Passeios online visitam pontos turísticos e históricos em SP

Guias especializados contam curiosidades de lugares como a Catedral da Sé, a Pinacoteca, a Biblioteca de São Paulo e o Parque Villa-Lobos

Por: Redação

Até 27 de agosto de 2020

Quinta

Sempre às 15h

Prédios carregados de histórias, graffitis coloridos e outros locais cheios de charme fazem de São Paulo uma cidade MA-RA-VI-LHO-SA! E você pode matar a saudade de todo esse nosso patrimônio cultural com as lives turísticas organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo.

Lives turísticas da Secretaria de Cultura
Crédito: Wikimedia CommonsConheça de um jeito diferente a Pinacoteca, a Catedral da Sé, a Biblioteca São Paulo e a Biblioteca e o Parque Parque Villa-Lobos

Desde junho, às quintas-feiras, às 15h, um time de guias profissionais visita diferentes pontos turísticos e edifícios históricos de SP, contando fatos e curiosidades sobre esses lugares. Para acompanhar esses rolês, basta acessar as páginas @turismoprefsp e @saopauloturismo no Instagram ou @turismoprefsp no Facebook.

O mês de agosto chega com mais lives turísticas imperdíveis! No dia 6, o público conhece a Catedral da Sé, também chamada de Catedral Metropolitana, de um jeito diferente.

Lives turísticas Catedral da Sé
Crédito: Creative CommonsConheça a Catedral da Sé em um passeio virtual imperdível

De acordo com o Departamento do Patrimônio Histórico, o projeto arquitetônico da famosa igreja é do alemão Maximilian Hehl. Sua construção teve início em 1913, mas só terminou na década de 1960.

É uma construção eclética, com forte influência neogótica. Tem forma de cruz latina, cinco naves e uma cúpula de inspiração renascentista sobre o cruzeiro. Na fachada há uma rosácea ladeada por duas torres.

Interior da Catedral da Sé
Crédito: Deni Williams/ Wikimedia CommonsO interior da Catedral da Sé é uma atração a parte!

No interior, a verticalidade gótica inspira a espiritualidade; os capitéis das colunas são adornados com representações da fauna e flora brasileiras. Os vitrais foram elaborados pela Casa Conrado, a partir de desenhos de Wasth Rodrigues, e as portas de jacarandá são obra do Liceu de Artes e Ofícios.

Para o dia 13, o passeio virtual é na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O museu foi projetado por Ramos de Azevedo e teve sua inauguração em 1905. Seu acervo é dedicado, sobretudo, à produção artística brasileira a partir do século 19.

fachada da pinacoteca de são paulo
Crédito: DivulgaçãoPinacoteca é o museu mais antigo de São Paulo <3

A instituição conta hoje com cerca de 11 mil peças. Entre elas, destacam-se trabalhos de Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva.

No final dos anos 1990, o edifício passou por uma ampla reforma, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O edifício comporta ainda um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.

O rolê online do dia 20 passa por uma das mais importantes bibliotecas da cidade: a Biblioteca de São Paulo. Localizada dentro do Parque da Juventude, na zona norte, ela já recebeu diversos prêmios, como o IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano, promovido pelo Instituto Pró-livro, e o Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de contar com Certificado de Excelência TripAdvisor.

Biblioteca de São Paulo
Crédito: Roger de Miranda Guedes/ Wikimedia CommonsBiblioteca de São Paulo funciona onde ficava o antigo presídio Carandiru

Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em braille e audiolivro, DVDs, CDs, além de jogos. A biblioteca também conta com recursos tecnológicos, como computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento, além de sala de jogos eletrônicos, ludoteca e auditório.

A programação das lives turísticas em agosto encerra no dia 27  de agosto com o Parque Villa-Lobos e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Fundado em 1989, o parque homenageia o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Sua estrutura conta com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica.

Parque Villa-Lobos
Crédito: Rodrigo Soldon / FlickrPercorra o Parque Villa-Lobos virtualmente

O público ainda pode aproveitar diversas atrações, como uma trilha de pedriscos que passa pelos principais bosques do parque, uma passarela que permite percorrer o Circuito das Árvores, um orquidário e um espaço ao ar livre com taludes, bancos e espreguiçadeiras para os visitantes apreciarem apresentações musicais.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos está em funcionamento desde 2015 e tem um acervo focado em literatura e um olhar também para questões ambientais. Sua programação inclui ontações de histórias, mediações de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Crédito: Dornicke/ Wikimedia CommonsVisite virtualmente a Biblioteca Parque Villa-Lobos

O espaço conta ainda com salas de jogos eletrônicos; ludoteca; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet; auditório; e deck, com vista para o parque.

Acompanhe os passeios anteriores!

 

passeios virtuais
Crédito: @EdificioMartinelli/Facebook | José Cordeiro/Sp Turis | Dedê Almeida/ Prefeitura Municipal de São Paulo | divulgaçãoVisite o Edifício Martinelli, o Prédio Matarazzo, o Beco do Batman e o Mercadão sem sair de casa!

O primeiro passeio virtual da Secretaria de Turismo, que aconteceu no dia 4 de junho, visitou o emblemático Edifício Martinelli, considerado por muitos arquitetos e historiadores o primeiro arranha-céu da cidade. O prédio foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena.

Pensado inicialmente para ter 12 andares, esse prédio começou a ser construído em 1924 e chegou à sua forma final, com 105 metros de altura e 30 andares (sendo 25 deles comerciais e 5 pisos que funcionaram como residência do próprio Martinelli) em 1934.

Desde então, esse rolê incrível já passou pelo Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo), o Mercadão Municipal e o Beco do Batman, o Theatro Municipal, o Catavento Cultural, a Japan House e o MIS – Museu da Imagem e do Som. Se você perdeu alguma dessas lives, não precisa ficar triste, pois elas ficam disponíveis na fanpage do Secretaria de Turismo no Facebook.

Lives turísticas em SP

A proposta das lives da Secretaria Municipal do Turismo é valorizar os cartões-postais da cidade que precisaram interromper seu funcionamento por conta da pandemia de coronavírus.

Autódromo de Interlagos
Crédito: Jose Cordeiro/SPTuris.Em seus 80 anos, o Autódromo de Interlagos ganhou este belo graffiti de Eduardo Kobra

Além dos roteiros já mencionados, o projeto está preparando uma visita ao Autódromo de Interlagos, que recentemente ganhou uma homenagem na forma de graffiti ao saudoso piloto Ayrton Senna (1960-1994), feita pelo consagrado artista Eduardo Kobra.

Acompanhe as datas e roteiros das próximas lives turísticas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Turismo.

Bora animar esta quarentena? Dá uma olhada nestes outros programinhas: