Mostra gratuita exibe filmes italianos contemporâneos às quintas

Istituto Italiano di Cultura San Paolo promove diversas ações para estimular o intercâmbio cultural Brasil-Itália

Até 20 de setembro de 2018

Quinta

19h30

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Os amantes de cinema têm mais um ponto de encontro em São Paulo. Até o dia 20 de setembro, o Instituto Italiano di Cultura San Paolo, localizado no Higienópolis, exibe gratuitamente filmes italianos contemporâneos. As sessões acontecem sempre às quintas, a partir das 19h30.

No dia 30, o filme escolhido é “La kryptonite nella borsa” (2011), de Ivan Cotroneo. A história acontece em Nápoles, em 1973, e apresenta Peppino, uma criança sensível com 9 anos de idade, que vive em uma família muito estranha: sua mãe caiu em depressão após descobrir as traições do marido e os jovens tios hippie o envolvem em baladas e manifestações feministas. Mas o melhor amigo de Peppino é o primo esquisito: convencido de ser Superman, ficará nas fantasias do menino e o conduzirá ao mundo dos adultos.

A sessão do dia 6 de setembro é com a comédia dramática ” A Culpa é do Filho “ (2012), de Daniele Caprì. Na história, a vida da pobre família Ciraulos, moradora do sul da Itália, fica ainda pior quando a filha mais nova é morta por engano pela máfia. Como compensação, o Estado Italiano oferece uma grande quantidade de dinheiro aos parentes. Mas esta riqueza repentina transforma a vida de cada um de uma maneira jamais imaginada.

Por fim, no dia 20 de setembro, o filme é “L’industriale” (2011), de Giuliano Montaldo. Nicola é dono de uma empresa herdada do pai, à beira da falência. Laura, sua esposa, está cada vez mais distante. Pressionado pelos operários que querem conhecer o próprio destino, percebe que algo está perturbando a única certeza que ele tem: o casamento. Mas no lugar de abrir-se com a esposa, começa a duvidar dela.

O Instituto Italiano di Cultura de São Paulo tem o objetivo de manter vivas a tradição e a a cultura italiana. Localizado em um edifício neoclássico, o centro cultural oferece uma programação de concertos, mostras, exposições de arquitetura, feiras de livro, festivais cinematográficos, representações teatrais, conferências e seminários. Além disso, dispõe de uma biblioteca com aproximadamente 30 mil títulos, entre ivros, revistas, jornais, a maioria em língua italiana, além de uma videoteca.