0800: MAST tem observação do Sol e do céu noturno aos sábados

Atividades no Museu de Astronomia e Ciências Afins acontecem semanalmente e são abertas ao público!

Por: Redação Comunicar erro

O fim de semana no Rio pode ser ainda mais divertido e construtivo, sem pesar no bolso! Lá em São Cristóvão, o MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins) oferece uma programação fixa gratuita para os amantes do universo, com destaque para a observação do sol e do céu noturno aos sábados.

MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins)
MAST promove observação do sol e do céu noturno todo sábadoDivulgação
MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins)
Em seguida, o público também pode participar da observação do céuDivulgação
MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins)
Fim de semana no Museu de Astronomia e Ciências Afins tem várias atrações 0800Divulgação

Das 15h às 17h, acontece a observação do sol na área externa, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. A atividade é substituída por uma visita orientada em dias nublados ou chuvosos.

Do sol à lua! Depois de admirar o astro rei, o público pode participar da observação do céu, das 17h30 às 20h, no auditório do prédio sede e na área externa. Antes, astrônomos e mediadores do MAST contam em um bate-papo o que está visível no céu do Rio e um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

A segunda etapa, às 18h, é a observação do céu noturno através de uma luneta centenária, a Equatorial 21 cm. Instrumentos modernos, como o telescópio refletor de oito polegadas de abertura, também são utilizados na atividade, que é automaticamente cancelada nos dias chuvosos e nublados.

Além disso, a programação fixa inclui outras atrações, como simulação do céu em uma cúpula inflável, ciclo de palestras, oficinas e exibição de filmes. No quarto sábado do mês, rola ainda visita orientada para apresentar o MAST de uma forma bem divertida.

Confira a programação completa!