MITsp chega a sexta edição com peças do Congo, Suíça e Chile

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo também apresenta na programação 10 espetáculos nacionais e três estreias de grupos brasileiros

Por: Redação
Até
24
de março 2019
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Diversos horários, conferir programação

Com estreia prevista para acontecer no Auditório Ibirapuera, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) apresenta a programação da sexta edição com artistas de vários países como Bélgica, Brasil, Chile, Congo, Itália, Reino Unido e Suíça.

cena do espetáculo manifesto transpofragico
Manifesto Transpofágico é uma coprodução entre o Risco Festival, a Corpo Rastreado e a MITspSouza
cena do espetáculo democracia do chile
"Democracia" é uma coprodução entre a MITsp, Universidad Finis Terrae e Fundación Teatro a MilPamela Albarracin
cena de paisagens para não colorir espetáculo do chile
O espetáculo tem como mote os inúmeros atos de violência contra adolescentes mulheres praticados no Chile e nos demais países da América LatinaNicolas Calderon
COMPAIXÃO. A HISTÓRIA DA METRALHADORA TÍTULO ORIGINAL: COMPASSION. THE HISTORY OF THE MACHINE GUN
Em Compaixão. A História da Metralhadora, Milo Rau discute a atuação de ONGs europeias em território africano. O espetáculo discorre sobre as contradições e limitações de valores como compadecimento, humanismo e altruísmo, a partir de uma crítica sobre os vestígios de colonialidade nas relações filantrópicas entre Europa e ÁfricaDaniel Seiffert

Ao todo, são nove montagens internacionais e dez nacionais, além de três estreias durante a programação. As ações ocupam vários espaços da cidade, com a participação de artistas nacionais e internacionais atuando nos eixos: Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr – Plataforma Brasil.

A Mostra abre a programação com A Repetição. História(s) do Teatro (I), do diretor suíço Milo Rau, artista internacional em foco desta edição. A frente de uma central de criação multimídia, o International Institute of Political Murder, Rau também traz ao Brasil outras duas obras, Cinco Peças Fáceis (Five Easy Pieces) e Compaixão. A História da Metralhadora (Compassion: The History of the Machine Gun). Vencedor do European Theatre Prize, Milo Rau se tornou um dos mais importantes diretores teatrais da atualidade ao colocar em cena trabalhos que unem teatro, cinema e documentário.

Outro destaque da Mostra é o grupo inglês Forced Entertainment. Com trinta anos de existência e vencedor do Prêmio Ibsen do Teatro, em 2016 (equivalente ao Prêmio Nobel para o teatro), a companhia apresenta no Brasil Mágica de Verdade (Real Magic).

Compõem ainda a programação, O Alicerce das Vertigens (Les Socles de Vertiges), do congolês Dieudonné Niangouna; MDLSX, do italiano Motus; e Partir com Beleza (Finir en Beauté), de Mohamed El Khatib.

Da América Latina, participam desta edição Democracia, com direção de Felipe Hirsch e elenco chileno, uma parceria entre o Festival Santiago a Mil e a MITsp; e Paisagens para Não Colorir, dirigido por Marco Layera – diretor de umas das mais conhecidas companhias chilenas, La Resentida.

Três estreias de artistas brasileiros estão na programação da MITsp 2019, com trabalhos de experimentação cênica e diálogo com questões do Brasil atual: Manifesto Transpofágico, de Renata Carvalho; A Boba, de Wagner Schwartz e Altamira 2042, de Gabriela Carneiro da Cunha.

A programação completa pode ser conferida no site oficial da MITsp. A programação acontece de 14 a 24 de março, em diversos espaços culturais de São Paulo. Os ingressos custam até R$ 40, e podem ser comprados aqui.

1
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
2
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
3
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
4
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
5
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
6
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
7
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
8
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …