Últimas notícias:

Loading...

Mostra Ecofalante de Cinema: assista a 101 filmes online e grátis 📽

Um dos maiores festivais audiovisuais dedicados à discussão de temas socioambientais chega a 10ª edição com produções de 40 países!

Por: Redação

Até 14 de setembro de 2021

Todos os dias

24h | Há filmes que ficam disponíveis por 9 horas, 15 horas ou 24 horas (confira a programação no site)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Se você está procurando um festival de cinema para maratonar online e de graça, já pode ficar feliz. A Mostra Ecofalante de Cinema ganha mais uma edição impactante entre os dias 11 de agosto e 14 de setembro, com 101 filmões de 40 países. E olha que 30 dessas produções são inéditas no Brasil!

O Novo Evangelho, Mostra Ecofalante de Cinema
Crédito: Divulgação/ Pressefoto KopieDocumentário “O Novo Evangelho” abre a Mostra Ecofalante de Cinema

Conhecido como o maior evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, o festival aborda temas cada vez mais urgentes na sua programação. Entre os destaques estão as discussões sobre ativismo, biodiversidade, cidades, economia, povos & lugares, tecnologia e trabalho. Pode se preparar para produções premiadas!

Há também um especial sobre Energia Nuclear, com títulos que evocam os 35 Anos de Chernobyl e os 10 Anos de Fukushima, dois desastres de grande proporção.

Os links para os filmes ficam disponíveis no site da mostra e nas plataformas parceiras Belas Artes à La Carte e Spcine Play. Já os bate-papos e outras atividades paralelas são transmitidos pelo canal no YouTube do evento.

#DicaCatraca: confira a programação do evento com cuidado, porque os filmes ficam disponíveis por períodos diferentes. Há produções online por 9 horas, 15 horas ou até 24 horas!

O que assistir na Mostra Ecofalante online?

Para quem adora conferir produções premiadas internacionalmente, um dos grandes destaques do evento é “O Novo Evangelho” (2019), de Milo Rau, eleito o melhor documentário no Swiss Film Awards 2021. Na trama, o cineasta imagina o que Jesus pregaria no século 21 e propõe uma nova encenação da crucificação de Cristo.

Filmado na cidade italiana de Matera, Jesus é interpretado por um ativista político camaronês, que defende os direitos dos trabalhadores ilegais explorados por um sistema agrícola liderado pela máfia.

O aclamado diretor grego naturalizado francês Costa-Gavras apresenta seu último trabalho na Mostra Ecofalante. “Jogo do Poder” (2019) é um relato transparente sobre os bastidores da política europeia, revelando as razões para a crise na Grécia acontecer. Na trama, é travada uma das mais espetaculares e controversas batalhas da história recente do continente.

Entre os nacionais, uma das apostas do evento é o documentário “A Bolsa ou a Vida” (2021), de Silvio Tendler. Com pré-estreia mundial no festival, o longa reflete sobre o futuro pós-pandemia.

As discussões são exploradas por meio de entrevistas com personalidades como o escritor Ailton Krenak, o padre Júlio Lancelotti, o cineasta Ken Loach e a drag queen e professora Rita von Hunty.

O público também tem a chance de ver – ou rever – importantes produções brasileiras realizadas a partir de 1999, como a versão remasterizada de “O Prisioneiro da Grade de Ferro (Autorretratos)” (2003), de Paulo Sacramento.

No documentário, utilizando as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do Carandiru, os prisioneiros do maior centro de detenção da América Latina registram as condições precárias em que vivem.

A programação ainda tem debates com profissionais de várias áreas relacionadas aos temas discutidos nos filmes, uma masterclass e um webinário. Clique aqui para conferir tudo o que rola na Mostra Ecofalante de Cinema online.

Quer mais sessão pipoca em casa? Olha estas dicas: