Mostra Permanente de Cinema Italiano exibe filmões de graça no Bixiga 🎬

Cine-Teatro Denoy de Oliveira projeta clássicos dos metres Fellini, Luchino Visconti, Francesco Rosi e Roberto Rossellini

Por: Redação

Aqui vai um dicão para para os(as) cinéfilos(as) de plantão: a UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo mantém desde 2016 a Mostra Permanente de Cinema Italiano, que exibe ao longo de todo ano – e de graça! – verdadeiras obras-primas dos cineastas da Itália!

As sessões presenciais acontecem no Cine-Teatro Denoy de Oliveira (com apenas 50% da capacidade do espaço), no Bixiga, sempre às segundas-feiras, às 19h, até o dia 29 de novembro. Para participar, é preciso é preciso fazer sua reserva pelo WhatsApp (11) 94662-6916 (as inscrições acontecem apenas nos dias das sessões, a partir das 9h).

O clássico “Era Noite em Roma”, de Roberto Rossellini, é exibido no dia 29 de novembro
Créditos: reprodução - cena do filme "Era Noite em Roma", de Roberto Rossellini
O clássico “Era Noite em Roma”, de Roberto Rossellini, é exibido no dia 29 de novembro

Mas, para quem ainda não se sente seguro(a) em ir ao cinema presencialmente, a mostra também exibe os filmes em uma sala virtual, pelo Youtube da UMES. Para saber mais detalhes dessas sessões online, fique ligado(a) aqui nas redes sociais do espaço.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Vamos aos filmes?

Um dos filmes mais importantes da história do cinema, “A Doce Vida” (1960), de Federico Fellini, é a atração do dia 18 de outubro. Na trama, o jornalista Marcello Rubini vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto, em Roma, no início dos anos 60

Neste mundo marcado por um vazio existencial, ele escreve fofocas para tabloides sensacionalistas, frequenta festas e conhece os tipos mais extravagantes de pessoas. Certo dia, depois de conhecer a bela Sylvia Rank, uma jovem atriz de Hollywood, ele descobre um novo sentido para a vida.

Já em “Perdidos na África” (1968), de Ettore Scola, um empresário é obrigado por sua família a viajar para a África, ao lado de um contador atrapalhado, para procurar pistas de seu cunhado, que sumiu nesse continente. O filme é exibido no dia 25 de outubro.

O mestre Luchino Visconti é diretor de “A Terra Treme” (1948),  projetado no dia 15 de novembro. Depois da 2ª Guerra Mundial, um jovem pescador e sua família se revoltam contra a exploração que sofrem de seus empregadores no porto de Catania, na Sicília.

Para escapar dos patrões, eles hipotecam sua casa e abrem o próprio negócio. Eles descobrem que a coisa é mais complicada do que parece quando não conseguem ajuda de ninguém para manter o comércio.

“A Terra Treme” é outro destaque da Mostra Permanente de Cinema Italiano
Créditos: cena de "A Terra Treme", de Luchino Visconti
“A Terra Treme” é outro destaque da Mostra Permanente de Cinema Italiano

“A Provocação”, de Francesco Rosi, é a atração da sessão do dia 22 de novembro. Na história, o ambicioso contrabandista de cigarros Vito Polara quer mais poder e mais lucros.

Para isso, ele abandona o contrabando de cigarros para controlar a distribuição de frutas e legumes da região, que parece ser mais rentável. Então, Polara procura a ajuda de um criminoso rural e começa a desafiar a máfia napolitana.

E quem encerra a programação de 2021 da mostra é Roberto Rossellini com a exibição de “Era Noite em Roma” (1960) no dia 29 de novembro. O filme acompanha três soltados de diferentes nacionalidades que tentam escapar de um campo nazista de extermínio na capital italiana. Para isso, eles contam com o apoio dos cidadãos locais que encontram pelo caminho.

Um pouquinho sobre a mostra

Realizada desde 2016, a Mostra Permanente de Cinema Italiano já exibiu mais de 200 obras dos mais importantes cineastas desse país. A programação é lançada sempre no comecinho de janeiro para que você possa curtir durante todo o ano.

O Cine Teatro Denoy de Oliveira é mantido pela UMES
Créditos: reprodução
O Cine Teatro Denoy de Oliveira é mantido pela UMES

O projeto surgiu como uma forma da UMES de oferecer mais uma opção cultural gratuita para os jovens curtirem em SP. E desde a sua estreia, acontece no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, no Bixiga, que é mantido pela instituição.

Quer mais dicas de rolês em SP? Dá uma olhada: