Memorial da América Latina vai ficar pequeno para o 1º SP Gastronomia

O evento nem estreou e já é o maior festival gastronômico do país!

Por: Redação
Até
27
de outubro 2019
Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 11h às 20h

O Memorial da América Latina vai ficar pequeno nesse fim de semana com dezenas de chefs renomados, restaurantes, produtores e fãs da gastronomia no maior festival de gastronomia que passa por lá: o SP Gastronomia!

A programação é gigantesca e conta com oficinas, aulas, degustações, shows, atividades para crianças e adultos e muitas opções gastronômicas.

festival gastronômico no memorial da américa latina
Crédito: Rafael GuirroSP Gastronomia recebe dezenas de chefs renomados, restaurantes, produtores e fãs da gastronomia para uma programação de oficinas, aulas, degustações, shows, atividades para crianças e adultos e muitas opções gastronômicas

O SP Gastronomia reúne o evento Mesa SP, as feiras Feito em São Paulo e Farofa do Brasil e muitas outras atividades que valorizam e promovem a culinária das 16 macrorregiões de São Paulo.

E não é brincadeira quando falamos que é o maior festival de gastronomia! A primeira edição do SP Gastronomia conta com mais de 200 atividades relacionadas ao segmento, e passa a estabelecer o mês de outubro como o Mês da Gastronomia em São Paulo.

Imperdível, né? No Memorial, as dezenas de atividades acontecem simultaneamente entre os dias 24 e 27 de outubro, sempre das 11h às 20h.

Toda a programação é gratuita, do jeitinho que a gente gosta!

Confira as atrações:

Arena SP Gastronomia

Com acesso totalmente gratuito, a arena promove aulas de culinária, batalhas gastronômicas, cursos, happy hours e palestras sobre turismo, alimentação saudável, agricultura e meio ambiente.

Tudo isso num espaço especial com área para descanso, alimentação e apresentação de conteúdos.

Confira a programação completa da Arena SP Gastronomia aqui.

Feito em São Paulo

Após um mês de disputas realizadas pela Prazeres da Mesa em 15 macrorregiões do Estado, o festival Feito em São Paulo, primeira competição destinada à valorização da cozinha regional paulista, chega a sua etapa final.

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Memorial da América Latina recebe os 30 restaurantes e 30 produtores vencedores de cada etapa, que irão expor e vender suas produções ao público.

Confira os restaurantes e produtores que estarão no Memorial.

Mesa Tendências

Maior congresso da América Latina reúne nomes estrelados da gastronomia mundial para debater o setor através da abordagem de tópicos atuais.

bela gil, atala e jacquin estão confirmados no sp gastronomia
Crédito: DivulgaçãoMaior congresso da América Latina que reúne nomes estrelados da gastronomia mundial para debater o setor através da abordagem de tópicos atuais

FESTIVAL DO PESCADO E FRUTOS DO MAR REÚNE DELÍCIAS NO CEAGESP

Em 2019, o programa vai contar com a participação de nomes nacionais, como Alex Atala (D.O.M, Dalva e Dito, Bio e Instituto ATÁ), Bela Gil (Bela Cozinha e Vida mais Bela – GNT), Erick Jacquin (Jurado do Master Chef Brasil) e Janaína e Jefferson Rueda (A Casa do Porco Bar).

Confira a programação completa aqui.

Mesa Ao Vivo

Espaço com cozinhas e salas para degustação e aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria e degustações de vinhos, cervejas, cachaça, gin, chás e café conduzidas por profissionais brasileiros renomados.

Os participantes montam sua grade de aulas optando pelos mais diversos temas.

Confira a programação completa aqui.

Festival Farofa do Brasil

Feira que reúne produtores de diversos lugares do Brasil expondo seus produtos, além de uma série de atrações de música, dança, cultura e gastronomia.

Confira a programação completa aqui.

Farofinha do Brasil

Espaço com programação direcionada ao público infantil, com atividades sobre o tema alimentação especialmente pensadas para os pequenos.

Confira a programação completa aqui.

Brasa na Mesa

Programação completamente voltada ao preparo de carnes, com aulas de desossa, charcutaria, cortes, defumação e outros assuntos desse universo, ministradas por especialistas no assunto.

Confira a programação completa aqui.

Mesa Viva

Programação de aulas exclusivamente voltadas para as cozinhas vegana e vegetariana, com profissionais que lidam com esta culinária em suas rotinas e restaurantes compartilhando seus conhecimentos.

Alana Rox Diário de uma vegana do gnt
Crédito: DivulgaçãoAlana Rox, do Diário de uma vegana, leva suas ideias de uma dieta plant-based ao festival

Personalidades renomadas no assunto, como o chef norte-americano Matthew Kenney – especialista em uma culinária baseada em vegetais – têm presença garantida.

Confira a programação completa aqui.

Mesa Vinhos

Profissionais especializados no tema, como Pablo Ugarte, diretor do concurso de vinhos Catad’Or Chile, e Paulo Laureano, enólogo de Portugal, conduzem degustações e palestras sobre vinhos, em uma rica experiência em torno da bebida.

Confira a programação completa aqui.

Espaço Colmeia

Rodas de debate, painéis e palestras sobre temas diversos relacionados a gestão da gastronomia, encabeçadas pelos principais expoentes dos respectivos assuntos, além dos Consultórios da Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia (EGG), com mentorias individuais dos professores para pessoas que querem começar ou melhorar seus empreendimentos gastronômicos.

Confira a programação completa aqui

FLIG – Feira Literária de Gastronomia

Feira inédita de livros de gastronomia a preços promocionais com sessões de autógrafos de chefs autores e Sarau Poético Gastronômico com leituras de poesias de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda, Cora Coralina e Fernando Pessoa declamadas pelos chefs Daniele Dahoui, Angelica Vitali, Carole Creme, Ivan Aschar e André Boccato.

Exposições

O Memorial da América Latina recebe duas exposições fotográficas. Uma delas, com o tema “menus históricos” e curadoria de André Bocatto, apresenta mais de 30 painéis que reproduzem, de forma ampliada, os menus de duas coleções: a principal de D. Pedro II, com 1200 peças originais da Biblioteca Nacional, e a de Bocatto, com cerca de 60 originais da Belle Époque, de Paris. A outra, realizada pela 3 Corações, reúne fotografias relacionadas ao café feitas pelo fotógrafo Sergio Coimbra.

Mais comida pra você!

1
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
2
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
3
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
4
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
5
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
6
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
7
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …
8
Confeitaria Colombo: gastronomia certa no Rio de Janeiro
Um combo perfeito de arquitetura, decoração e gastronomia, tem um nome: Confeitaria Colombo. Colaí que vamos te mostrar este rolé inesquecível!