Mostra Tiradentes exibe 24 filmaços nacionais de graça!

Programação também envolve uma série de bate-papos, uma performance audiovisual e uma exposição online. Confira tudo:

Até 24 de março de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Cinéfiles de plantão, vocês estão preparades para mergulhar de cabeça na Mostra Tiradentes | SP? A versão extraordinária desse festivalzão cria um panorama do cinema brasileiro atual a partir de 24 filmes que você curte online e sem pagar nada!

Curta “Te Amo, Bressan” faz parte do programa Foco na Mostra Tiradentes | SP
Créditos: divulgação
Curta “Te Amo, Bressan” faz parte do programa Foco na Mostra Tiradentes | SP

Pode anotar na agenda: o evento acontece entre os dias 18 e 24 de março, por meio da plataforma Sesc Digital. Além dos filmes, a programação conta com bate-papos, uma performance audiovisual e uma exposição fotográfica.

Fique ligade! As produções são exibidas em horários específicos (consulte aqui todas as sessões) e ficam disponíveis por 72 horas a partir da data de cada exibição. Ou seja, programe-se para não perder nadinha.

O que assistir na Mostra Tiradentes | SP?

O tema desta edição é “Vertentes da Criação”, que também foi discutido na 24ª edição da Mostra de Tiradentes, e a proposta é celebrar a mente inquieta dos profissionais da área, que sempre buscam novas formas de fazer cinema, mesmo sob condições tão adversas quanto em um período da pandemia.

Os 24 filmes brasileiros estão divididos em três programas: Aurora, com trabalhos de cineastas em início de carreira; Olhos Livres, dedicado às produções marcadas pela diversidade de olhares e formas, sem conceitos fechados ou critérios uniformizantes; e Foco, composto por curta-metragens.

Um dos destaques da seleção Aurora é o longa “A Mesma Parte de um Homem” (2021), de Ana Johann. Na trama, Renata vive isolada no interior com sua filha adolescente e seu marido, compreendendo o medo como um sentimento comum.

“A Mesma Parte de um Homem” é uma produção paranaense
Créditos: Isabella Lanave/ divulgação
“A Mesma Parte de um Homem” é uma produção paranaense

A chegada de um desconhecido desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido. No elenco estão Clarissa Kiste, Laís Cristina, Irandhir Santos, Otavio Linhares e Zeca Cenovicz.

Documentário “Kevin” trata da amizade entre mulheres
Créditos: divulgação
Documentário “Kevin” trata da amizade entre mulheres

Já o documentário “Kevin” (2021), de Joana Oliveira, acompanha a primeira visita que a cineasta fez a uma amiga que mora em Uganda. Elas se conheceram há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e faz muito tempo que não se veem. Agora, estão próximas de completar 40 anos e a vida se mostra mais complexa que na juventude.

O programa Olhos Livres tem entre as suas atrações o documentário “Nũhũ yãg mũ yõg hãm: essa terra é nossa!” (2021), dirigido por Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.

“Nũhũ yãg mũ yõg hãm essa terra é nossa!” é um dos destaques do evento
Créditos: Roberto Romero/ divulgação
“Nũhũ yãg mũ yõg hãm essa terra é nossa!” é um dos destaques do evento

A sinopse é provocativa: antigamente, os brancos não existiam e nós vivíamos caçando com os nossos espíritos yãmĩyxop. Mas os brancos vieram, derrubaram as matas, secaram os rios e espantaram os bichos para longe. Hoje, as nossas árvores compridas acabaram, os brancos nos cercaram e a nossa terra é pequenininha. Mas os nossos yãmĩyxop são muito fortes e nos ensinaram as histórias e os cantos dos antigos que andaram por aqui.

Outra atração da mostra é “Irmã” (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes. Quando a doença de sua mãe se agrava, Ana e Julia viajam ao interior do Rio Grande do Sul em busca de seu pai. No caminho, encontram fantasmas, superpoderes e dinossauros.

“Irmã” é outros destaque da Mostra Tiradentes | SP
Créditos: divulgação
“Irmã” é outros destaque da Mostra Tiradentes | SP

E a seleção de curtas Foco reúne 11 títulos de nove estados brasileiros, como “Drama Queen”, de Gabriela Luiza (MG); “Eu te Amo, Bressan”, de Gabriel Borges (PR); “Lambada Estranha”, de Luíza Marques e Darks Miranda (RJ); “A Destruição do Planeta Live”, de Marcus Curvello (BA); “Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci (SP); “De Costas pro Rio”, de Felipe Aufiero (AM/PR); e “Abjetas 288”, de Júlia da Costa e Renata Mourão (SE).

Performances, exposição e bate-papos na Mostra de Tiradentes

Logo na abertura da “Mostra Tiradentes | SP”, no dia 18 de março, às 20h, tem uma performance audiovisual, criada por Chico de Paula e Raquel Hallak, que apresenta a temática central do evento com arte, música e movimento.

Quatro bate-papos convidam diretores e diretoras, roteiristas, atrizes, atores e outros profissionais do audiovisual para trocar experiências e falar sobre suas carreiras.

E para celebrar os 9 anos da edição paulista do evento, fica em cartaz aqui neste link a exposição virtual “Mostra Tiradentes no Tempo”, que apresenta em dezenas de imagens toda a trajetória do evento.

Gostou? Então, fique ligade no site da Mostra Tiradentes | SP e não perca nadinha!

Que tal outras dicas de programações cinematográficas imperdíveis?