Grupo Giramundo celebra 50 anos com maratona de teatro online

Referência mundial em teatro de bonecos, o coletivo mineiro transmite quatro espetáculos ao vivo, no Youtube

Até 25 de agosto de 2020

Terça

19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O mês de agosto será muito mais fofo para quem ama teatro. É quando acontece a “Mostra Giramundo 50 anos“, que apresenta lives gratuitas de quatro espetáculos do grupo mineiro, sempre às terças-feiras, às 19h, no canal do Cine Theatro Brasil Vallourec no YouTube.

Referência mundial em teatro de bonecos e em atuação desde os anos 1970, o Giramundo já criou até personagens para o cinema! Foram eles que fizeram o Dr Victor do “Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme”, lançado em 1999.

Não é muito lindo esse boneco do Dr. Victor?
Créditos: @grupogiramundo/ Facebook
Não é muito lindo esse boneco do Dr. Victor?

Para celebrar um aniversário tão especial, o grupo preparou uma maratona de teatro online com peças bem marcantes na sua trajetória – e capazes de entreter toda a família! Tudo começa no dia 4, com a transmissão de “Pedro e o Lobo”, o espetáculo mais encenado da trupe!

Na história, um menino tenta caçar um lobo. Baseada no conto sinfônico do maestro russo Sergei Prokofiev, ela apresenta às crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus instrumentos e timbres. Cada personagem está relacionado ao som de um instrumento.

https://www.youtube.com/watch?v=JdPhdyTsouk

Na semana seguinte, dia 11, é a vez de “A Bela Adormecida”, a primeira montagem do Giramundo, produzida em 1971 em um fundo de quintal como passatempo e brincadeira familiar por Álvaro Apocalypse e sua esposa Tereza Veloso.

O texto foi adaptado por Álvaro a partir do conto de Charles Perrault. O sucesso de público impulsionou outras temporadas. Em 1991, o espetáculo foi remontado, tornando-se o primeiro do grupo a trocar totalmente de mãos. “A Bela Adormecida” ganhou uma nova roupagem em 2018: os bonecos foram restaurados, foram criados novos cenários e a peça se adaptou à atualidade, com projeções em vídeo. A trilha sonora original foi mantida, com o objetivo de preservar a história do teatro mineiro.

“A Bela Adormecida” marcou a estreia do grupo, em 1971
Créditos: @grupogiramundo/ Facebook
“A Bela Adormecida” marcou a estreia do grupo, em 1971

Para o dia 18, a “Mostra Giramundo 50 Anos” preparou “As aventuras do Dr. Botica”, que conta com 14 bonecos manipulados por três atores.

A trama é bem divertida, com personagens únicos que tratam de valores essenciais, como amizade, compromisso, tolerância e inclusão. Em um passe de mágica, eles são levados a um mundo cheio de fantasias. O Dr. Botica e o seu amigo Fido vivem cercados por companheiros especiais e tudo segue harmoniosamente, até o dia em que a dupla acorda diante de um grande mistério.

Conheça e se encante pelo Dr. Botica
Créditos: @grupogiramundo/ Facebook
Conheça e se encante pelo Dr. Botica

Por fim, no dia 25, os espectadores conferem “O Aprendiz Natural | Mini Teatro Ecológico”, dedicado a levar ao público infantil e familiar os biomas do Brasil, suas características e desafios ecológicos.

A narrativa apresenta uma bióloga, seu assistente e um guia, que formam uma equipe de expedição científica. Eles estão em busca de um ambiente natural intacto. Quando comemoram o achado, descobrem que o lugar está sob ameaça do Homem Mau, um personagem que explora inescrupulosamente os recursos naturais. Sensibilizada, a trupe participa de um plano, que conta com a presença do Saci, para acabar com os planos do Homem Mau.

https://www.youtube.com/watch?v=a0X58UFZL8I

A maratona de teatro online é transmitida diretamente do palco do Theatro Brasil Vallourec, com toda a segurança. Para garantir isso, são envolvidas poucas pessoas nos trabalhos e todas mantém uma distância de 2 metros entre elas e utilizam equipamentos de proteção individual.

Quer mais programinhas imperdíveis online?