bora animar esta quarentena? Dá uma olhada nestes outros programinhas: