Mostra Lumière Cineasta celebra 125 anos do cinema no CCBB RJ

Programação conta com mais de 100 curtas-metragens produzidos graças aos irmãos Lumière!

Até 20 de dezembro de 2020

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários (ver programação completa)

Grátis

No dia 28 de dezembro de 1895 aconteceu a primeira exibição pública de cinema. De lá para cá, muita coisa mudou, e o que começou como um registro cotidiano se transformou em uma indústria! E você pode conferir tudo isso de pertinho na Mostra Lumière Cineasta, em cartaz no CCBB RJ até 20 de dezembro, com entrada gratuita.

Celebre os 125 anos da primeira exibição de cinema com a Mostra Lumière Cineasta
Créditos: Institut Lumière
Celebre os 125 anos da primeira exibição de cinema com a Mostra Lumière Cineasta

O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento online, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de 2 metros entre as poltronas.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


  • Mostra Lumière Cineasta

Com a criação do cinematógrafo – uma câmera de vídeo portátil movida à manivela -, e a possibilidade de utilizar um projetor para exibir esses filmes em telas grandes, os inventivos irmãos transformaram o cinema em espetáculo!

Entre 1895 e 1905, a Companhia Lumière produziu 1.428 filmes, que ficaram conhecidos como “vistas” e tinham em média 50 segundos. E o público pôde assisti-los nas salas de cinema abertas pela dupla em Lyon, Londres, Bruxelas, Paris e outras cidades do mundo.

A Mostra Lumière Cineasta reuniu 114 “vistas” da Societé Lumière, algumas com rara circulação, separadas por temas. Cada programa é composto também por obras de cineastas  de épocas e estilos diferentes.

Você pode apreciar títulos como “Um dia no campo” (Jean Renoir, 1936), “Playtime” (Jacques Tati, 1967), “Do polo ao Equador” (Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, 1986) e “Goshogaoka” (Sharon Lockhart, 1997), além de clássicos de Buster Keaton, Dziga Vertov, Vittorio De Seta e Shirley Clarke.

Veja a programação completa neste link aqui.

  • Preciosidades da Companhia Lumière

Um dos destaques encontrados na Mostra Lumière Cineasta são os panoramas: “vistas” de trens, carros ou barcos em movimento, que são considerados os primeiros movimentos de câmera do cinema.

Quem não se lembra da icônica filmagem da chegada do trem à estação?
Créditos: Institut Lumière
Quem não se lembra da icônica filmagem da chegada do trem à estação?

Essas imagens refletem a mentalidade moderna e relacionada ao progresso da virada do século 19 para o 20. Há, por exemplo, uma série de 26 filmes sobre a Exposição Universal de 1900, em Paris.

O público também encontra filmagens de viagens que repercutiam o impulso colonialista da França naquele período. Há cenas na Indochina Francesa, atual Vietnã, no Japão, na Tunísia e em todo o Oriente Médio e norte da África, bem como na América.

Quer curtir mais atrações em segurança no RJ? Veja: