Últimas notícias:

Loading...

Mostra Curta em Francês exibe 11 filmes online e de graça

Evento celebra o Dia Internacional da Francofonia, que tem como missão promover esse idioma no mundo todo! Olha essa programação:

Ouça este conteúdo

Até 15 de abril de 2021

Todos os dias

Diversos horários (confira a programação completa)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Oui, oui, oui, mesdames et messieurs! Francês é uma das línguas mais belas e poéticas do mundo. E para incentivar as pessoas a aprenderem esse idioma, a Mostra Curta em Francês disponibiliza online 11 filmes lindos – sete franceses, dois belgas e dois suíços. Magnifique!

Mostra Curta em Francês
Crédito: DivulgaçãoFilme “Claude Livre” é um dos destaques da Mostra Curta em Francês

Para conferir todos os curtas-metragens gratuitamente, basta acessar a plataforma Sesc Digital, entre os dias 15 de março e 15 de abril. O tema do evento é “Respirez, vous parlez français” (ou “Respire, você fala francês”).

A comédia dramática “Claude Libre” (2018), de Thomas Buisson, é um dos destaques. A trama conta a história de uma senhora de 75 anos que sai de motocicleta atrás de jogos de azar e vive de cheques falsos. E a vovó vigarista não pode voltar para sua comunidade.

Crédito: Divulgação“Vihta” conta a história de quatro colegas de trabalho

Já “Vihta” (2018), de François Bierry, acompanha Serge e seus quatro colegas, que são funcionários de uma pequena empresa recentemente comprada por um grupo grande. Como um presente de boas-vindas, eles são convidados por seu novo empregador para um dia relaxante em um spa termal.

Para quem ama animação, a dica é “Wild Love” (2018), de Paul Autric, Quentin Camus, Maryka Laudet, Léa Georges, Zoé Sottiaux e Corentin Yvergniaux. Em uma fuga romântica nas montanhas, Alan e Beverly parecem desfrutar de um idílio bucólico. Infelizmente, no ardor de sua felicidade, eles causam, sem perceber, a morte de uma marmota.

Mostra Curta em Francês
Crédito: DivulgaçãoA animação “Wild Love” é muito fofinha!

Logo em seguida, um exército de roedores sedentos por vingança e sangue, ataca o jovem casal. Apesar de seu amor perfeito, Alan e Beverly estão desamparados diante da rebelião da marmota.

E o curta “Ethereality” (2019), de Kantarama Gahigiri, discute migração e o sentimento de pertencimento a partir do caso de um astronauta que retorna à Terra depois de 30 anos perdido no espaço. O filme propõe ao espectador a seguinte pergunta: o que significa voltar para casa depois de tanto tempo?

Crédito: Divulgação“Ethereality” cria discussão sobre migração e o sentimento de pertencer a um lugar

A Mostra Curta em Francês faz parte da programação da Semana da Francofonia 2021, promovida pelas Embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International e pela rede de Alianças Francesas no país, em comemoração ao Dia Internacional da Francofonia, 20 de março.

Tem vários outros filmes incríveis na Mostra Curta em Francês. Confira a programação completa aqui.

Quer mais títulos para a sua sessão pipoca? Olha estas dicas:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: