Últimas notícias:

Loading...

Mostra ‘Mulheres em Cena’ apresenta espetáculos poderosos

Quarta edição do evento da Cia. Fragmento de Dança discute a performatividade do feminino na poesia e na vida

Ouça este conteúdo

Até 03 de novembro de 2020

Segunda - Terça - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Em diversos horários (consulte a programação)

A empoderada mostra “Mulheres em Cena”, organizada pela Cia. Fragmento de Dança, ganha uma edição virtual entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, com direito a dois bate-papos e oito espetáculos apresentados só por artistas mulheres.

Os trabalhos são transmitidos direto do Kasulo Espaço de Cultura e Arte (SP) e podem ser conferidos no YouTube do grupo. Já os bate-papos acontecem via plataforma Zoom – para participar é preciso se inscrever neste site aqui.

mostra Mulheres em Cena
Crédito: Ilma Guideroli | Gabriella Russo | divulgação (3, 4, 5 e 6)A mostra “Mulheres em Cena” tem oito espetáculos mega empoderados de dança e teatro

Com a proposta de investigar a performatividade do feminino na poesia e na vida, a programação reúne espetáculos e dança, teatro e performance, que exploram materiais autobiográficos e o depoimento como linguagem cênica.

Um dos destaques é “Cabra Que Lambe Sal”, com texto e atuação de Letícia Bassit e direção de Nelson Baskerville, que abre a mostra no dia 29 de outubro, às 20h. A peça trata de uma mulher com feições de cabra que está presa em um sufocante apartamento.

Depois de dar à luz a um menino, ela enlouqueceu e já não sabe se fala consigo mesma, com um homem sem rosto ou com o próprio filho de dois anos, que ainda não sabe falar. E o discurso dela transita entre denúncia, transe, alucinação, desejo, memória, revolta, testamento e manifesto.

View this post on Instagram

É amanha a estreia da mostra " Mulheres em Cena" – projeto que nasceu despretensioso e que, aos pouquinhos, tem se expandido. Foi em 2018 sua primeira edição, na época, somente com bailarinas da Cia Fragmento de Dança. Agora, dois anos depois, recebeu quase 200 inscrições e contemplou 8 trabalhos diferentes!!! Tem dança, tem teatro, tem mulheres que vem de perto, outras de bem longe. Sobre parir. Ser mãe-solo. Sobre o funk de corpos femininos periféricos. Sobre o universo do encarceramento feminino. Sobre memórias de mulheres negras. Reconhecimento da pretitute. Sobre relatos de abusos. Sobre o universo das amantes. Sem julgamento. Cada depoimento é um mundo que se abre. Único. Mas é também um grito que desbrava. Não pra pedir socorro, mas pra protagonizar sua existência. Mulheres em Cena de 29/10 a 01/11 dois trabalhos por dia, em diferentes horários: quinta e sexta-feira às 20h e às 21h / sábado e domingo às 19h e às 20h no canal do YouTube da Cia Fragmento de Dança Inscreva-se no nosso Canal no YouTube e ative as notificações para acompanhar toda a programação!

A post shared by Cia Fragmento de Dança (@fragmentodedanca) on

“No Baile”, de Lilian Martins, integrante da companhia Gumboot Dance Brasil, também é encenado no dia 29, às 21h. O espetáculo é inspirado no funk de rua e nos corpos femininos periféricos.

A partir da mistura de dança, light-painting, performance e fotografia, “RisKo”, de Morgana Apuama (encenada no dia 30, às 21h), investiga as danças urbanas, sobretudo o estilo waacking. Em cena, uma mulher negra revive as memórias de seus afetos pela cidade e (re)descobre as maneiras de desenhar suas escolhas.

Outra atração é “V A C A”, de Bruna Betito, encenada no domingo, dia 1º de novembro, às 20h. Para assistir a esta peça, é preciso se inscrever por meio deste link aqui. A partir do universo da figura das amantes, que são condenadas sem direito à defesa, o espetáculo investiga a existência do adultério desde a invenção do casamento.

Na montagem, cheia de referências à literatura – como o romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, parábolas da Bíblia e até mitologia grega –, você acompanha a saga de uma mulher que está em constante busca pela identidade da vaca, o animal que representa tudo o que lhe foi atribuído.

Curtiu? Então, clique aqui e confira a programação completa da mostra “Mulheres em Cena”!

Olha estas outras dicas de programinhas para curtir em casa:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.