Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega ao Rio com 45 filmes

Filme 'Ser Tão Velho Cerrado', de André D’Elia, foi eleito pelo público Melhor Filme na Competição Latino-americana da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Até
13
de agosto 2018
diversos horários

site: Cidade

Por: Redação | Comunicar erro

Maior festival de cinema socioambiental da América do Sul exibe 45 títulos de 19 países em sessões gratuitas no CCBB, na UFRJ e na UFF

Documentário 'Triste Oceano' será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Crédito: ReproduçãoDocumentário ‘Triste Oceano’ é um dos destaques da Mostra Internacional Contemporânea

O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o mais importante evento sul-americano dedicado à temática socioambiental, que apresenta 45 filmes de 19 países, na capital e em Niterói. As sessões são gratuitas e acontecem entre 1º e 13 de agosto no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), e de 2 a 8 de agosto na UFRJ (Campus Praia Vermelha – Auditório do CFCH) e na UFF (Cine Arte).

Filme 'Ser Tão Velho Cerrado', que será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Crédito: ReproduçãoFilme 'Ser Tão Velho Cerrado', de André D’Elia, foi eleito pelo público Melhor Filme na Competição Latino-americana da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Filme 'Triste Oceano', que será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Crédito: Reprodução'Triste Oceano', de Karina Holden, é um dos destaques da Mostra Internacional Contemporânea
Vencedor da categoria Melhor Longa na Competição Latino-americana, 'Dedo na Ferida', de Silvio Tendler, é outro destaque da Mostra
Crédito: ReproduçãoVencedor da categoria Melhor Longa na Competição Latino-americana, 'Dedo na Ferida', de Silvio Tendler, é outro destaque da Mostra
Já o filme 'Abigail' levou o prêmio de Melhor Curta na competição
Crédito: ReproduçãoJá o filme 'Abigail' levou o prêmio de Melhor Curta na competição

A edição carioca apresenta um recorte da programação da sétima edição da mostra, que aconteceu em São Paulo em maio e junho. Por aqui, são representados a Mostra Internacional Contemporânea, a Competição Latino-americana, a Homenagem a Chico Mendes e o Concurso Curta Ecofalante (mostra competitiva de curtas universitários).

Na Mostra Internacional Contemporânea, são apresentados 12 títulos, entre curtas e longas-metragens, que discutem temas como campo, cidades, consumo, povos & lugares, preservação e trabalho. Destaque para o australiano “Triste Oceano”, a coprodução entre Noruega e Reino Unido “Obrigado, Chuva”, “Dinheiro Amargo” , “Cidadã Jane: A Luta” e “Sociedade do Almoço Grátis”.

O CCBB Rio recebe também a Competição Latino-americana, em que são exibidos 23 dos filmes que concorreram ao Prêmio de Melhor Filme Latino-americano da 7ª Mostra Ecofalante. Estão na programação os vencedores pelo júri “Dedo na Ferida” e “Abigail”, além de “Ser Tão Velho Cerrado”, que foi eleito pelo público.

Na programação, a homenagem a Chico Mendes lembra os 30 anos de seu assassinato, e a mostra competitiva Concurso Curta Ecofalante exibe nove obras oriundas de instituições de ensino de Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

São promovidos ainda cinco debates, além de dois bate-papos com Márcio Isensee e Sá, diretor do filme “Sob a Pata do Boi” (dia 4, às 18h30, no CCBB) e Silvio Tendler, diretor do longa “Dedo na Ferida” (dia 6, às 19h, no CCBB).

Confira a programação completa!

Compartilhe:

Tags: #Agenda Rio de Janeiro #CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) #Cinema gratuito #Filmes #mostra de cinema #Mostra de filmes #Niterói #Sustentabilidade #UFF (Universidade Federal Fluminense) #UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
2
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
3
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
4
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
5
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
6
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
7
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
8
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …