Imagem do Topo

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega ao Rio com 45 filmes

Maior festival de cinema socioambiental da América do Sul exibe 45 títulos de 19 países em sessões gratuitas no CCBB, na UFRJ e na UFF

Por: Redação | Comunicar erro
Até
13
de agosto 2018
diversos horários
Documentário 'Triste Oceano' será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Crédito: ReproduçãoDocumentário ‘Triste Oceano’ é um dos destaques da Mostra Internacional Contemporânea

O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o mais importante evento sul-americano dedicado à temática socioambiental, que apresenta 45 filmes de 19 países, na capital e em Niterói. As sessões são gratuitas e acontecem entre 1º e 13 de agosto no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), e de 2 a 8 de agosto na UFRJ (Campus Praia Vermelha – Auditório do CFCH) e na UFF (Cine Arte).

Filme 'Ser Tão Velho Cerrado', que será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Crédito: ReproduçãoFilme 'Ser Tão Velho Cerrado', de André D’Elia, foi eleito pelo público Melhor Filme na Competição Latino-americana da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Filme 'Triste Oceano', que será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Crédito: Reprodução'Triste Oceano', de Karina Holden, é um dos destaques da Mostra Internacional Contemporânea
Vencedor da categoria Melhor Longa na Competição Latino-americana, 'Dedo na Ferida', de Silvio Tendler, é outro destaque da Mostra
Crédito: ReproduçãoVencedor da categoria Melhor Longa na Competição Latino-americana, 'Dedo na Ferida', de Silvio Tendler, é outro destaque da Mostra
Já o filme 'Abigail' levou o prêmio de Melhor Curta na competição
Crédito: ReproduçãoJá o filme 'Abigail' levou o prêmio de Melhor Curta na competição

A edição carioca apresenta um recorte da programação da sétima edição da mostra, que aconteceu em São Paulo em maio e junho. Por aqui, são representados a Mostra Internacional Contemporânea, a Competição Latino-americana, a Homenagem a Chico Mendes e o Concurso Curta Ecofalante (mostra competitiva de curtas universitários).

Na Mostra Internacional Contemporânea, são apresentados 12 títulos, entre curtas e longas-metragens, que discutem temas como campo, cidades, consumo, povos & lugares, preservação e trabalho. Destaque para o australiano “Triste Oceano”, a coprodução entre Noruega e Reino Unido “Obrigado, Chuva”, “Dinheiro Amargo” , “Cidadã Jane: A Luta” e “Sociedade do Almoço Grátis”.

O CCBB Rio recebe também a Competição Latino-americana, em que são exibidos 23 dos filmes que concorreram ao Prêmio de Melhor Filme Latino-americano da 7ª Mostra Ecofalante. Estão na programação os vencedores pelo júri “Dedo na Ferida” e “Abigail”, além de “Ser Tão Velho Cerrado”, que foi eleito pelo público.

Na programação, a homenagem a Chico Mendes lembra os 30 anos de seu assassinato, e a mostra competitiva Concurso Curta Ecofalante exibe nove obras oriundas de instituições de ensino de Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

São promovidos ainda cinco debates, além de dois bate-papos com Márcio Isensee e Sá, diretor do filme “Sob a Pata do Boi” (dia 4, às 18h30, no CCBB) e Silvio Tendler, diretor do longa “Dedo na Ferida” (dia 6, às 19h, no CCBB).

Confira a programação completa!