Mostra exibe 39 filmes de monstros de todos os tempos no CCBB SP

Com 59 sessões gratuitas, programação homenageia personagens que aterrorizaram e/ou fascinaram pessoas de diferentes gerações

Até 01 de outubro de 2018

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

em diversos horários. Ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Grátis

Conde Drácula, Frankenstein, Freddy Krueger, múmias, lobisomens, alienígenas, gremlins, King Kong e até o Zé do Caixão são homenageados na mostra “Monstros no Cinema”, que projeta 39 filmes de diferentes gêneros, estéticas, países e épocas no CCBB SP – Centro Cultural Banco do Brasil, entre 5 de setembro e 1º de outubro.

As 59 sessões são gratuitas e acontecem de quarta a segunda-feira, em diferentes horários, com distribuição de ingressos uma hora antes.

Com curadoria de Breno Lira Gomes, a mostra propõe uma viagem na história da indústria cinematográfica para mostrar como esse gênero tão rentável e fascinante evoluiu ao longo do tempo. A ideia é analisar como esses seres deformados, sombrios e assustadores servem tanto como metáforas da sociedade como para ilustrar as narrativas de terror presentes em nosso imaginário.

Entre os clássicos do cinema, destacam-se o alemão “O Golen” (1920), de Paul Wegener e Carl Boese; e os norte-americanos “Drácula” (1931), de Tod Browning; “Frankenstein” (1931) de James Whale; “O Médico e o Monstro” (1931), de Rouben Mamoulian; e “A Múmia” (1932), de Karl Freund.

Em uma releitura dos monstros clássicos estão “Drácula de Bram Stocker” (1992), de Francis Ford Coppola; “Um lobisomem americano em Londres” (1983), de John Landis; e “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (1999), de Tim Burton.

As feras gigantes aparecem em “King Kong” (1933), de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack; “Godzilla” (1954), de Ishiro Honda; “Tubarão” (1975), de Steven Spielberg; “O Hospedeiro” (2006), de Bong Joon-ho; e “Cloverfield – monstro” (2008), de Matt Reeves. Os extraterrestres são muito bem representados por “Alien – O 8º Passageiro”, (1979), de Ridley Scott.

Para homenagear o cinema brasileiro, a mostra não poderia deixar de exibir “À Meia Noite Levarei Sua Alma” (1964), do mestre José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão. Já a criançada poderá se divertir com “Monstros S.A.” (2001), de Pete Docter; “Gremlins” (1984), de Joe Dante; “A Festa do Monstro Maluco” (1967), de Jules Bass; e “Frankenweenie” (2012), de Tim Burton.

Entre os filmes de monstros mais recentes, destacam-se “Círculo de Fogo” (2013) e o celebrado “A Forma da Água” (2017), ambos de Guillermo del Toro. O último levou quatro estatuetas douradas do Oscar, nas categorias de melhores filme, diretor, trilha sonora original e direção de arte.

Formação

Além da mostra de cinema, o CCBB SP recebe uma série de atividades de formação. A oficina de “Caracterização e Maquiagem” acontece nos dias 15 e 29 de setembro, das 10h às 18h. As inscrições são feitas pelo e-mail monstrosnocinema@gmail.com até o dia 10. É preciso enviar na mensagem o nome completo, o RG e o telefone e escolher uma dessas duas datas.

Outra atração paralela é a master class “Da Natureza dos Monstros: O Fascínio do Gênero Horror no Cinema”, com Rita Ribeiro, que acontece no dia 22 de setembro, às 10h às 14h, com distribuição de ingressos uma hora antes do encontro.

Há, ainda, os bate-papos “Cinema e Monstros: Uma História de Amor”, com a pesquisadora Laura Loguercio Cánepa e o cineasta Marco Dutra, no dia 12, às 19h15; e “De Onde Nascem os Monstros”, com o pesquisador Carlos Primati e a crítica Flávia Guerra, no dia 28, às 19h.

Confira aqui a programação completa da mostra Monstros no Cinema.