Morro do Querosene celebra o renascimento do boi

Essencialmente nordestina, a festa do Bumba-Meu-Boi tem suas raízes ligadas à cultura piauiense, embora comemorada em diferentes regiões do Brasil – do Amazonas ao Maranhão, de Minas Gerais a Santa Catarina, em Pernambuco, Ceará ou São Paulo. Neste sábado, no Morro do Querosene, será realizada a primeira festa do ano, que celebrará o renascimento do boi, a partir das 14h, com entrada Catraca Livre.

Organizado pelo músico e arranjador Tião Carvalho e o grupo Cupuaçu, o festejo é considerado uma das mais importantes manifestações de Rua na Terra dos Modernistas. O nascimento do boi dá início à primeira de uma série de três comemorações, complementadas pelo batizado e morte do animal.  Realizada há mais de 20 anos, a comemoração reúne um público diverso, com a presença de grupos de maracatu, caboclinhos, boizinho-mirim e cirandeiros.

A programação contará com apresentações do Bloco do Baralho, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e Grupo Jabuticaqui. Entre as opções gastronômicas, destaque para tapioca, pernil, pastel, cuscuz e comidas típicas das regiões Norte e Nordeste.

Saiba mais sobre a tradição da festa

Por Redação