Mostra Internacional de Cinema Virtual exibe filmes de 21 países

Iniciativa do Governo de SP promove maratona gratuita pela plataforma #CulturaEmCasa

Até 30 de setembro de 2020

Todos os dias

Diversos horários (confira abaixo)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Cinéfilos, se liguem na novidade! Até 30 de setembro acontece a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema Virtual, uma iniciativa do Governo de SP que exibe gratuitamente 33 filmes de 21 países.

“Djon África” é exibido na Mostra Internacional de Cinema Virtual
Créditos: Divulgação
“Djon África” é exibido na Mostra Internacional de Cinema Virtual

A programação aposta na diversidade de gêneros. Espere por títulos produzidos nos últimos cinco anos. Tem curtas e longas-metragens de ficção, animação e documentário!

Para não perder nada, atenção: a Mostra Internacional de Cinema Virtual acontece pela plataforma #CulturaEmCasa (clique aqui para acessar). Algumas produções têm exibições únicas e outras ficam disponíveis por vários dias. A programação completa está aqui.

Filme canadense “Pequenos Gigantes” é um dos destaques da Mostra Internacional de Cinema Virtual
Créditos: Reprodução
Filme canadense “Pequenos Gigantes” é um dos destaques da Mostra Internacional de Cinema Virtual

Um dos destaques é o canadense “Pequenos Gigantes” (2018), de Keith Behrman. Na narrativa, os adolescentes Franky Winter e Ballas Kohl têm uma vida perfeita no ensino médio: são bonitos, estrelas do time de natação e populares entre as garotas. Até a noite da épica festa de aniversário de 17 anos de Franky, quando os amigos se veem envolvidos em um incidente inesperado que muda suas vidas para sempre.

O longa foi destaque no Festival de Toronto em 2018 e ganhou os prêmios de Melhor Roteiro Para Um Filme Canadense e Melhor Ator no Vancouver Film Critics Circle em 2019. Ele tem duas exibições únicas, nos dias 11, às 22h, e 19 de setembro, às 19h.

Diretamente da Rússia, um dos filmes programados para o evento é “Anna Karenina – A História de Vronsky” (2018), de Karen Shakhnazarov.  Na trama, durante a guerra russo-japonesa, o chefe de um hospital, Sergey Karenin, descobre que um dos oficiais feridos é o conde Vronsky, a pessoa que arruinou sua mãe, Anna Karenina.

Agora, ele procura informações sobre o que a levou a desistir da vida. O longa tem exibições únicas no dia 1º, às 22h, no dia 5, às 22h, no dia 9, às 19h, no dia 16, às 22h, e no dia 30 de setembro, às 19h.

Um dos representantes da América Latina é “Guarani” (2015), longa-metragem de estreia do cineasta Luis Zorraquin, do Paraguai. Na história, Atilio mora com sua neta Iara, mas seu grande desejo é ter um neto, para poder transmitir a cultura Guarani.

“Guarani” fala sobre relações familiares e tradição
Créditos: Reprodução
“Guarani” fala sobre relações familiares e tradição

Quando descobre que a mãe de Iara, Helena, está grávida, decide fazer uma longa viagem e atravessar fronteiras, com o objetivo de convencer Helena a dar à luz na terra Guarani. A longa viagem vai fazer Atilio e Iara compreenderem o verdadeiro significado das tradições e dos laços familiares. O filme fica disponível das 22h do dia 2 até 30 de setembro.

Na programação da Mostra Internacional de Cinema Virtual também está o longa “Hindi Medium” (2017), uma das maiores bilheterias da Índia e inédito no Brasil. A comédia dramática dirigida por Saket Chaudhary fala sobre um casal que sonha em ser aceito pela elite de Delhi e, para isso, aspira dar a melhor educação para a filha. O filme fica disponível entre às 22h do dia 4 e o dia 30 de setembro.

“Hindi Medium” é um dos destaques do evento
Créditos: Reprodução
“Hindi Medium” é um dos destaques do evento

Também tem produção de Cabo Verde na seleção da mostra! “Djon África” (2018), de João Miller Guerra e Filipa Reis, conta a história de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido com Djon África, que decide encontrar informações sobre as suas origens. Ele nunca conheceu o pai, mas ao descobrir que ele mora em Tarrafal, decide aventurar-se à sua procura, mesmo sem muitas pistas. O filme pode ser visto a partir das 19h do dia 11 até 30 de setembro.

Iniciativa da da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais de SP, em parceria com a organização Amigos da Arte, a realização da mostra foi possível por conta de uma ampla mobilização com consulados, embaixadas e institutos estrangeiros com sede em São Paulo foram envolvidos.

O secretário Sérgio Sá Leitão espera que o evento entre para o calendário anual de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Gostou do evento? Que tal aproveitar outros programinhas online imperdíveis?